Home » Mundo

Lugares mais quentes do mundo

Se você se incomoda com as altas temperaturas do verão, veja os lugares mais quentes do mundo onde a temperatura atinge até 60ºC.

E aí, já sentiu a “chapa esquentar” só ler o título deste artigo? Pois então prepare-se para ler sobre os lugares mais quentes do mundo. Para você que gosta de um lugar tropical, que quando pensa em calor, já quer logo uma piscina, uma praia, sombra, água fresca, “uma rede preguiçosa pra deitar, em sua volta a sinfonia de pardais...”, os lugares dos quais vamos falar são bem mais quentes que nosso clima brasileiro, que, diga-se de passagem, tem dias que é sufocante de tão quente.

Os lugares destacados aqui são Dallol na Etiópia, Wadi Halfa, no Sudão, Vale da Morte nos Estados Unidos e o Deserto Lut, no Irã, lugares tão quentes que nem os maiores fãs do calor aguentariam viver.

O período de calor é maior no Brasil nas regiões Norte e Nordeste, onde podemos encontrar inclusive a seca e a miséria, mas ao contrário do que muitos pensam, no Sul do país há cidades que esquentam bastante e mantém o clima seco por mais tempo do que os dias frios de chuva e umidade. Conheça agora um pouco sobre cada lugar citado anteriormente, os mais quentes do mundo.

Dallol, Etiópia

Dallol é conhecido como o lugar habitado mais quente do mundo, situado no deserto de Danakil na Etiópia, a temperatura durante o dia pode chegar até 60ºC, bem quente não?! Na região de Dallol encontra-se o vulcão com o mesmo nome, um lugar com fontes que ardem e com muitas cores vivas, laranja, branco, verde e amarelo do enxofre, além de paisagens perigosas, porém lindas que parecem pertencer a outro planeta.

Wadi Halfa, Sudão

Wadi Halfa é uma cidade que fica às margens do lago de Nubia no Sudão, por volta de 2007 a cidade tinha 15.725 habitantes, ela está localizada em meio a antiguidades e foi foco de muitos trabalhos arqueológicos. Entre os meses de Maio a Setembro é o período que o calor aparece em temperaturas mais altas, por volta de 41ºC durante o dia. Sua economia é baseada na agricultura e pesca, são meios importantes de sobrevivência no país, os chineses também têm investido em uma fabrica de processamento de pescado na cidade.

Vale da Morte, EUA

O Vale da Morte é uma localização muito conhecida nos Estados Unidos, fica no deserto de Mojave, próximo à divisa dos Estados de Nevada e da Califórnia. A temperatura mais alta registrada neste lugar foi de 56,7ºC. No Vale da Morte habitava a tribo dos Timbisha e ganhou este nome por causa dos aventureiros que se atreviam a cruzar o local no início do século 19 por causa da febre do ouro.

Deserto Lut, Irã

O deserto Lut no Irã é considerado o 25º maior do planeta e fica localizado em um dos lugares mais quentes, também medido pela Nasa. Este deserto já chegou a marcar 70ºC, um absurdo de quente, isso sim é pegar fogo! É preciso usar calças e camisas de manga longa para proteger a pele do sol, o deserto Lut é silencioso e de uma paisagem imensurável, infinita.

Se você já se sente incomodado (a) com as temperaturas altas do verão no Brasil, imagine como vive a população local de um destes lugares onde a temperatura ultrapassa os 40°C?

Assista ao vídeo e conheça os 5 lugares mais quentes e mais frios do mundo.

Dallol
O mundo está repleto de regiões interessantes e que destacam-se por alguma característica ou aspecto relevante, fazendo com que alguns territórios tornem-se mais conhecidos e populares que outros, permitindo que seu conhecimento dissemine-se por diferentes nações e países. Em questão dos lugares mais quentes do mundo, é possível destacar algumas regiões que apresentam altas temperaturas, permitindo que os curiosos possam saber alguns detalhes e dados sobre estes territórios, espalhados por diferentes países e vertentes do planeta, podendo observar características incríveis sobre tais locais.

Dallol, Etiópia

 Vulcão Dallol

Um território na Etiópia é considerado o mais quente de todo o mundo, sendo que o mesmo recebe o nome de Dallol, sendo habitada por um número considerável de pessoas que suporta as altas temperaturas do local, sendo que é possível registrar uma base entre 41ºC, podendo atingir 60ºC em determinadas épocas e regiões do local, principalmente próximo ao vulcão Dallol, sendo que este produz minerais que saem do próprio solo.

Wadi Halfa, Sudão

Wadi Halfa

Outra das cidades mais quentes habitadas do planeta é Wadi Halfa, sendo que a mesma está localizada no Sudão, sendo considerado um dos territórios que apresenta pobreza para seus moradores, estando no centro do Saara, fazendo divisa com o Egito, com altos picos de calor e temperaturas que podem chegar à, aproximadamente, 53ºC.

Um dos problemas apresentados no local é a locomoção até o território, sendo necessários vários transportes para que seja possível visitar a região, pegando o trem que passa por diferentes locais, principalmente pelas margens do rio Nilo. O clima, além de quente, também apresenta secura, com ventos constantes, porém sem aliviar o calor.

Vale da Morte, EUA

Vale da Morte

Os Estados Unidos, especificamente na Califórnia, também possui uma cidade habitada que apresenta temperaturas extraordinariamente altas, sendo que esta é conhecida como Vale da Morte, com uma paisagem totalmente diferenciada, localizada no deserto de Mojave, próximo ao Estado de Nevada. As temperaturas no local podem chegar a atingir a marca de 56,7ºC, porém a presença de minas, principalmente, desperta o interesse de pesquisadores e curiosos.

Deserto Lut, Irã

Deserto de Lut

O Deserto Lut é considerado o quarto território mais quente de todo o planeta, sendo que o mesmo está localizado no Irã, também apresentando temperaturas que já chegaram a surpreender até mesmo pesquisadores, chegando a 70ºC, porém estes casos acontecem raramente, com o registro deste nível na temperatura da superfície, quando medida por profissionais da NASA. Um de seus pontos atrativos para os interessados é que o Deserto Lut possui lagos que caminham por cerca de 300 quilômetros de extensão.

Há várias regiões e territórios interessantes em nosso planeta, sendo que cada um destes locais possui suas próprias características, destacando-se por serem considerados os lugares mais quentes do mundo. Tais temperaturas apresentadas chegam a ser insuportáveis, fazendo com que a visita ao local seja possível por pesquisadores ou até mesmo por habitantes que já estejam acostumados com a vivência, pois nas cidades citadas, há um número de indivíduos que mora no território, consideradas as cidades mais quentes habitadas de todo o mundo.

Se você gostou de conhecer um pouquinho mais sobre os lugares mais quentes da Terra, confira no vídeo a seguir uma seleção igualmente curiosa sobre os lugares mais esquisitos do mundo vistos pelo Google Earth:

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 28/11/2013

Compartilhar