Home » Documentos

Locais de alistamento militar

O serviço militar é uma carreira de respeito, e quem tem vontade de servir precisa ter muita disposição e força de vontade. Saiba mais:

Aliste-se

A carreira militar representa grande respeito e dedicação ao país, muitos jovens tem o sonho de entrar na aeronáutica, no exército ou na marinha, cada um se identifica com o tipo de função em que cada órgão militar exerce.

Ao completar 18 anos, todo homem é obrigado a se apresentar à junta militar e se alistar, mas este não é o seu sonho, não se apavore, nem todos entram e para ingressar de fato é preciso ainda prestar concursos. Neste texto você vai saber onde se alistar para estas três categorias da carreira militar, o processo de alistamento é simples, confira os tópicos abaixo.

Locais de alistamento militar da aeronáutica

Aeronáutica

Muitos jovens tem o sonho de ingressar na FAB, Força Aérea Brasileira que também é conhecida como aeronáutica. Para fazer o alistamento os jovens que irão completar 18 anos devem se apresentar à junta de serviço militar. No caso os jovens que nasceram em 1996 e completarão 18 anos em 2014 já podem se apresentar e fazer o alistamento.

Devem levar a certidão de nascimento ou outros documentos como RG, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho, levar também uma foto 3x4 recente e um comprovante de residência, caso haja filhos é preciso levar também a certidão de nascimento das crianças.

Se houver também algum tipo de deficiência, deve-se levar atestado médico. O alistamento é obrigatório para os homens, mas há a possibilidade de ser dispensado, caso não compareça, isso pode implicar em alguns contratempos como não poder tirar passaporte, assumir cargos em concurso público e outras coisas.

Locais de alistamento militar do exército

Exército Militar

Para efetuar o alistamento militar no exército, o procedimento é parecido com o do alistamento nas Forças Aéreas. O serviço militar do exército é outra categoria também das Forças Armadas brasileiras, para fazer o alistamento o jovem deve completar 18 anos no ano de alistamento, depois deve ir até à junta militar de sua cidade, se não houver, na cidade mais próxima e levar consigo RG, foto 3x4 recente e um comprovante de residência, o não alistamento pode também trazer implicações.

O Exército brasileiro é um órgão que além de defender a pátria, presta serviços sociais, serviços de paz, proteção ao meio ambiente, operações relacionadas à cultura e educação, também à ciência e a tecnologia, além de atuar no esporte e na saúde.

Locais de alistamento militar da marinha

Marinha

Para se alistar e ter uma chance de ingressar na Marinha Brasileira, jovens que vão completar 18 anos devem ir até a junta militar mais próxima, o processo é o mesmo das outras duas categorias, levar RG, foto 3x4 e um comprovante de residência.

O não comparecimento pode implicar inclusive na matrícula da Universidade. Para alguns cargos da Marinha é necessário prestar concursos. A marinha do Brasil também se envolve em projetos sociais, trabalha também em prol da Amazônia, faz pesquisas científicas, trabalha também no ensino, na comunicação social e outras áreas.

Muitas pessoas sonham com estas carreiras militares, aliste e escolha o que mais te atrai.

Assista nesse vídeo do youtube o depoimento de um sargento que já serviu ao exército:

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 28/02/2014

Compartilhar