Home » Filme

Livros que viraram filmes de sucesso

Algumas adaptações de livros para o cinema que alcançaram grande sucesso. Conheça autores, diretores e protagonistas de alguns deles.

Cena do filme E o vento levouAo assistir um filme que foi adaptado de um livro a indagação é se ele atenderá as expectativas, pois quando se trata de uma adaptação nem sempre um filme passa exatamente o que o livro tem como conteúdo. Um fator positivo é que há o grande reconhecimento da obra e a sua popularização, embora haja casos de exploração voraz do tema, como as sequências 1, 2, 3, etc.

Filmes que foram adaptados de livros

Conheça-os:

O Poderoso Chefão, de 1972

Filme dirigido por Francis Ford Copola, de livro homônimo. O autor do livro é Mario Puzo, ganhador de três estatuetas do Oscar, das nove indicações.

O senhor dos anéisO Senhor dos Anéis

O retorno do Rei foi filmado em 2003, escrito pelo britânico J.R.R.Tolkien, recebeu 11 prêmios do Oscar, igualando-se ao Titanic. Música com nuances de ópera de Wagner, o Anel dos Nibelungos.

E o Vento levou, de 1939

Um dos mais famosos filmes de todos os tempos. Foi dirigido por Victor Fleming, baseado no livro de Margaret Mitchell. Clark Gable e Vivien Leigh com atuações consagradas conquistaram 10 estatuetas do Oscar das 13 indicadas. Uma curiosidade desse filme é que 1400 atrizes fizeram teste para o papel de Scarlet O’Hara.

O mágico de OzO Mágico de Oz, também de 1939

Uma adaptação do livro infantil homônimo e de autoria de L. Frank Bau, protagonizado por Judy Garland. Teve seis indicações ao Oscar, levando dois deles. Esse filme foi o 3° colocado na lista dos 25 maiores musicais americanos de todos os tempos.

Tubarão, filmado em 1975

Baseado em livro homônimo de Peter Benchley. Em 2 anos faturou 260 milhões de dólares, sua trilha sonora é um dos pontos fortes do filme, ganhando três estatuetas do Oscar.

Cena do filme Um corpo que caiUm Corpo que cai, do ano de 1958

Baseado no livro D’Entre lês Morts, de Pierre Boilleau e Thomas Narcejac, foi dirigido por Alfred Hitchcok e o livro foi escrito especialmente para ele tornando-se um dos maiores suspenses de todos os tempos, porém Hitchkoc apesar de seu talento excepcional, nunca levou um Oscar para casa.

Tags: , , ,
Publicado por Adriana
Revisado em 21/11/2011

Compartilhar