Home » Livros

Livros do Harry Potter

Saiba mais sobre cada um dos livros de Harry Potter, a série mais vendida do mundo que leva crianças, jovens e adultos para Hogwarts.

Logotipo Harry Potter
Foram lançados ao todo sete livros de Harry Potter, totalizando mais de 488 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Os livros fizeram de sua autora, J. K. Rowling, uma das vinte mulheres mais ricas do mundo, além é claro de terem gerado renda para a mesma através inúmeras outras formas, como filmes e produtos da marca.

A autora dos livros do Harry Potter

Joanne K Rowling

Joanne Rowling ou, simplesmente, J. K. Rowling (o K de Katherine é uma homenagem à sua avó), é uma escritora romancista que nasceu no Reino Unido em 31 de julho de 1965, porém é muito conhecida como a autora de série de fantasia Harry Potter. Os livros de Potter ganharam atenção mundial, tornando-se best-sellers da história e servindo de base para uma série de filmes que se tornou a de maior bilheteria até os dias atuais da indústria do cinema. Rowling teve aprovação geral dos scripts e manteve o controle criativo, atuando como uma produtora nas filmagens.

Joanne Rowling trabalhava como pesquisadora e secretária bilíngue para a Anistia Internacional, quando teve a ideia da série em um trem atrasado de Manchester para Londres, em 1990. O período de sete anos que se seguiu implicou a morte de sua mãe, o divórcio de seu primeiro marido e a pobreza, até que ela terminasse o primeiro livro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997). Rowling posteriormente publicou seis outros livros sendo o último, Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007), e mais três suplementos para a série.

Resumo dos livros de Harry Potter

Harry Hermione e Ron (2)

Harry Potter e a Pedra Filosofal começa com Harry Potter, um tímido menino bruxo que está sendo criado por sua terrível tia Petúnia e seu tio Valter, juntamente com o seu primo Duda. Enquanto o segundo vive uma vida de rei, Harry é mais tratado como um servo. Ele tem uma cicatriz em forma de raio na testa, e acredita que esta seja uma marca de quando seus pais morreram em uma queda de carro quando ele era um bebê. Porém, o fato real é que ele recebeu a cicatriz e ficou órfão depois de um ataque do maligno e poderoso bruxo Voldemort, conhecido como “Você-Sabe-Quem". Os anos se passam até que, com 11 anos de idade, Harry recebe uma carta convidando-o a entrar na escola de Hogwarts, a melhor escola de magia do mundo. Lá, o garoto faz amizade com Hermione Granger e Ron Weasley e conhece o universo mágico.

A série continua com Harry Potter e a Câmara Secreta, uma sequência para o segundo ano de Harry na escola. A paz de Hogwarts é perturbada por um monstro que, dizem, habita uma câmara escondida. Harry passa a conhecer mais sobre o seu mundo, sua capacidade de falar a língua das cobras (uma arte rara) e também alguns segredos de Lord Voldemort. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, terceiro livro da série, mostra mais um ano de Harry em sua escola de magia, no qual ele passa a conhecer alguns antigos companheiros de seu pai, Remus Lupin e Sirius Black. O primeiro é um professor que lhe ensina medidas defensivas contra as criaturas das trevas, o segundo, um fugitivo da prisão.

Harry Hermione e Ron (1)

Harry Potter e o Cálice de Fogo começa com o quarto ano de Harry em Hogwarts, quando o garoto participa, contra a sua vontade, do Torneio Tribuxo, um campeonato que envolve escolas de bruxaria do mundo todo. Os perigos, porém, vão muito além dos desafios da competição. No quinto livro, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry conhece uma sociedade secreta chamada a Ordem da Fênix, que tem por objetivo combater as ações de Voldemort. Hogwarts passa a se tornar um lugar sombrio e não tão seguro.

No sexto livro, com nome de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, o menino começa um relacionamento amoroso e depara-se com um antigo livro de poções cheio de anotações e recomendações assinadas por um escritor misterioso. Teorias e diversos detalhes sobre o passado de Voldemort e suas reais intenções são reveladas. O último livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte, narra os conflitos e a batalha final entre Harry e Voldemort. Uma verdadeira guerra está acontecendo, todo cuidado é pouco e apenas um dos dois pode permanecer vivo.

Ordem dos livros do Harry Potter mais vendidos

Livros do Harry Potter

Os livros da série mais vendidos, na ordem, foram Harry Potter e a Pedra Filosofal (lançado em 1997, com 120 milhões de cópias vendidas), Harry Potter e a Câmara Secreta (publicado em 1998, com 77 milhões de cópias vendidas), Harry Potter e o Cálice de Fogo (2000, 66 milhões de cópias), Harry Potter e o Enigma do Príncipe (de 2005, com 65 milhões de exemplares adquiridos) e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999, 61 milhões de cópias adquiridas).  Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003, 55 milhões de cópias) fica em penúltimo lugar, seguido de Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007, 44 milhões de exemplares vendidos).

As adaptações cinematográficas são estreladas por Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint. J. K. Rowling também publicou outros livros anexos sobre o mundo da magia: Animais Fantásticos e Onde Habitam, Quadribol Através dos Séculos e Os Contos de Beedle, o Bardo. Finalmente, o site Pottermore oferece conteúdos exclusivos e jogos para os fãs.

Para saber mais sobre os livros do Harry Potter, confira o vídeo abaixo (contém spoilers).

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 25/09/2013

Compartilhar