Home » Livros

Livros de literatura infantil

O incentivo a leitura infantil é criar futuros leitores. Temos grandes autores da literatura infantil, conheça alguns deles!

Era uma vezA literatura infantil é um mundo de fadas, sapos, fantasmas, horrores, fantasias, alegria, bolas, astronautas, dinossauros, reino encantado, palácios, princesas, príncipes, um menino maluco com uma panela na cabeça, um sítio onde mora uma boneca que fala, e várias poesias que parecem ter saído de um baú cheio de histórias.

Desde os primórdios, até hoje, tudo isso encanta milhares de crianças e adultos também. Incentivar e introduzir a leitura em nossas crianças desde cedo é a base de uma educação estruturada e isso não é somente um papel da escola, mas principalmente dos pais que devem acompanhar cada passo e cada evolução dos filhos.

Dentro do universo da literatura infantil existem níveis de leitura e histórias correspondentes, adequados e distribuídos em faixas etárias, afinal o mesmo livro que se lê para uma criança de oito, nove anos, não é mesmo que se lê para um bebê de um ou dois anos de idade, eles não terão a mesma compreensão do texto.

Dentro da literatura infanto juvenil brasileira, alguns escritores se destacaram com grandes sucessos que fazem parte da história, Ziraldo, Monteiro Lobato e Pedro Bandeira são autores que tanto na prosa como na poesia marcaram a vida de muitas crianças que hoje são adultos e ainda vão ficar na memória de muitas outras.

Livros de literatura infantil: Ziraldo

ZiraldoO menino que usa a panela na cabeça certamente foi à obra que alavancou a carreira do escritor, cartunista, chargista, desenhista, cronista, poeta mineiro, Ziraldo Alves Pinto. Essas são algumas habilidades do autor, além de humorista, jornalista, apresentador, dramaturgo, cartazista e pintor.

Ziraldo nasceu em Caratinga MG, já recebeu várias premiações de eventos literários, uma delas é o Prêmio Jabuti de Literatura com sua maior obra O Menino Maluquinho.

Outras obras famosas de Ziraldo, Flicts e também uma coleção que conta a história de algumas partes do corpo.

Livros de literatura infantil: Monteiro Lobato

Caçados de Pedrinho Monteiro LobatoJosé Bento Renato Monteiro Lobato, ufa!

Este é o nome do grande ícone da literatura infantil brasileira, nascido em Taubaté SP, Monteiro Lobato foi o grande mentor do Sítio do Pica Pau Amarelo, obra que virou série infantil da TV adotada por vários canais, o seriado já teve várias versões e baseado nesta obra.

O Monteiro Lobato escreveu outras inspiradas nas personagens do Sítio, "Emília no País da Gramática", "A chave do Tamanho", "O poço do Visconde", "Noivado de Narizinho", "O Pó de Pirlimpimpim", "Caçadas de Pedrinnho" entre outras obras que consagraram Monteiro Lobato um dos escritores mais influentes.

Livros de literatura infantil: Pedro Bandeira

Pedro Bandeira - FeiurinhaPedro Bandeira de Luna Filho é um grande poeta da literatura infantil, é considerado o mais vendido, é autor de "O fantástico mistério de Feiurinha", "A marca de uma lágrima" e "Os Karas".

A maior parte de suas obras são voltadas para a faixa dos 10 a 14 anos. Nascido em Santos SP, também já contemplado com várias premiações da literatura como, Prêmio Jabuti, Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e também já levou o prêmio da Câmara Brasileira do Livro.

Vale muito a pena conhecer mais ainda destes três autores de uma literatura que devia ser mais valorizada no país.

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 25/10/2013

Compartilhar