Home » Saúde

Lesão por esforço repetitivo como se adquire

Saiba um pouco mais sobre a Lesão por Esforço Repetitivo e suas consequências para o corpo humano, como se adquire e prevenção.

Mulher com dor no pulsoHá pouco tempo era com a máquina de escrever que se digitava um texto, embora fossem necessários movimentos repetitivos constantes, havia uma série de paradas quase que obrigatórias que interrompiam a sequência, tais como: retornar o carro da máquina, trocar de papel, corrigir erros e até paradas para arquivar os documentos. Atualmente estas ações são feitas somente no computador, sem interrupções ou mudança de posição. Desses movimentos únicos e repetitivos pode surgir a LER, sigla utilizada para Lesão por Esforço Repetitivo.

O que é LER e como se adquire

Mulher digitando com dor nos ombrosTrata-se de uma lesão ocasionada por qualquer atividade realizada pelo corpo humano que seja de forma repetitiva e contínua. É tida como uma doença ocupacional proveniente dos requisitos físicos da tarefa, incompatíveis com a capacidade física do corpo humano, também conhecida por síndrome do túnel do Carpo, tendinites, tenossinovites, etc. Entende-se ainda, que é uma lesão que se adquire da repetição de uma atividade no trabalho, como também, por tracionamentos, postura incorreta, içamento de pesos, etc.

Prevenção

Mulher fazendo exercíciosA ergonomia é a ciência que tem por cuidado fazer o meio ambiente ajustar-se às particularidades do corpo humano. Para se prevenir a LER as medidas não são complexas, sendo necessário apenas reprojetar o ambiente de trabalho ou de lazer, para eliminar os riscos. Alguns procedimentos simples como sentar-se numa posição correta, ergonômica, evitar fachos de luz diretamente nos olhos, na digitação, efetuar pequenas paradas, como se mexer na cadeira, atender um telefone, tomar um copo d’água, podem ajudar e muito na prevenção. A cada hora fazer um alongamento e movimentar o corpo, mãos, braços, punhos e pernas, em estado de estresse, parar a atividade, relaxar com uma caminhada, um esporte, uma boa conversa ou um cochilo, são atitudes que podem evitar o desenvolvimento da lesão.
A LER é um acidente e não obra da fatalidade, ocasionada pela prática de hábitos incorretos, mas que pode ser evitada.

Tags: , , ,
Publicado por Adriana
Revisado em 23/02/2012

Compartilhar