Home » Televisão

Jornal Nacional Rede Globo

O Jornal Nacional mostra a notícia de um ângulo único e consolidou em sua bancada nomes que hoje consideramos ícones do jornalismo.

JN logoO Jornal Nacional faz parte da rotina de muitas famílias brasileiras que aguardam ansiosas o seu início para saberem o que se passou em nosso país e no mundo durante o dia. Já virou ícone da cultura do país, pois muitas pessoas podem buscar conhecer as notícias por outros meios, porém só acreditam realmente no que é dito quando é transmitido pelo JN, sigla referente ao telejornal. Desde 1969 até os dias de hoje está nítida a evolução de sua tecnologia e agilidade em buscar e averiguar as notícias.

História

1969 JN logoNo dia 1° de setembro de 1969 o JN entra no ar e seus primeiros apresentadores foram Hilton Gomes e Cid Moreira. Em alguns anos o telejornal se tornou o mais famoso da televisão brasileira com índices de audiência elevados. Na década de 1970 o JN abriu um maior espaço para coberturas internacionais e esportes e entrou para a história transmitindo a primeira reportagem ao vivo, com Glória Maria divulgando os recursos recém-chegados para oferecer aos telespectadores a melhor qualidade de imagem e rapidez nas informações.

Fatos marcantes

morte de roberto marinho noticiada por william bonnerEntre esses fatos estão a transmissão da Guerra do Golfo, ao vivo em 1991, sendo a Rede Globo a primeira emissora a conquistar o feito e na Copa do Mundo dos Estados Unidos em 1994 com a primeira cobertura ao vivo em um país-sede. Outras marcas do jornal foram suas coberturas sobre o falecimento de famosos como o humorista Mussum, o piloto e ídolo brasileiro Ayrton Senna e o rei do pop Michael Jackson.

Bancada

William Bonner e Fátima Bernardes na bancada do JNOs apresentadores foram substituídos com o passar dos anos. A dupla que estreou o JN ficou no ar até 1971, quando Ronaldo Rosas ocupou o lugar de Gomes, mas logo Sérgio Chapelin o substituiria. Entre idas e vindas no telejornal, Chapelin ocupou o cargo até 1996. Neste ano entram Willian Bonner e Lillian Witte Fibe sendo que esta se afastou em fevereiro 1998 e a partir daí começou uma rotatória de apresentadores globais até fixarem Fátima Bernardes em março do mesmo ano.
No site do JN há mais detalhes desta rica trajetória.

Tags: , , ,
Publicado por Ariane
Revisado em 07/11/2011

Compartilhar