Home » Tecnologia

Japão desenvolve sistema que torna carros transparentes

Já imaginou dirigir e ter a visão de quase tudo a sua volta? Pois bem, a tecnologia transforma essa ficção em realidade. Veja mais!

Pode até parecer um truque de cinema, coisa de desenho animado como o carro do Homem Sereia e Mexilhãozinho do Bob Sponja, mas não, isso é bem real, isso é tecnologia!
Carro invisível do homem sereia
Quem assistia/assiste filmes de ficção sabe muito bem do que estamos falando quando se pronuncia o termo “carro invisível”. Você pode achar também que é uma brincadeira ou ilusão de ótica, mas os japoneses (ahh que surpresa!) provam cada dia mais que a tecnologia está evoluindo a todo vapor e expôs ao mundo sua incrível capacidade em deixar um carro transparente.
Alguns estudantes de Engenharia da Universidade de Keio, localizada no Japão, desenvolveram um sistema que capta imagens em tempo real do exterior do veículo e projeta em seu interior, tornando-o invisível para quem se encontra dentro do veículo.
Carro transparente
Vejamos mais sobre esse curioso sistema e como ele funciona.

Funcionamento

Basicamente, o sistema é constituído de câmeras estereoscópicas (semelhantes ao olho humano) que são capazes de capturar dois ângulos diferentes de um objeto qualquer, no exterior do veículo, e unir em uma só imagem. Esse processo cria uma imagem em formato tridimensional, assim como o cérebro.
Depois de capturadas, as imagens captadas são repassadas à um computador e, em seguida, transmitidas para alguns pontos do veículo, onde telas RTP, ou retro-refletivas, estão instaladas e exibem as imagens reproduzidas através de um projetor.
Como funciona um carro transparente
Essas telas retro-refletivas são as mesmas já utilizadas como camuflagem óptica pelo serviço militar dos Estados Unidos, porém sua funcionalidade na sociedade atual pode ser tão útil que dispositivos como esses podem ser utilizados para criação de janelas transparentes em aviões e, por fim, em carros para os japoneses, isso por que as telas RTP são compostas por milhares de partículas de vidro, que torna a sua superfície capaz de refletir as imagens do projetor em uma capacidade luminosa tão intensa que pode ser feita em plena luz do dia.
Assista ao vídeo a seguir e veja mais detalhadamente e com seus próprios olhos o sistema que pode revolucionar a criação de autos pelo mundo.

Observações

Convenhamos que essa inovação poderá ser uma grande revolução no mercado de autos, pois além de ser ainda mais precisa do que uma simples câmera de ré, o motorista tem a visão ampliada em vários ângulos, mas deve-se imaginar se não será algo furado, assim como o Google Glass. Bom, mas para isso teremos de ver o aperfeiçoamento desse projeto no decorrer dos dias/meses/anos.
Se aplicarem esse plano a outros veículos, e não só os carros, tudo o que se conhece por tecnologia de autos será ultrapassado. Imagina você em um avião e lá de cima olhar para baixo e as nuvens estarão bem aos seus pés? Acredito que o medo de altura será apenas o mínimo da desculpa para não andar de avião.
Avião invisível
Tudo gira em torno da questão de como será imposta essa tecnologia, por isso cabe a nós, apreciadores da inovação, aguardar mais um pouquinho e observar a proporção que esse projeto irá alcançar.

Tags: , , , ,
Publicado por Luis
Revisado em 24/03/2015

Compartilhar