Home » Meio ambiente

Indústria e meio ambiente

A indústria e o meio ambiente travam uma batalha por espaço e por preservação há algum tempo, seja no Brasil ou em outros países.

indústria e meio ambiente

As relações entre o homem e a natureza sempre foram muito amplas, e intimamente ligadas. Além das questões filosóficas, sobre o lugar do homem na natureza, o que sempre ficou evidente é a dependência do homem para retirar o necessário para sua sobrevivência com a natureza.

Com o surgimento da indústria, do mercado, e do capitalismo, essa relação se tornou ainda mais direta, e em contrapartida, ainda mais violenta. Com mais de um século de extração comercial, e impactos gerados pelo descuido industrial no meio ambiente, muitos especialistas apontam a urgência de se repensar a relação entre indústria e meio ambiente. Saiba mais.

 Indústria e meio ambiente na Europa

Ainda que a Europa não ocupe mais o topo da economia mundial, a maior parte dos centros industrializados ainda está concentrada nela, e mais que isso, foi a Europa o polo de maior desenvolvimento e produção industrial por muitas décadas, tendo sido a pioneira na indústria. O resultado disso foi um continente profundamente industrializado e, consequentemente, profundamente dependente do meio ambiente, o que resultou em profundos abalos à ordem natural ambiental.

Plantação de árvores da Faber Castell

Em suma, a exploração ambiental foi tão forte e em muitas escalas tão irresponsável na Europa, que quando estudiosos e cientistas se deram conta da realidade natural do continente ela já era irreversível. Procurando salvar seus recursos e corrigir os problemas, muitas medidas foram tomadas em níveis internacionais, procurando conciliar a relação de exploração entre natureza e indústria.

lápis da Fabel Castell

Embora o poder público europeu tenha se manifestado com bastante frequência, as maiores atitudes e responsabilidades ainda recaem sobre o poder privado, que é muito forte. Assim, a indústria europeia e o poder público estão em constante conflito, pois não é possível diminuir a extração ambiental sem diminuir a economia, e é impossível continuar sem destruir o meio ambiente.

Indústria e meio ambiente no Brasil

No Brasil, a questão ambiental é muito mais recente, e ainda assim consegue causar muita polêmica. Embora nossa economia industrial seja muito menor que a europeia, ela ainda causa danos terríveis a natureza. Desde a década de 1990 o Brasil é pioneiro na busca por salvar o meio ambiente. Ainda em 1992 aconteceu a EcoRio 1992, que deu início aos tratados internacionais buscando conciliar a atividade industrial e a preservação do meio ambiente. Muitos países europeus aderiram aos movimentos, e no Brasil uma série de medidas de regulamentação e intervenção públicas foram criadas.

Eco Rio 92

Mas, até os anos 2000 a maior parte delas não foram concretizadas, ou foram assinadas sem que houvesse uma fiscalização suficiente. No entanto, ao longo da última década, motivados pela preção pública, que em parte foi de grande porcentagem internacional, o Brasil tem se tornado mais rigoroso, e o estado mai intervencionista.

Mas isso não resolveu em absoluto o problema, a medida em que temos por tradição ações públicas calcadas na aparência, e assim a falta de fiscalização, a corrupção e os buracos na lei ainda permitem que exista muitas atividades ilegais no campo da exploração industrial do meio ambiente, ao ponto que estima-se que em dez anos o Brasil possa alcançar os mesmo problemas ambientais que a Europa.

Para mais informações veja o vídeo do Youtube sobre meio ambiente na indústria.

Tags: ,
Publicado por Andre
Revisado em 12/02/2014

Comente nos grupos

Compartilhar