Home » História

História do Guaraná Antarctica

O Guaraná Antártica é um dos refrigerantes mais tomados no Brasil, e sua história é repleta de contextos e fatores históricos.

Guaraná Antarctica

História

No ano de 1905 algumas primeiras experiências foram realizadas com a fruta do guaraná, muitas pessoas conheciam a fruta mas ainda não sabiam de seu sabor, então, descobriram a possibilidade de utilizá-las em meio a alimentos.

Guaraná AntarcticaUm médico chamado Luiz Pereira Barreto, se destacou no meio pelo simples fato de ter criado um método de processamento da gruta guaraná resultando em um xarope bastante eficiente.

Depois de anos de pesquisa e com tudo realizado ele acabou fazendo com que este tipo de xarope servisse como base para o surgimento do refrigerante com o sabor do guaraná da Companhia Antarctica Paulista.

O refresco foi criado pelo químico industrial e professor de farmácia Pedro Baptista de Andrade, anteriormente carregava o nome de “Guaraná Champagne Antártica” , no ano de 1921.

Então, desde a sua criação, a Companhia nunca mais parou de fabricar o refrigerante, ela já comprava a fruta diretamente dos fornecedores da região de Maués, localizado no estado do Amazonas, a fruta vinha diretamente de navio e acabava sendo produzida dentro da fábrica em São Paulo, dando início ao Guaraná Antártica, uma bebida verdadeiramente brasileira.

Propaganda guaraná Antarctica

Propagandas e Campanhas

Guaraná Antactica
Pelo simples fato de ser um refrigerante totalmente brasileiro, obviamente que fatores nacionais como a seleção brasileira não poderiam ficar de fora de uma campanha publicitária, então, depois de todo o sucesso, Ronaldo Fenômeno fez propaganda do refrigerante por muitos anos, além disto, a Ambev, no ano de 2001, assinou um contrato com a Confederação Brasileira de Futebol, mais conhecida como a CBF, garantido ao Guaraná Antártica o status de patrocinador oficial da seleção, o que fez com que o refrigerante desse um salto imenso no Brasil, se declarando totalmente como algo nacionalmente produzido.

Por isso, aprender sobre estas histórias é sempre muito importante, não é só consumindo que ficaremos sabendo, com isto, basta agradecermos a bons empresários por fazerem a bebida brasileira crescer tanto.

O bom brasileiro, gosta mesmo é de poder ver o nome das iguarias locais no boca a boca do mundo inteiro, por isso, tanto sucesso com o Guaraná Antártica é visivelmente bem aceito e muito bem exposto por cada um dos brasileiros.

Tags: , ,
Publicado por Helena
Revisado em 04/04/2012

Compartilhar