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Gravidez alimentação saudável

A gravidez para que seja saudável para a mamãe e para o bebê exige alguns cuidados a começar pela alimentação, confira as dicas.

Mulher cortando legumes
São crescentes as preocupações que envolvem a gravidez, considerada uma fase muito especial na vida da mulher, muitas vezes gera dúvidas, principalmente nas mães de primeira viagem. É importante saber que desde o início da gestação todo cuidado com a alimentação ajuda no desenvolvimento sadio do bebê.
Existem muitos mitos relacionados à alimentação durante a gestação, por isso é necessário o acompanhamento de um profissional, pois uma alimentação correta e saudável não influencia apenas no desenvolvimento do feto, mas também previne a mãe de patologias que podem aparecer ao longo da gravidez. Sabe-se que as doenças crônico-degenerativas começam a se desenvolver no interior do útero. Um termo médico conhecido como programming, mostra evidências clínicas da superalimentação e também da desnutrição durante o tempo gestacional.

Alimentação

Grávida se alimentandoPara as gestantes é fundamental incluir na alimentação verduras com coloração verde escura como agrião, brócolis, couve, que são ricos em ácido fólico. Já para prevenir a anemia é importante consumir carnes, fígados, ovos, feijão e verduras como espinafre que melhoram a absorção do ferro pelo organismo. Legumes como abóbora, chuchu, beterraba, quiabo, cenoura, também não podem faltar no cardápio da gestante. As frutas são importantíssimas e sempre que possível consuma pelo menos uma a cada dia rica, principalmente as ricas em vitamina C como a laranja, tangerina, caju, acerola, morango, melancia, melão, entre outras que atuam na formação de colágeno na pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem, sem contar que são excelentes para fortalecer o sistema imunológico da mamãe. Consuma carnes bovinas, aves e peixes, assim como ervilha, lentilha, soja, grão de bico, feijão, cereais integrais, bebidas de soja, ovos, leites e derivados, que são fontes de magnésio, cálcio, vitamina D e proteínas. Já arroz, pães macarrão e cereais integrais são fontes de carboidrato o que garante mais energia para a mamãe.

O que evitar

Mulheres grávidas precisam aumentar o consumo de calorias, minerais e vitaminas, porém para não correr o risco de aumentar muito o peso, o aumento de energia deve ser de 300 calorias diárias. Neste período da gestação é preciso ter um equilíbrio com alimentos que são fonte de açúcar, óleos e gorduras, seu consumo deve ser moderado. Alimentos indigestos como pimentão, pepino, pimenta entre outros devem ser evitados. O consumo de café e bebidas alcoólicas também é prejudicial ao feto.

Importância da alimentação

Grávida comendoÉ importante que a gestante faça de seis a oito refeições por dia, abusando do consumo de frutas, legumes e verduras para ter o aumento de calorias desejado. Quando um jejum prolongado é feito, favorece a formação de corpos cetônicos, isto acontece quando substâncias químicas produzidas através da decomposição das gorduras constituem um único substrato energético da gestante, podendo causar efeitos deletérios para o feto. Durante a formação do bebê, o corpo da mulher usa uma parte de líquidos e de energia oriundos da alimentação, este processo ajuda no crescimento e na manutenção dos responsáveis por proteger o feto, como o líquido aminiótico e a placenta. O restante da energia fica armazenada em forma de gordura, no abdômen, coxas e costas, utilizadas no decorrer da gestação e do aleitamento. No caso de haver um exagero de calorias, o excesso fica armazenado como gordura localizada.
Foi comprovado que deficiências nutricionais podem prejudicar a formação e o crescimento do feto, todas as vitaminas são fundamentais no período do desenvolvimento. Vitaminas como o ferro, o ácido fólico e o cálcio são indispensáveis para quem quer ter uma gestação saudável e tranquila. Evite alimentos salgados e o excesso de sal que pode ocasionar a retenção de liquido, favorecendo a hipertensão arterial em mulheres que já possuem esta predisposição.

Publicado por Maikon
Revisado em 30/06/2011

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