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Ginástica para idosos resumo

Confira um resumo sobre a importância da ginástica para os idosos, saiba quais os benefícios, objetivos e dicas de exercícios.

Casal de idosos andando de bicicleta.A população da terceira idade vem crescendo cada vez mais, tudo porque a expectativa de vida aumentou significativamente nos últimos anos. Há três décadas os brasileiros viviam em média 62 anos, atualmente a expectativa de vida é de 73 anos. Porém, os idosos precisam ter a consciência da importância de se envelhecer com qualidade de vida e para isso a ginástica é fundamental já que traz inúmeros benefícios, não só para a saúde física, mas também para a mente e o espírito.
Confira nos tópicos abaixo um resumo sobre a ginástica para idosos, quais são os benefícios, os objetivos e algumas dicas de exercícios.

Benefícios da ginástica para idosos

Idoso feliz fazendo ginástica
São inúmeros os benefícios da ginástica para os idosos, entre eles está a melhora da capacidade motora, ou seja, o idoso que pratica uma atividade física tende a ter mais equilíbrio, uma boa marcha, a ser mais flexível e a ter um bom reflexo.
Além disso, a ginástica combate várias doenças, como o diabetes, doenças cardiovasculares e a hipertensão arterial. Segundo especialistas, o exercício físico reduz 25% das doenças cardiológicas, 10% dos acidentes vasculares cerebrais (AVCI e AVCH) e 10% das doenças respiratórias crônicas.
Estudos comprovam ainda que a ginástica é uma forte aliada no combate a depressão, pois após a prática da atividade física, nosso organismo produz duas substâncias, a serotonina e a endorfina, que são capazes de promover uma sensação de bem-estar, combatendo assim os sinais da depressão e da ansiedade, melhorando a autoestima e o humor.

Objetivos da ginástica para idosos

Em resumo geral, a ginástica tem como objetivo garantir uma boa qualidade de vida para os idosos.
Idosas fazendo ginástica
Os governantes do nosso país vêm investindo cada vez mais na saúde pública e nos projetos de implantar programas que incluem ginásticas para a terceira idade, com o objetivo de promover a saúde e prevenir inúmeras doenças já citadas anteriormente, reduzindo assim consultas médicas, gastos com medicamentos e melhorando, sobretudo a saúde dos idosos brasileiros.

Ginástica para idosos exercícios

Idosos em aula de Pilates
Os exercícios indicados especialmente para os idosos são aqueles que melhoram a função respiratória, a flexibilidade e que fortalecem os músculos, um exemplo é o pilates, modalidade de ginástica cada vez mais procurada pelas pessoas da terceira idade, pois entre os benefícios trazidos pelos exercícios do pilates está a melhora do equilíbrio, reduzindo assim as chances de quedas.
A hidroginástica também é um excelente exercício para os idosos, pois trabalha intensamente a parte aeróbica, queimando calorias, fortalecendo os músculos e protegendo as articulações, pois o contato com a água não causa impacto sobre elas.
A caminhada é a ginástica mais prática e está entre as preferidas dos idosos, caminhar pelo menos trinta minutos todos os dias é um grande remédio para o coração, pois diminui a gordura corporal e age diretamente na circulação sanguínea.
É importantíssimo que antes de iniciar qualquer atividade física, o idoso procure por um especialista que ateste a aptidão para a prática da ginástica escolhida.
Confira um vídeo muito interessante que selecionamos com uma aula de ginástica para a terceira idade para ser feita em casa.

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Publicado por Maria Eduarda
Revisado em 12/09/2013

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