Home » Ginástica

Ginástica no ambiente de trabalho

Entenda melhor como funciona a ginástica no trabalho e confira alguns benefícios e vantagens desta prática no ambiente profissional.

Moça-se-alongando-no-trabalho

Muitas empresas passaram a preocupar-se com a saúde e bem-estar de seus funcionários, encontrando alguns métodos que pudessem satisfazê-los e agradá-los, sem a necessidade de demandar um orçamento específico para estes cuidados com os prestadores de serviços do local.

A ginástica no ambiente de trabalho tornou-se uma ótima forma de exercitar-se com atividades básicas, promovendo uma série de benefícios para todos os participantes, fazendo com que os funcionários, em seu próprio ambiente profissional, possam usufruir de uma série de vantagens que podem lhe auxiliar tanto em seus serviços, quanto proporcionar o bem-estar e saúde à sua vida pessoal.

Importância da ginástica no trabalho

A ginástica no trabalho, também conhecida como ginástica laboral, é a prática com uma série de atividades que podem ser exercidas no próprio ambiente profissional, visando gerar uma diversidade de benefícios para o empregado, possibilitando que o mesmo beneficie sua saúde. A importância da ginástica no trabalho é fazer com que a postura de um profissional esteja correta, com alguns exercícios para trabalhar a reeducação postural, por exemplo, além de que os funcionários também podem ser beneficiados com a prática de atividades para aliviar o estresse, uma característica que torna-se frequente na vida de muitos profissionais hoje em dia.

Mulher se alongando no escritório

Como forma de desempenhar melhor as funções, beneficiando tanto a empresa, quanto o próprio funcionário que pode ser melhor reconhecido, a ginástica no trabalho também auxilia no ânimo e energia de um empregado, revigorando-o e deixando-o preparado para cumprir suas funções cotidianas. A prevenção de lesões e a diminuição em questão da fadiga visual e mental também podem ser outros dois aspectos de grande importância a serem constatados por meio da ginástica no trabalho, com pausas nas funções para que as atividades e exercícios possam ser colocados em prática, distraindo o funcionário por alguns minutos e criando um local agradável. Promover relações entre outros funcionários também é uma das vantagens da ginástica do trabalho, fazendo com que colegas interajam.

A importância da ginástica laboral no Brasil

No Brasil, é comum que muitos funcionários atuem em frente ao computador, por exemplo, sendo que os mesmos devem realizar exercícios para sua correta postura, sem que o serviço prejudique-o, assim como, para estes tipos de empregados, a fadiga visual também é constante, proporcionando diminuir os impactos de passar um dia todo em frente ao monitor, por exemplo. Ainda há os funcionários que atuam constantemente na fabricação de produtos, fazendo atividades repetitivas, assim a ginástica laboral permite diminuir os impactos e lesões, proporcionando um momento de diminuição das tensões exercidas cotidianamente.

Funcionários praticando ginástica laboral

Também é comum que os brasileiros reclamem constantemente de seus empregos por julgarem que o mesmo é desanimador e não lhe proporciona quaisquer vantagens, fazendo com que, por meio da ginástica laboral, o mesmo apresente ânimo cada vez maior, além de melhorar seu desempenho, conseguindo cumprir suas funções da melhor forma possível. Em suma, é possível comprovar que, no Brasil, há uma série de lesões e problemas que são causados no ambiente de trabalho, afetando os funcionários diretamente, permitindo que, com a ginástica laboral, os mesmos possam livrar-se destes incômodos e irritações, sem gerar maiores complicações para seu organismo, postura e até mesmo para os cinco sentidos.

No vídeo abaixo você confere alguns exercícios de uma ginástica para ser feito no ambiente de trabalho:


A necessidade da prática de algum tipo de exercício físico dentro do ambiente de trabalho remonta o período da Revolução Industrial e é de grande importância para a saúde do colaborador. Chamada popularmente de ginástica laboral, a prática constante de exercícios tem como objetivo manter a saúde dos funcionários de determinados locais de trabalho considerados críticos, ou seja, que estão mais propícios a problemas de tendinite, lesão por esforço repetitivo e dores musculares.
Realizada durante o expediente de trabalho, a ginástico laboral deve ser obrigatoriamente acompanhada por um profissional de saúde física especializado em ginástica para ambiente de trabalho e deve durar em média 20 minutos.
Quer conhecer melhor sobre a ginástica laboral e seus benefícios para os colaboradores e também para a empresa? Confira.

Importância da ginástica no trabalho


Composta por três etapas distintas que são realizadas de acordo com a necessidade de cada tipo de trabalho, a ginástica laboral possui a etapa um que é chamada também de ginástica preparatório e é realizada antes dos colaboradores iniciarem a jornada de trabalho e dura em média 10 minutos e atua como uma espécie de relaxamento do corpo para as atividades decorrentes.
A segunda etapa é a ginástica compensatória, a qual é realizada durante o expediente de trabalho, dura em média 10 minutos e tem como objetivo relaxar o corpo das atividades repetitivas e intensas realizadas no ambiente de trabalho. E, por fim, tem-se a terceira etapa que é a ginástica de relaxamento, a qual é realizada no fim da jornada de trabalho e tem como finalidade auxiliar no relaxamento do corpo e reparação do desgaste da jornada de trabalho, por isso, esta dura em média 20 minutos e são realizados exercícios de relaxamento e respiração.
Com o objetivo de promoção de bem estar físico e mental, a ginástica no ambiente de trabalho é vista como de grande importância tanto para o rendimento do trabalho na empresa como também para a qualidade de vida dos colaboradores, por isso, cada vez mais empresas vem investindo na ginástica laboral no ambiente organizacional.

Tipos de trabalhos que mais se beneficiam com a prática da ginástica


Recomendada atualmente para dezenas de funções profissionais, a ginástica no ambiente de trabalho é primordial principalmente para as funções que exigem esforço repetitivo que são aqueles que passam horas na frente do computador, distúrbios osteomusculares como cozinheiras, pedreiro estoquista e outros.
Neste caso onde o esforço é constante e as atividades são repetitivas e intensas, a ginástica laboral contribui para aliviar tensões musculares, aumenta à flexibilidade, melhora a força e a resistência muscular, estresse, sedentarismo, previne lesões, melhora o bem estar e o humor, aumenta o ânimo, diminui a sobrecarga do trabalho e promove disposição e trabalho em equipe.

Dicas de exercícios para ginástica no trabalho


Entre as dicas de exercícios que fazem parte da ginástica no ambiente de trabalho estão às séries de alongamentos, os quais podem ser feitos sentados na cadeira ou em pé, podendo alongar o pescoço para os lados, os braços para cima, as pernas para as laterais, a coluna e a região lombar e as mãos, os dedos e os tendões.
Outra dica de exercícios são os de fortalecimento muscular, entre eles, o agachamento, onde a pessoa abaixa levemente até no máximo 90º graus com a coluna ereta, exercícios de bíceps e tríceps que pode ser feito com o auxílio de uma garrafa de água, onde se estica o braço para baixo encostado no corpo e sobe somente o antebraço ou para a lateral do corpo, já o tríceps pode-se erguer o braço e descer o antebraço, formando um ângulo de 90º graus.
E, por fim, os exercícios de movimentação que evitam inchaços, má circulação e previne lesões, como, por exemplo, o alongamento dos punhos e dos calcanhares.
Cada vez mais empresas estão investindo na ginástica no ambiente de trabalho com o objetivo de trazer mais saúde ao colaborador e benefícios para a empresa.
Assista ao vídeo e veja algumas dicas de exercícios adequados para período de expediente:

Publicado por Guilherme
Revisado em 06/12/2013

Compartilhar

Vídeos relacionados




Conteúdo relacionado

Ginástica laboral: 9 benefícios no ambiente de trabalho

O trabalho ininterrupto gera diversas consequências físicas e psicológicas ao empregado. Conheça os 9 benefícios da ginástica laboral no ambiente de...

GINÁSTICA LABORAL: 9 BENEFÍCIOS NO AMBIENTE DE TRABALHO ...

O trabalho ininterrupto gera diversas consequências físicas e psicológicas ao empregado. A exigência constante por produtividade faz com que o funcionário se ...

Ginastica- laboral- no- ambiente de trabalho e sua importância

ginastica-laboral-empresa-bem estar profissional a importância de fazer alongamento no local de trabalho para ... A ginástica laboral no ambiente de trabalho é ...

Benefícios no ambiente de trabalhoginastica laboral.docx

Ginástica laboral: benefícios. ambiente de Benefícios no trabalho . Prevenção de Doenças Laborais O excesso de trabalho, a postura inadequada e

Ginástica laboral: 9 benefícios no ambiente de trabalho ...

Clique aqui e conheça nosso curso de Ginástica Laboral. Melhore exponencialmente sua produtividade por apenas 99,00 reais. O trabalho ininterrupto gera diversas ...

Ginástica laboral: 5 benefícios para o ambiente de trabalho

A ginástica laboral apresenta-se ... ao interromper a rotina de trabalho e dedicar parte do tempo para exercitar-se no ambiente ... a pausa no trabalho contribui ...

Ginástica Laboral - corpoacao.com.br

A avaliação dos riscos posturais e da predisposição ao desenvolvimento de lesões no ambiente de trabalho é importante para ... da ginástica laboral no trabalho:

Ginástica – Wikipédia, a enciclopédia livre

... a ginástica aeróbica surgiu no final da década de ... A ginástica laboral é definida como a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, ...

Ginástica - Educação Física e Esportes - InfoEscola

Artigo sobre a ginástica, quais são as modalidades desse esporte, ... Ginástica laboral: geralmente praticada no ambiente de trabalho para funcionários, ...

Ginástica laboral - Benefícios dos exercícios no trabalho ...

A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum ... aumentada devido à permanência do colaborador em um ambiente de trabalho ...

Conheça a ginástica laboral, técnica que melhora a ...

Conheça a ginástica laboral, técnica que melhora a qualidade de vida no ambiente de trabalho

Ginástica laboral: tudo que você precisa saber sobre a prática

... de alguma forma todos estão no mesmo ambiente de trabalho e expostos aos mesmos riscos ... planejada e aplicada no ambiente de trabalho. Ginástica ...

A importância da ginástica laboral no ambiente de trabalho ...

A ginástica laboral trata-se de uma série de exercícios que podem ser feitos, antes durante e depois do trabalho e que garantam uma melhor qualidade de vida.

Benefícios da Ginástica Laboral para a Saúde do Trabalhador

Benefícios da Ginástica Laboral no Ambiente de Trabalho. No ambiente de trabalho percebe-se inúmeros benefícios da ginástica laboral, ...

Os 8 benefícios da ginástica laboral no ambiente de trabalho

Muitos desconhecem os benefícios trazidos pela ginástica laboral, que atingem tanto o trabalhador quanto o empregador. Aprenda as vantagens dessa atividade:

Os benefícios da ginástica laboral para um ambiente de ...

Os benefícios da ginástica laboral para um ambiente de trabalho são evidentes e funcionam muito bem em ... mesmo quando feitos apenas no ambiente de trabalho.

Doenças no ambiente de trabalho: saiba como se prevenir ...

Doenças no ambiente de trabalho estão ficando cada vez mais comuns por conta do estresse na rotina profissional. Veja quais são elas e saiba como evitar!

Ginástica laboral – Wikipédia, a enciclopédia livre

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar ...

Ginástica Laboral no Trabalho: Exercícios e Benefícios ...

“O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra”. Aristóteles. O que é Ginástica no Trabalho? Ginástica Laboral é a ginástica realizada no ambiente de trabalho.

Ergonomia: A importância da ginástica laboral no ambiente ...

A ergonomia compreende um conjunto de conceitos que tem por objetivo estruturar o ambiente de trabalho da maneira mais confortável possível, evitando o ...

Receba novidades

Comentar