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Gestão escolar democrática o que é

Gestão escolar democrática é a participação efetiva de pais, professores, estudantes e funcionários na instituição escolar.

Gestão-escolar-democrática

A Gestão Compartilhada, a Gestão Participativa e a Gestão Democrática são termos que fazem parte de uma luta que envolve diversos movimentos sociais e educadores que juntos, estão em defesa de projetos educacionais para uma melhor qualidade de ensino, envolvendo a parte social e burocrática.

Gestão escolar democrática definição

Gestão-escolar-democrática-definição
É a participação efetiva de pais, professores, estudantes e funcionários no meio escolar em todos os aspectos da instituição, é a gestão pelo qual incide diretamente nas decisões, tais como, formulação de políticas educacionais, planejamentos, avaliações, tomada de decisões, implantações, decisão sobre o uso de recursos e investimentos, ou seja, assuntos que dizem respeito a projetos pedagógicos como também as questões burocráticas.

Na constituição Federal de 1988 diz que a gestão democrática está como um dos princípios para a educação brasileira, junto com a obrigatoriedade, liberdade, gratuidade, gestão democrática e igualdade, que são regulamentadas por leis complementares como a Lei do Plano Nacional da Educação e a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Na Gestão democrática deve haver compreensão pelos participantes e reunião de esforços para que haja implementos significativos na educação. O Plano Político pedagógico deve ser criado através de uma construção coletiva junto com o conselho escolar.

Gestão escolar democrática participativa

cartazes

Também está ligada ao embasamento de que o alcance dos principais objetivos educacionais está no sentido amplo do compromisso assumido por seus membros e das suas relações interpessoais, ou seja, ela também está associada a uma ação conjunta de professores, funcionários, país e alunos da instituição de ensino, todos com o objetivo de melhorar a construção dos projetos pedagógicos, melhorar a administração dos recursos da escola, cumprir dias letivos e horas-aulas estabelecidas, encontrar meios para a recuperação de alunos de menor rendimento e informar pais e responsáveis pelas notas e rendimentos escolares dos alunos, com isso consolidar um projeto de gestão democrática na instituição.

Gestão escolar democrática concepções e vivências

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O livro Gestão Escolar Democrática – Concepções e Vivências das autoras Maria Beatriz Luce e Isabel Letícia Pedroso de Medeiros faz parte da série Política e Gestão da Educação.

É um livro que trata de personagens que são estratégicos que trazem o entendimento para o processo de psicologia, psiquiatria e psicanálise, todo o conteúdo é feito de publicações de coletâneas e monografias que são resultantes de pesquisas acadêmicas-científica, composto por dissertações, teses e até opiniões dadas pelo Núcleo de Estudo de Política e Gestão da Educação, ajudando a melhorar a gestão institucional, a democratização das políticas na educação pública e fundamentar a formação do docente.

As publicações antes de entrarem no livro foram bem avaliadas para que sejam obras com perspectivas analíticas plurais e diversas, que consequentemente estimule no leitor debates sobre as complexidades, a natureza e sobre as relações das organizações entre a educação, o ensino e a política, seja um âmbito mundial, nacional ou até mesmo local.

Devemos ressaltar que a democracia no setor escolar por si só não tem significado e não vai se concretizar, ela só faz sentido quando está vinculada a uma percepção de democratização de toda a sociedade.

Publicado por Programador
Revisado em 20/11/2015

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