Home » Festa

Festa de Natal na escola

A chegada do Papai Noel é esperada por todas as crianças, não deixe passar em branco na escola! Veja algumas dicas de decoração!

Decoração de natal com balõesTodos os baixinhos do mundo inteiro aguardam com grande expectativa essa época de final de ano, principalmente por conta do Natal.

Essa festa fantástica regada à boa comida e presentes que, independente do bom velhinho existir ou não, as crianças adoram.

E não apenas em suas casas, essa é uma ótima época para agitar os alunos na sua escola e começar a transformar aulas em algo mais divertido.

Por exemplo, que tal fazer uma festa de natal na escola? Saiba mais:

Convite para festa de natal na escola

Convite de festa de natalO primeiro passo para uma festa de natal de sucesso é reunir o público.

E qual a melhor maneira de fazermos isso? Exato, com um bom convite.

Quando você souber a dimensão de sua festa (se será para toda escola ou na sala apenas), então você poderá saber que tipo de convite fazer, o que já vai começar a agitar os alunos.

Se a festa for grande, do tipo “se estuda aqui venha”, ou até maior, uma série de cartazes bem coloridos e com efeitos natalinos (claro), seria uma forma bem chamativa de trabalhar com seus alunos.

Se for mais restrita, vá aos bons e velhos convites. Dobraduras e recortes de símbolos de natal, como a árvore de natal, são ótimas escolhas. Seja criativo e deixe seus alunos soltarem a imaginação nesse sentido.

Decoração de festa de natal na escola

Árvore de Natal de maozinhasOutro ponto que não pode faltar em nenhuma festa que se preze é a decoração.

Criar o cenário perfeito para sua festa de natal fará toda diferença no espírito da festa.

Por isso, mãos a obra e coloque seus alunos para darem o melhor de si.

Crie grupos, e diga para cada um trabalhar com um objeto específico, como, as bolas da árvore de natal, as meias, as guirlandas, e enquanto isso você pode ir introduzindo didaticamente a história destes objetos e sua relação com o natal.

Deixe apenas a arvore de natal para ser feita coletivamente, como fruto do “espírito natalino de união”.

Lembre-se que a melhor forma de trabalhar questões abstratas com um aluno é colocando-o para lidar com elas. Depois, selecione turnos e grupos para ficarem encarregados de montar a decoração na sala.

Deixe que os alunos se envolvam em todos os níveis com essa tarefa, pois assim eles criam a identidade de “nossa festa”.

Sugestões para festa de natal na escola

Papai noel na porta

Conseguir fazer algo diferente, algo que para seus alunos seja memorável é fundamental.

Você precisa fazer com que a festa tenha um significado para eles.

Por isso, você pode estar organizando uma festa beneficente, onde os alunos trazem, por exemplo, brinquedos, ou ficam encarregados de coletarem.

Uma festa que comece em na rua, com o objetivo de distribuir abraços será outra experiência gratificante.

Mas o quente sempre será o corpo da festa em si.

Faça uma festa temática, com teatrinhos e contadores de história, deixe que os alunos vivam a magia do natal não apenas no ato de ganhar presentes e na ceia, mas vivendo a parte encantada da coisa.

Festa de natal na escola

Com a aproximação do final do ano, várias famílias, grupos de amigos e até mesmo escolas preparam-se para realizar uma festa de final de ano em comemoração ao Natal, permitindo que todos possam divertir-se em um momento agradável e com o espírito natalino reinando.

Para a preparação da festa de Natal na escola, é necessário que os organizadores atentem-se aos preparativos e comprem ou façam tudo o que é necessário por meio de um planejamento, procurando não deixar o orçamento muito alto, além de suportar a quantidade de crianças e de adultos, de acordo com a faixa etária do pequeno e horário da festa, em um estabelecimento adequado ou até mesmo dentro da escola em um ambiente que possua estrutura para a comemoração.

Convite para festa de natal na escola

O primeiro passo que deverá ser planejado é em relação ao convite para a festa de Natal na escola que será dado para as crianças e, possivelmente, entregue pelos infantes aos seus pais.

O convite deverá ser simples, sendo que, para acompanhar a temática, é possível realizar convites com imagens natalinas, inserindo o Papai Noel ou uma árvore de Natal para caracterizar o tipo de comemoração que será realizada na escola.

Convite para festa de natal na escola

As informações devem ser básicas, assim como data, horário e local (especificando-o mesmo se for na própria escola), assim será possível que a própria criança possa entender as informações.

É possível realizar o convite com uma cartolina, por exemplo, ou comprá-lo já pronto, porém, para minimizar os custos, a primeira opção é a mais adequada.

Decoração de festa de natal na escola

Para a decoração de festa de Natal na escola, é necessário que os símbolos principais do Natal estejam presentes, sendo que deverá haver várias árvores de Natal espalhadas, tanto palpáveis, com pinheirinhos e bolas, assim como o tradicional, além de poder realizar o desenho e fixá-los, com uma cartolina, em todo o ambiente.

Decoração para festas de natal na escola

Papai Noel também deverá estar presente, podendo apostar no item físico ou desejado, sendo que é possível montar a imagem, também, em EVA, proporcionando uma estética interessante.

Renas, estrelas e até mesmo o presépio poderão estar inclusos como decoração para a festa de Natal na escola, assim como bonecos de neve e guirlandas que são automaticamente ligadas aos festejos natalinos.

Sugestões para festa de natal na escola

Para tornar a festa de Natal na escola ainda mais atrativa, tanto para as crianças, quanto para os pais, é possível apostar em diferentes dicas, assim como a realização de um teatro feito pelos próprios pequenos.

Um dos temas para o teatro é o nascimento de Jesus, permitindo que as crianças conheçam o verdadeiro sentido do Natal, porém devendo planejar dias antes para que seja possível treinar as falas e conseguir promover uma encenação agradável.

Presépio com crianças

Dar pequenas lembranças às crianças também é uma dica, sendo que uma das formas de realizar a distribuição dos presentes é contratando, ou vestindo uma pessoa do local, como Papai Noel, assim as crianças poderão surpreender-se com a visita do bom velhinho.

Lembrancinhas de Natal

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 21/11/2013

Compartilhar