Home » Brasil

Exploração de petróleo no Brasil

Confira um pouco mais a fundo sobre a exploração e a produção de petróleo, as principais bacias petrolíferas e a camada de Pré-sal.

PetróleoAtualmente, o Brasil ocupa posição importante em relação à exploração de petróleo, sendo o petróleo o principal fator do sistema produtivo da atualidade, ou seja, se durante a revolução industrial que teve início em 1760, seu principal pivô foi o carvão, que era utilizado a determinados fins, o petróleo é atualmente é o maior e principal fator de produção de diversos setores industriais.

O petróleo é tratado para diferentes fins, como a produção de gasolina, querosene, produção de asfalto, indústria de transportes e em diferentes produtos químicos que geram diferentes tipos de itens, que utilizam como base o poliuretano, polietileno, poliéster, silicone ou ainda PVC.

A Produção Brasileira de Petróleo

Extraindo PetróleoFoi ainda no século XIX que se deram início às explorações de petróleo no Brasil, no entanto, foram necessários em média quarenta anos para a regularização desta prática, sendo as primeiras explorações sem sucesso e atualmente com a descoberta do pré-sal, o país produz cerca de trezentos mil barris de petróleo por dia.

Em um ranking que revela o relatório estatístico de produção de petróleo, feito pela BP, anunciou que a Arábia Saudita permanece como primeira colocada na produção de petróleo, produzindo em média por ano, onze milhões de barris, já a Rússia, segunda colocada produz cerca de dez milhões de barris anualmente, sendo o terceiro colocado os Estados Unidos com uma produção de sete milhões de barris anualmente.

O Brasil se encontra na décima terceira posição, como uma produção anual de dois milhões de barris.

Principais Bacias Petrolíferas do Brasil

Mão pegando petróleoAtualmente o Brasil possui dez bacias petrolíferas, sendo somente quatro destacadas pela produção eficiente, sendo elas a bacia de Campos no litoral norte do Brasil, a bacia de Santos que se estende até Santa Catarina, a bacia do Espírito Santo e a bacia do Recôncavo na Bahia.

A Camada de Pré-sal

Pré salA camada de pré-sal é basicamente uma crosta terrestre formada por sal petrificado que formam lâminas menos densas no oceano, mantendo preso em meio a estas rochas, quantidades significativas de petróleo, que atualmente é explorado no Brasil e acredita-se que existem diversas destas camadas de pré-sal que ainda não foram exploradas em diversos locais.

Estas camadas se localizam em cerca de sete mil metros abaixo do nível do mar, e não se pode definir exatamente a quantidade de petróleo que estas crostas possuem, no entanto, sua extensão ocupa grande parte da região litorânea do Brasil.

Com a descoberta da camada de pré-sal a expectativa é que o Brasil ocupe uma posição mais alta no ranking da produção de petróleo, produzindo, exportando e aplicando em derivados, necessitando de altíssimos investimentos para uma produção em larga escala, com uma expectativa de produzir muito mais barris até 2017, cerca de um milhão de barris produzidos por dia. Este investimento milionário se dá pelo uso de sondas de perfuração, plataformas de produção, navios, submarinos e demais recursos que se fazem necessários para a extração do petróleo, ampliando assim cada vez mais o plano de negócios relacionada à demanda mundial para as próximas décadas ou quem sabe séculos.

Você já pensou como o petróleo é extraído? Veja ao vídeo do Youtube:

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 02/12/2013

Compartilhar