Home » Vestibular

Exercicios de Vestibular

A época do vestibular é crucial na vida dos adolescentes, pois há uma grande cobrança de resultado, tanto dos pais como de si próprio.

Exercícios de Vestibular

Decisões devem ser tomadas

A adolescência é uma época muito complicada para todas as pessoas, em primeiro lugar pela passagem da infância para a fase adulta, que vem carregada de muitas responsabilidades e obrigações, juntamente com a descoberta da sexualidade, da frequentação de festas e as saídas a noite, que deixam os pais de cabelos em pé.
Com a chegada do ensino médio as coisas pioram ainda mais, já que o vestibular está cada vez mais próximo e é uma das fases mais importantes na vida do jovem, que deve tomar decisões cruciais, tais como a faculdade que deseja fazer e a profissão a seguir.
Depois que essa escolha é feita, vem a parte da dedicação com os estudos e na escola, dependendo das notas os pais já podem ter uma noção de quanto o filho está realmente estudando e preocupado com o vestibular e quando menos se espera já está no terceiro ano e o que parecia estar longe acaba acontecendo.
Se você é jovem e ainda não decidiu que curso irá prestar no vestibular, deve procurar a ajuda de um orientador vocacional, que muitas vezes é indicado pelas próprias escolas.

Como estudar para os exames

exercícios vestibular
O estudo deve ser gradativo, não adianta querer aprender tudo na ultima hora, porque a matéria cobrada é muito grande e não vai dar tempo de estar realmente preparado.
Portanto o melhor a se fazer é começar a estudar firme desde o primeiro ano do ensino médio, cerca de 3 horas por dia fora do período das aulas, no segundo ano o estudo deve ser maior, pelo menos 4 horas por dia e no terceiro e ultimo ano do ensino médio os alunos que realmente estão interessados no vestibular, chegam a estudar de 5 a 6 horas por dia, fora do período escolar.
Para estudar e fixar os conteúdos uma boa dica é reler todos os dias a matéria vista em sala de aula e depois fazer os exercícios relacionados, nos fins de semana procure fazer simulados, pois ajudam muito.
Existem vários tipos de simulados, alguns são destinados para uma matéria específica e também existem tipos que reúnem somente questões de um determinado vestibular, como o da FUVEST, por exemplo.
Os exercícios de vestibular acabam tendo o mesmo padrão e muitos se repetem no decorrer dos anos.

Tags: ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 03/12/2008

Compartilhar