Home » Saúde

Excesso de sono durante o dia

Dormir bem é fundamental para uma boa qualidade de vida. O problema é quando o sono se torna excessivo prejudicando nosso dia a dia.

Mulher trabalhando com sonoNão há nada pior do que você ter um monte de trabalho para fazer e aquele sono insistente tirar a sua concentração. Aquela sensação de cansaço que nunca passa, indisposição e a vontade enorme de dormir a qualquer hora do dia atrapalham a rotina de quem sofre de sono excessivo. Além desses sintomas serem incômodos e indesejados, eles interferem também na vida pessoal e profissional. O sono excessivo é um problema complexo e pode ser causado por diversos fatores.

Causas frequentes

As causas costumam ser as mesmas na maioria das pessoas, veja:

Mulher estressada no trabalhoEstresse

Ele interfere na qualidade do sono durante a noite, deixando a pessoa com muito sono durante o dia.

Apineia do sono

Diminui o tempo de sono profundo por causa das paradas respiratórias, deixando a pessoa com uma sensação de cansaço.

Depressão

O sono pode ser usado como uma fuga para fugir dos problemas. O psicológico manda recados para o organismo provocando sensação de sono.

Homem dormindo em reunião de trabalhoUso de medicamentos

Alguns remédios aumentam a sonolência como é o caso dos antialérgicos.

Horas insuficientes de sono

Com o passar dos anos a necessidade de sono varia. Se 6 horas eram suficiente você pode passar a precisar de 8 horas de sono, sem que exista qualquer doença.

Tratamentos

Homem em exame de polissonografiaOs tratamentos para o excesso de sono dependem diretamente das causas. Um clínico geral pode solicitar alguns exames para saber quais fatores estão agindo e definir o melhor tratamento que pode ser a base até de medicamentos contra ansiedade e depressão. É ele também que poderá encaminhar para um especialista para a realização de exames complementares como a polissonografia. Dessa forma é possível identificar a qualidade do sono.
Outros fatores também como deficiência de vitaminas, podem intervir na intensidade do sono. Seja qual for a causa, o problema é que a sonolência interfere diretamente com nossa qualidade de vida. Por isso não perca tempo se você percebeu que o sono está excessivo e quer tomar conta de você, procure um médico para avaliar e indicar o melhor tratamento.

Tags: , ,
Publicado por Juliana
Revisado em 28/11/2011

Compartilhar