Home » Gravidez

Exame de sangue para gravidez

Logo quando surge os primeiros sintomas de uma possível gravidez, a mulher já se preocupa em realizar um teste de gravidez.

Mulher com dúvida 3

Uma dúvida que toda mulher passa, logo que senti algo estranho com o próprio corpo é: “será que estou grávida?”. Logo que essa dúvida surge, é preciso realizar um teste para descobrir a verdade, se está ou não grávida.

Os sintomas de gravidez são diversos e podem variar, e os testes de gravidez também podem ser comprados em farmácia e feitos em casa. Mas também pode ser realizado o teste de sangue, o qual é considerado mais seguro e com resultados mais garantidos.

Saiba um pouco mais sobre os sintomas da gravidez e sobre o teste de sangue:

Gravidez sintomas

O primeiro sinal que assusta muitas mulheres é o atraso ou a falta de menstruação. Quando uma mulher engravida, o seu fluxo é interrompido devido à presença do feto. Outros sintomas também são comuns acontecerem, como enjoos e tonturas. É válido lembrar que esses sintomas podem acabar não aparecendo em todas as mulheres, pois cada organismo é diferente do outro.

Mulher sentindo mal

Pode ser percebido também o aumento e dores nas mamas, com pequenas alterações, inchaço intestinal, variações no humor, dores de cabeça, aumento da frequência urinária, cansaço e até mesmo os clássicos desejos alimentares por vezes estranhos.

O ideal, ao sentir qualquer sintoma e se houver a suspeita de gravidez, é fazer um teste de gravidez ou até mesmo procurar um médico especialista o quanto antes, para que seja possível realizar um pré-natal corretamente.

Teste de Gravidez

Após o surgimento dos sintomas da gravidez, vem a suspeita da vinda de um bebê. Assim, as mulheres procuram direto o exame de gravidez nas farmácias. O teste de gravidez de farmácia é simples de fazer, além de ser barato e o resultado sai em poucos minutos. Porém é importante ressaltar que muitas vezes o resultado pode ser um falso positivo, não eliminando as chances de gravidez.

Sangue para exame

Esse teste não é 100% seguro, pois ele é feito através da urina, e algum outro tipo de alteração nos hormônios pode acabar atrapalhando no resultado do exame, dificultando a detecção do hormônio Beta hCG, que só é produzido pelo organismo feminino quando está grávida.

O exame mais seguro a se fazer é o de sangue, conhecido também como exame Beta hCG. Este exame pode ser realizado indo até algum laboratório, onde será colhida uma pequena amostra de sangue, onde o resultado é 100% confiável.

Se preferir, consulte um médico antes do exame, assim ele indicará o melhor laboratório para realização do exame, assim ele já poderá acompanhar todo o desenvolvimento da gestação.

gestante

A gravidez é um período muito bonito na vida da mulher, mas requer diversos cuidados para que o bebê possa se desenvolver de maneira saudável. A futura mamãe deve evitar a prática de tudo aquilo que possa fazer mal a criança, assim como também deve adotar hábitos de vida mais saudáveis. Uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas ajudam bastante no desenvolvimento do bebê. Por isso, tais cuidados devem ser mantidos logo nos primeiros meses de gestação.

Exames para a constatação da gravidez

Assim que suspeitar da gravidez é importante fazer um exame que constate a mesma. As pessoas costumam fazer primeiramente o teste de farmácia, o qual é feito com a urina, em seguida, fazem o exame de sangue.

Os dois exames são eficazes, pois medem a quantidade do hormônio hCG (hormônio gonadotropina coriônica humana), que só é produzido no corpo durante a gravidez. Já os testes de farmácia constatam a presença de hCG na sua urina. Dependendo da marca do teste, um pode ser mais sensível que o outro.

Tipos de exame de sangue

Existem dois tipos de exame de sangue para detectar a gravidez: o qualitativo e o quantitativo. O primeiro, diz apenas se você está grávida ou não (negativo ou positivo), já o quantitativo mostra exatamente a concentração do hCG no sangue. Esses exames consideram grávida a mulher que tem pelo menos 25 IU/l de hCG no sangue.

Muitas mulheres costumam fazer o exame de sangue sem passar pelo médico, pois grande parte dos laboratórios faz o exame mesmo sem o pedido de tal profissional. Esse exame é mais preciso porque independente de outros fatores, ele pode detectar a gravidez a partir de cerca de 12 dias depois da ovulação.

Publicado por Veronica
Revisado em 11/08/2011

Compartilhar

Veja Mais

Vídeos relacionados




Conteúdo relacionado

Quando posso fazer o teste de gravidez? - BabyCenter

O momento de fazer o teste de gravidez depende do tipo de teste: o de farmácia, feito com urina, ou o exame de sangue. - BabyCenter

Resultado do Exame de Gravidez - Beta-HCG - Médico Responde

O exame de sangue Beta-HCG já dá positivo 1 semana após a gravidez ter ocorrido mesmo ... Pílula do Dia Seguinte altera o resultado do exame de gravidez? Não. 10 ...

Teste de sangue de gravidez - Mundo Mulheres

O exame de sangue para gravidez Beta HCG é capaz de detectar a gravidez já na primeira semana de gestação. Teste de sangue para gravidez quando fazer.

Teste de gravidez: como e quando fazer - CRESCER ...

O teste mais confiável e que consegue detectar a gravidez mais cedo é o exame de sangue. Nesse caso, existem ainda dois tipos: o qualitativo, que detecta ...

exame de sangue ou Beta HCG - Canal Gravidez

Existem dois tipos de exames de sangue: O Teste Qualitativo, que mais se parece com um exame de urina, apenas detectando ou não a gravidez e o Teste Quantitativo ...

Exames de sangue de rotina na gravidez - BabyCenter

Hepatite Existe a possibilidade de você ser portadora do vírus da hepatite B e nem saber, por isso é feito um exame de sangue para detectá-lo.

TESTE DE GRAVIDEZ - COMO E QUANDO FAZER » MD.Saúde

Neste artigo vamos explicar tudo sobre os testes de gravidez. Saiba como e quando fazê-los. Entenda por que você deve esperar por pelo menos um dia de atraso ...

Exames na Gravidez - Gineco

O principal exame durante a gravidez é o ultrassom. ... Repete-se o exame de sangue para avaliar existência de sífilis e, se necessário, toxoplasmose;

Qual o melhor teste para confirmar a gravidez - Tua Saúde

O teste de gravidez de farmácia pode ser feito a partir do 1º dia do atraso da menstruação, e o exame de sangue para saber se está grávida pode ser feito 12 ...

EXAME BETA HCG - Diagnóstico de Gravidez » MD.Saúde

Mesmo quando eles são positivos, é preciso confirmar o resultado através do exame de sangue, que é o teste de gravidez mais confiável.

Como entender o exame de sangue - Tua Saúde

Para entender o exame de sangue é preciso estar atento ao tipo de exame que o médico solicitou, ... O exame de sangue de gravidez é o Beta hCG, ...

Como Interpretar um Exame de Sangue? - Canal Gravidez

Interpretar um exame de sangue nem sempre é uma coisa fácil. Isso porque normalmente ele vem acompanhado de termos médicos que não revelam aos leigos o resultado.

Exame de Sangue De Gravidez Beta hCG - engravidar.blog.br

Como funciona o exame de sangue bHCG para saber se você está grávida? Pode dar errado? O resultado sai na hora? Tire todas as tuas dúvidas aqui.

Beta HCG: entenda o resultado do exame de gravidez

No exame de beta HCG de laboratório as taxas desse hormônio no sangue são medidas, tornando o teste ainda mais sensível do que o teste de gravidez de farmácia ...

Quanto custa em média um teste de gravidez? (exame de ...

Quanto custa em média um exame de sangue que detecta gravidez?

Exame de Gravidez - Médico Responde

O exame de gravidez realizado em laboratório é o beta hCG. Esse exame avalia a presença do hormônio beta hCG no sangue ou na urina. Quando esse hormônio está ...

Quanto tempo demora pra sair o resultado do exame de ...

Alguem sabe mi dizer qnts dias demora pra sair o exame De sangue pra gravidez o Beta, vou fazer num pronto socorro, sera q sai na hora??e ele e certeza, e ...

Exame de sangue na gravidez - LetsFamily: Tudo sobre ...

O sangue da futura mãe é examinado no início da gravidez. Nesse momento, é checado seu grupo ...

Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez ...

• Já no caso do exame de sangue, é preciso que você espere pelo menos de 9 a 12 dias após a concepção para realiza-lo. Essa diferença se dá devido à maior ...

Exames de sangue da grávida | Bebe.com.br

Exames de sangue da grávida A análise desses parâmetros fornece informações preciosas para assegurar a saúde da mãe e do bebê. Entenda a função de cada um.