Home » Religião

Espiritismo ciência filosofia e religião

O Espiritismo, doutrina considerada como ciência, filosofia e religião. Os fenômenos vistos através da luz da razão e da verdade.

Planeta Terra sobre as palavras espiritismo, religião, ciência e filosofiaUm fato só é aceito como científico quando ele é explicado através de observações e experiências comprovadas. Nesse sentido o espiritismo é Ciência a partir do momento que examina a comunicação entre espíritos encarnados e desencarnados através dos fenômenos espíritas com experimentos comprovados cientificamente, é “Filosofia”, pois tem na sua essência os procedimentos morais e comportamentais que devem levar o homem à verdade de si mesmo, da vida e do mundo de Deus e é “Religião”, porque entende as obrigações do homem para com Deus, pregando a fé raciocinada, sem dogmas. Estes são os elementos que compõem o chamado tripé da Doutrina Espírita, vejamos um pouco mais:
Símbolo do átomo

Como Ciência

É ciência porque seus estudos são realizados, como disse Kardec, à luz da razão. Daí, os fenômenos que ocorrem através dos espíritos, para os espíritas, não passam de manifestações naturais, sem mistérios e sem efeitos sobrenaturais. Tudo tem uma explicação científica, portanto a comprovação de todos os seus princípios está implícita em fatos concretos existentes.

Como Filosofia

Céu com nuvensAlgumas perguntas como: De onde vim? Para que vim? E Para onde vou? Têm suas respostas a partir dos fenômenos espíritas. A Filosofia, que tem o papel de fazer as interpretações sobre a vida e concepção própria do mundo, também é assim no Espiritismo. São os conhecimentos adquiridos pelo homem à luz da verdade e ajustado à realidade.

Como Religião

JesusO espiritismo é religião porque trabalha com a transformação moral do homem. Seguem no Evangelho todos os ensinamentos de Jesus Cristo e que devem ser aplicados em todos os momentos por cada pessoa, estabelecendo os princípios de amor e caridade, expressões máximas do Cristianismo, conduzindo o homem à prática da fraternidade e da moralidade.
Jamais no mundo uma doutrina passou por tantas investigações incrédulas de cientistas e o Espiritismo nunca se importou com isso, pois a ciência só tem ajudado ao espiritismo na comprovação daquilo que acreditam e pregam.

Tags: , , ,
Publicado por Adriana
Revisado em 18/01/2012

Compartilhar