Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Meio ambiente

Espécies de animais gigantes

Alguns animais possuem um tamanho além do padrão que todos conhecem. São considerados raridade e alguns já estão extintos.

borboleta giganteQue existem muitos animais fofos ninguém discute. Mas alguns animais são verdadeiros monstros. Se nem tanto pela aparência e pelo comportamento, pelo tamanho. Isso porque são verdadeiras pequenas montanhas que se movem. Esses animais gigantes sempre existiram e ainda existem em todo mundo. Alguns são dóceis e até mesmo domesticados, mas outros, se você ver, corra! Em todo caso, vale a pena conhecer esses verdadeiros prodígios (grandes prodígios) da mãe natureza. Você conhece algum? Saiba mais sobre alguns dos maiores animais que já existiram e existem no planeta.

Espécies de animais gigantes pré históricos

tiranossauro rexNo mundo pré histórico, difícil seria encontrar algo pequeno. Isso porque a lei da selva (a sobrevivência do mais forte), nunca foi tão realidade quanto em um mundo povoado por predadores, como no mundo pré histórico. Atualmente, temos apenas indícios do que foram os animais que andavam sobre a terra, mas a ciência descobre alguns que foram verdadeiros edifícios ferozes. É o caso do grande rei das selvas pré históricas, o Tiranossauro Rex, com mais de dois metros de altura e um apetite assustador (assustador principalmente porque ele era carnívoro!). Animais solitários, os tiranossauros só se mantinham em grupo durante o tempo em que o filhote não podia se proteger. Depois, os pais carinhosos o abandonavam à própria sorte, e o pequeno era obrigado a aprender a sobreviver sozinho.

Outro grande, para não dizer imenso, habitante do mundo pré histórico foi o Brontossauro, ou como também é conhecido, o Apatossauro. Com um pescoço incrivelmente longo, desenvolvido para alcançar o alto das arvores pré históricas (sendo que as arvores capazes de alimentar esse bichinho eram muito altas), foi o maior herbívoro da Terra. Media entorno de pequenos 23 metros de comprimento, 10 metros de altura e pesava em torno de 35 toneladas, o que fazia que sua corrida (que quase não acontecia pois era preguiçoso) causasse um verdadeiro terremoto.

Espécies de animais gigantes da Amazônia

jacaré-açuA maior floresta do mundo não deixa de surpreender. Ainda que com animais bem menores que os dinossauros, alguns animais gigantes povoam suas matas e fazem os pequenos seres tremerem com seu tamanho e ferocidade. Um exemplo é justamente um dos parentes do brontossauro, o jacaré-açu. Um dos maiores predadores da Amazônia, pode atingir até 6 metros de comprimento, e pesar gordinhos 300 quilos. Pode engolir uma vitima inteira com uma abocanhada, mas quando ela é grande, ele a prende com sua mandíbula e a balança no ar, partindo-a ao meio.

Espécies de animais gigantes da Austrália

Triboniophorus aff. GraeffeiCom um nome nada fácil de se pronunciar, a Triboniophorus aff. Graeffei, ganha o título nada invejável de maior lesma do mundo, podendo chegar até a 20 centímetros de comprimento. E se você já acha assustador encontrar uma lesma desse tamanho, imagine se ela tiver uma cor um tanto quanto psicodélica, como, por exemplo, rosa, que é o caso da nossa Triboniophorus aff. Graeffei.

E se ainda não for bizarro o bastante, ainda podemos atribuir outra característica diferente a esse bichinho das demais lesmas: ela é carnívora. Então, apesar de ela não representar riscos aos humanos, se a encontrar, corra!

Baleia azul

A grande exploração da fauna é algo muito comum não somente por pesquisadores, assim como muitos curiosos também realizam procuras para conhecer ainda mais e melhor sobre os aspectos e características dos bichos, visando àqueles que são menos comuns e que podem ser considerados raros, explorando como era sua vivência, estética, dentre outros detalhes.

Há uma série de espécies de animais que podem ser considerados gigantes, seu tamanho ultrapassa o de muitos outros do reino animal, fazendo com que os mesmos se tornem surpreendentes e muito explorados, podendo separá-los de acordo com o período ou até mesmo lugar onde se originaram ou ao menos foram encontrados. Conheça algumas espécies enormes de animais.

Espécies de animais gigantes pré-históricos

Seres pré-históricos

É muito comum ouvirmos falar em período pré-histórico, muitas características e evoluções se deram daquele tempo até os dias atuais, inclusive em questão da fauna apresentada naquele tempo, fazendo com que fosse possível encontrar uma série de espécies de animais gigantes e desconhecidos, porém sem que tivessem sobrevivido por seleção natural ou desastres. Um dos animais gigantes pré-históricos mais conhecidos é o dinossauro, este é um réptil, de grande porte, vivendo no período Jurássico, sendo muito comum visualizar sua estética representada em filmes e até mesmo museus, além de que alguns destes estabelecimentos apresentam até mesmo a representação de sua estrutura óssea.

O animal mais curioso do período pré-histórico é a preguiça-gigante, ela pode ser considerada semelhante à preguiça que conhecemos hoje em dia, porém com seu porte muito maior, até mesmo chegando a entrar em contato com os homens da época, porém sendo extinto há cerca de 10 mil anos. O mastodonte também é um animal admirável, ele é muito semelhante aos elefantes, assim é possível perceber qual seu tamanho, com aproximadamente 3 metros de altura, pesando cerca de 6 toneladas. Foram extintos na mesma época da preguiça-gigante. Os mamutes também eram animais gigantes da pré-história, eles ainda são representados em filmes e desenhos, com grandes presas e porte grande.

Espécies de animais gigantes da Amazônia

Peixe-boi

A Amazônia também é repleta de espécies curiosas e gigantes que se destacam, o peixe-boi é uma delas, parecendo um bicho aquático, porém sendo um mamífero, podendo ficar tranquilamente na água sem a necessidade de subir até a extremidade para respirar durante 20 minutos. Mesmo sendo gigante e, para muitos, assustados, o peixe-boi é um animal tranquilo que se alimenta basicamente de plantas.

O jacaré-açu também é um dos maiores, e mais temidos, animais da Amazônia, medindo cerca de 3 metros e pesando aproximadamente 300 quilos, sendo um grande predador e alimentando-se de diferentes outros bichos, inclusive os mais ferozes.

Espécies de animais gigantes da Austrália

Tubarão brando

O tubarão branco é uma das espécies de animais gigantes encontradas na Austrália, muitos moradores e visitantes do país até mesmo sentem medo do ataque deste grande animal, já podendo registrar dois casos recentemente.

Ainda há o crocodilo de água salgada, estes que vivem na Austrália podem chegar até 7 metros de comprimento, se tornando um dos bichos mais gigantes da região, além de temidos e robustos.

No vídeo abaixo você confere fotos de animais gigantes:

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 23/10/2013

Compartilhar