Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Meio ambiente

Espécies de animais exóticos

Não deixe de conferir com apenas um clique algumas das espécies de animais mais exóticos do Brasil e de outros países.

Animais exóticos

Sabe aqueles bichos estranhos, aqueles que você nunca viu em nenhum outro lugar? Estas são consideradas espécies de animais exóticos, todo ser que sobrevive fora do seu habitat natural, é considerado um animal exótico. Estes animais correm mais risco de vida em relação aos outros, pelo simples fato de não estar em seu lugar natural, o animal tem que se virar nos 30 para conseguir alimentos e fugir e proteger-se de predadores.

Alguns animais exóticos, são feios, outros estranhos, ou engraçados, uns são até bonitinhos, os biólogos e cientistas procuram estudar e descobrir várias características sobre estes animais como, o que eles comem, como respiram, como funciona seu organismo, do que precisam para viver, qual seu ponto fraco, enfim.

No Brasil e no mundo é possível encontrar animais nada comuns, quando um animal é exótico, ou seja, está fora de seu habitat natural e ameaçam as outras espécies nativas e humanos também, ele é chamado de animal exótico invasor, pois eles acabam disputando os recursos naturais como, água e alimentos. Veja neste texto algumas espécies de animais exóticos do Brasil e do mundo, cada uma delas com suas especificidades, então conheça agora estas criaturinhas.

Espécies brasileiras de animais exóticos

Existem várias espécies de animais exóticos aqui no Brasil, porém algumas delas foram trazidas de outros países. A rã-touro veio dos Estados Unidos, para servir ao mercado de carnes exóticas, que faz bastante sucesso por causa do crescimento rápido e resistência a enfermidades. O lagostim-vermelho que também veio dos Estados Unidos existe em mais de 30 países, é um grande reprodutor, é forte e resistente às condições naturais.

Rã touro

Outra espécie exótica é o caracol gigante africano, este animal é encontrada na Paraíba, também inserida no país com objetivo de atender a culinária, esta espécie se alimenta de vegetais, desta forma acaba destruindo agriculturas e transmitindo doenças inclusive para os humanos. O mexilhão dourado foi trazido da Ásia para o Brasil, usado como lastros de navio, este animal é o responsável por entupir encanamentos de hidrelétricas.

caracol gigante africano

O javali é natural da Europa, este compete território com porcos do mato, além de destruir lavouras. Os peixes, carpa e tilápia, são originais da África e Ásia, estes animais aumentam o pH e o nível de oxigênio da água, a tilápia é capaz de causar erosões, pois costuma cavar buracos nas bordas do lago como ato reprodutivo.

Javali

Espécies internacionais de animais exóticos

Agora vamos aos animais exóticos que estão espalhados pelo mundo. Tarsier, conhecido também como Tarsius, uma espécie comum no sudeste da Ásia, um animal bem pequeno com hábitos noturnos, uma coisa inusitada neste animal é que ele tem olhos enormes e 34 dentes.

Tarsier

Coelho Angorá, umas das espécies mais antigas do mundo é da Turquia, ficou famoso na Europa. Cão de Komondor, de origem húngara, o destaque deste animal é seu pelo que cresce muito, parecem até cabelos humanos.

Coelho Angorá

Aye Aye parece um animal assustador, encontrado em Madagascar o animal é conhecido pela boa visão noturna e pelos dedos que são capazes de encontrar larvas em buracos de árvores.

Aye Aye

Interessante não é? Com certeza pelo menos algum destes animais aqui, você nunca tinha visto antes.

Por definição a palavra exótica é definida como algo estranho e diferente dos demais, essa definição é bastante propícia para muitos animais considerados raros e diferentes por conterem características e aspectos físicos bem chamativos.
Todas as espécies de animais denominadas exóticas são aquelas que vivem em ambientes diferentes de seu habitat natural. Muitas espécies de animais exóticos são retiradas de seu ambiente para viver em outros devido às ações humanas.
No planeta terra existem milhares de espécies diferentes de animais e muitas delas se inserem nos grupos dos animais exóticos devido a curiosidades dos homens. Muitos ambientalistas e biólogos afirmam que a introdução de uma espécie de um animal em um local estranho pode haver um desequilíbrio ecológico devido à falta de acomodação quando os animais nativos acabam se tornando predadores perigosos ou quando a espécie se familiariza com o ambiente se proliferando ou se reproduzindo com outras espécies.

Espécies brasileiras de animais exóticos

A fauna brasileira é rica e considerada uma das mais lindas e vastas do mundo. O Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e a Mata Atlântica brasileira são exemplos de ambientes para muitas espécies de animais exóticos e nativos. Um desses animais é o Tamanduá bandeira que é considerado um dos animais mais estranhos já vistos, ele contém características diferentes e possui uma língua de aproximadamente 60 centímetros.
Podemos encontrar em algumas regiões brasileiras outros animais exóticos como Tatu-Canastra, Teiú, Quati, Mico-Leão-Dourado, Lobo - guará, Galito, Onça parda, Pato mergulhão, Tucano toco, Jacaré do pantanal, Arara-azul, Iguana Verde. Uacaris de cabeça vermelha, Macaco prego, Jaguatirica, Cachorro do mato, Bugio, Araçari-banana, Saíra-lagarta, Jandaia-de-testa-vermelha entre outros. Muitos dessas espécies de animais exóticos brasileiros estão sendo extintos devido à curiosidade e ambição dos homens.

Espécies internacionais de animais exóticos

Os animais exóticos são curiosos e infelizmente muitos deles acabam se tornando extintos. Por conterem características bizarras acabam se tornando alvos fáceis do contrabando e até mesmo em pesquisas cruéis levando a morte. Muitas espécies que jamais imaginávamos ver um dia são encontradas pelo mundo, apesar de serem animais curiosos é necessário mantê-los em seu habitat para que não haja o desequilíbrio.
Entre as espécies internacionais de animais exóticos mais bizarros e curiosos estão Tarsier, espécie de morcego que tem os olhos esbugalhados e pesando 200 gramas, Coelho angorá também muito curioso por seus pelos em excesso cobrirem todo seu corpo inclusive os olhos.
O Cão de Komondor é uma raça húngara diferente, pois seus pelos não param de crescer, eles contém essa característica devido o cruzamento de cães com lobo. Espécies como Macaco Imperador Tamarin, Aye Aye, Salamandra axolotl, Caracol Hagfish são alguns dos animais exóticos encontrados no mundo e muitos deles são experiências feitas através de laboratório e cruzamento entre raças.

Muitas espécies de animais exóticos são conhecidas também como animais invasores que medem força com animais nativos que acabam ganhando território se tornando muitas vezes perigosos a saúde humana.
Assista ao vídeo e veja imagens de mais algumas espécies de animais exóticos pouco conhecidos.

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 23/01/2014

Compartilhar