Home » Emprego

Entrevista para o primeiro emprego

É normal estar nervoso para uma entrevista de emprego, mas é preciso estar preparado para enfrenta-la e não cometer erros comuns.

New Job - Primeiro empregoO primeiro emprego é o início de uma nova fase na vida de qualquer jovem ou adolescente, pois a maioria das pessoas inicia a vida profissional entre os 16 e 20 anos. As vagas para ingressantes variam entre estágios, vagas para menor aprendiz ou o trabalho registrado de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O mercado de trabalho tem sede de colaboradores que sejam qualificados e estejam dispostos a “vestir a camisa” da empresa e disponibilizado inclusive horas fora do expediente quando necessário. E você que está prestes a fazer a primeira entrevista de emprego, sabe como se portar? Tem ideia do que será perguntado pelo entrevistador e avaliador? E além dessas coisas, sabe que roupa vestir para estar bem apresentável? Veja nossas dicas e se prepare para a entrevista do primeiro emprego, que é a porta de início de uma carreira profissional.

Dicas de entrevista para o primeiro emprego

CurrículumPara a primeira entrevista de emprego você deve estar preparado. Siga nossas dicas e “venda seu peixe” com satisfação. A primeira coisa a se fazer é um bom currículo, capriche no modelo, destaque suas qualificações, seja pontual, se possível chegue ao local da entrevista com meia hora de antecedência, ouça atentamente o entrevistador, não fique cortando a fala dele, mantenha a integridade, jamais coloque no currículo algum curso ou algo que você não sabe fazer.

Pesquise um pouco da história da empresa antes da entrevista, procure no site da empresa ou até em outros meios, assim você pode demonstrar com melhor precisão como pode contribuir para a empresa. Vá pensando no que falar e ensaiando alguns pontos que você queira expor.  Mantenha-se sempre contido e em seu lugar de entrevistado e boa sorte.

Perguntas de entrevista para o primeiro emprego

Homem entrevistando mulher para empregoVocê quer de antemão o que pode ser perguntado para você pelo entrevistador? Então veja aqui as dúvidas mais frequentes em entrevistas de emprego. Provavelmente você terá de responder quais são suas maiores qualidades, seus pontos negativos ou defeitos. Muitos entrevistadores perguntam o que te levou a buscar a vaga e de que forma você pode contribuir par a empresa e se você se considera apto para exercer aquela função.

É comum também perguntarem se é capaz de cumprir prazos com agilidade ou trabalhar sob pressão. São apenas alguns exemplos de questionamento o qual você pode enfrentar, portanto prepare-se.

O que vestir numa entrevista para o primeiro emprego

Homem se arrumando para entrevistaO que vestir em uma entrevista de emprego? Esta é uma pergunta pertinente e que jamais deve ser ignorada. O visual deve ser adequado à ocasião, pois a primeira impressão vai marcar com certeza. Para as mulheres, nada de roupas curtas, nem cores chamativas, nem decotes ou looks que pareçam vulgar. Vista uma camisa, calça social e sapato de salto preto clássico, ou vestido não muito decotado e no mínimo na altura dos joelhos.

Já os homens, é necessários fazerem a barba, limpar as unhas e caprichar no penteado. A roupa pode ser camisa social de manga longa ou camisa gola polo, calça jeans sem lavagem ou social, sapato social ou sapatênis. Agora é só arrasar na entrevista, pois já dizia o velho sábio, o trabalho nos dignifica.

Assista ao vídeo Modelo de Currículo Simples do Portal Zun e saiba como fazer o seu:

aperto de mão e executivos ao fundo
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, só o fato de ter o currículo selecionado para uma entrevista de emprego já é um grande passo, principalmente para os novatos no mercado de trabalho, mas, além disso, o contato pessoal é um dos pontos mais importantes quando o assunto é a tão esperada e temida entrevista de emprego.
É neste momento que o candidato tem a chance de mostrar para o entrevistador suas habilidades, seu conhecimento técnico, suas qualidades pessoais, sua desenvoltura, enfim, tudo aquilo que é de grande importância para o mercado de trabalho.
E, é muitas vezes a falta de experiência de como se comportar, se vestir e agir diante do selecionador que faz com que a primeira entrevista seja uma catástrofe, por isso, se você quer garantir seu espaço no mercado, confira algumas dicas importantes para se sair bem na entrevista para o primeiro emprego.

Dicas de entrevista para o primeiro emprego

O nervosismo e a ansiedade ficam a mil na entrevista para o primeiro emprego, mas é muito importante manter a calma e, para isso, o ideal é sempre treinar antes com algum amigo ou familiar, pois é na entrevista que você tem a chance de passar autoconfiança.
Ao se comunicar com o entrevistador deixe de lado as gírias, mas isso não significa que precise decorar palavras difíceis, o ideal é aprimorar a comunicação, a qual deve ser clara e objetiva, além de um bom posicionamento ao conversar, ou seja, olho no olho com o entrevistador.
Entrevista de emprego
Outra dica importante é falar somente o necessário, ou seja, responda às perguntas de maneira breve e concisa, deixando sempre bem claro o seu interesse pela vaga e no seu futuro profissional.

Perguntas de entrevista para o primeiro emprego

Depois de um currículo bem elaborado, objetivo, claro e completo, a entrevista de emprego é o fator mais importante para conquistar a vaga que tanto almeja. Na entrevista do primeiro emprego algumas perguntas são bem frequentes, porém, segundo especialistas não há respostas prontas, pois tudo depende do que a empresa procura no profissional, tanto no âmbito técnico como também no âmbito comportamental.
Candidato sendo entrevistado
As perguntas prediletas dos entrevistadores são: o que você espera da empresa, por que devemos te dar a vaga, quais são suas principais qualidades e defeitos, quais são seus pontos fortes, o que almeja para o futuro, qual a posição mais adequada para o seu perfil, o que pretende trazer para empresa se for contratado, enfim, perguntas estas ,que deixam os candidatos com os nervos à flor da pele, mas, lembre-se o importante é manter a calma e não prolongar muito as respostas.

O que vestir em uma entrevista para o primeiro emprego?

Outra dúvida bastante comum no que se refere à entrevista para o primeiro emprego é com relação ao que vestir. No caso dos homens, as roupas adequadas para a entrevista de emprego são os looks que trazem equilíbrio entre o casual e o sofisticado, lembrando sempre da vaga a qual está concorrendo, ou seja, se for um cargo de importância na empresa, a entrevista requer roupas sofisticadas.
Já para as mulheres, a escolha da roupa para a entrevista é mais complicada, pois a variedade de looks é imensa, mas, deve-se sempre manter uma relação entre o casual e o social, tendo sempre em mente o cargo almejado.
executivos com roupas sociais
A entrevista para o primeiro emprego é sempre complicada, sendo positiva para alguns e negativa para outros, mas caso não seja selecionado, encare isso de maneira positiva, pois a entrevista ajuda a adquirir experiência e autoconfiança.
E, se sua dúvida é com relação ao preenchimento do currículo, confira um vídeo do Portal Zun no Youtube que explica sobre modelo de curriculum simples:

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 23/10/2013

Compartilhar