Home » Religião

Entendendo a religião espírita

Para quem não conhece a doutrina espírita, veja aqui como ela é, seus principais nomes e algumas de suas curiosidades!

Espiritismo luzApesar de ser bastante antiga, com mais de cem anos, o espiritismo encontra ainda hoje bastantes obstáculos e preconceito por parte daqueles que não são espíritas.

Apesar de ser uma das religiões com uma das mais belas filosofias religiosas, muitas pessoas ainda se assustam e especulam erradamente sobre ela.

E com certeza existe um espírita próximo a você, uma vez que o espiritismo é uma das maiores religiões em adeptos e simpatizantes do país, e nos últimos anos vêm crescendo consideravelmente.

E você? Conhece sobre ela? Se não, conheça um pouco mais sobre o espiritismo:

Religião espírita origem

Allan KardecHá quem diga que sempre houve movimentos espíritas no mundo, desde a antiguidade.

A conversa com os mortos e sua influência sobre a vida dos vivos já era conhecida mesmo antes de Cristo. Basta pensar que quase todas as mitologias do mundo relataram experiências envolvendo os mortos ou o mundo dos mortos. Entretanto, essa visão nunca foi ordenada precisamente em uma doutrina clara e absoluta sobre o tema, até o século XIX.

Foi na busca pela verdade absoluta que a luz se acendeu na França para um estudioso das artes sobrenaturais. O Espiritismo, também chamada de Doutrina espírita, começou com a escrita dos livros que serviriam como base para ela, pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que se tornaria mais conhecido mundialmente pelo seu pseudônimo, Allan Kardec.

Como um grande estudioso, Kardec esteve atento aos fenômenos sobrenaturais, registrando suas experiências e seus contatos com este mundo invisível em seus cinco livros que hoje competem no centro da religião espírita. São estes livros O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

Para criar esta religião, entretanto, Kardec não se baseou apenas em teoria, mas se fundamentou em perspectivas científicas, sendo que hoje o espiritismo é considerado uma religião bastante científica.

Religião espírita no Brasil

Chico XavierA chegada do movimento espírita no Brasil foi bastante rápida, e hoje o Brasil é um dos países com mais adeptos da religião no mundo, sendo que também é o país onde esta mais se desenvolve.

Foi em 2 de janeiro de 1884, no nosso Rio de Janeiro, que foi inaugurada a Federação Espírita Brasileira.

Desde sua fundação, a Federação espalhou por todo país sua doutrina, tendo como objetivo a antropologia, a educação, a cultura e, naturalmente, a religião, já tendo publicada mais de 40 mil livros sobre o tema.

Foi também no Brasil que surgiu um dos nomes mais importantes no mundo do movimento, o médium Chico Xavier.

Religião espírita curiosidades

Mãos caridadeDiferente do que muitos pensam, o movimento espírita adere muitos dos ideais cristãos, buscando na bíblia, em especial no sermão da montanha, muitos de seus alicerces.

Deste modo, o estilo de vida espírita se assemelha grandemente ao do cristão, buscando a caridade, a fraternidade, e o mesmo espírito de fé que une seus irmãos.

Juntamente com isso, eles completam a doutrina com elementos como a mediunidade e a reencarnação, sendo muitas vezes demonstrada a relação bíblica com estas doutrinas.

Ainda tem algumas dúvidas sobre a doutrina espírita?

Espiritismo

Para os católicos, entender a religião espírita pode não ser algo tão fácil, pelo simples fato de que a mesma prega que Jesus Cristo não foi o enviado de Deus à Terra dos homens e, sim, apenas um espírito mais evoluído que os demais que aqui estavam e, por isso, serviu como um guia para a humanidade. Diferente de outras religiões, o espiritismo na verdade é uma doutrina e não uma religião, tem sua origem “oficial” mais recente, conforme veremos a seguir, porém existem traços perpetuados na história da humanidade desde os tempos mais remotos.

Origem da religião Espírita

A crença e a prática da comunicação com os espíritos existiu em todas as nações. O fenômeno espiritual que ocorreu ao longo da história humana, com pessoas sendo encantadas, inspiradas e influenciadas pelos espíritos inteligentes. Durante momentos de êxtase, em sonhos, devaneios, induzido por meditações profundas as pessoas têm experimentado a consciência do espírito. Na verdade, a história, a literatura, o direito e os contos de fadas populares da humanidade estão cheios de seres espirituais místicos de boas e más índoles.

Espíritas em ritual

Nos tempos antigos, o homem primitivo não tinha nenhuma dúvida de que os seus antepassados ​​sobreviveram à morte e cultuar os seus ancestrais era uma forma de religião. Algumas pessoas tinham habilidades psíquicas, semelhantes aos médiuns modernos e estavam cientes de forças psíquicas do mundo dos espíritos e podiam se comunicar com os povos do espírito. Os gregos consultavam oráculos e os egípcios e romanos praticavam a adivinhação e a profecia para obter orientação dos deuses. Ainda hoje, algumas culturas têm seus feiticeiros e xamãs, que invocam os poderes do espírito para a cura e dar orientação, contudo, de uma maneira oficial, a religião espírita surgem na França do século XIX através do pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail, nome natural de Allan Kardec.

A religião Espírita no Brasil

Nos dias atuais, o Brasil é o país com a maior comunidade espírita de todo o mundo, sendo que segundo os últimos números do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) existem em torno de 2,3 milhões de brasileiros adeptos a doutrina espírita. Foi no Brasil, também, que nasceu o maior médium da história (atrás apenas de Allan Kardec). Este foi Francisco Cândido Xavier que nasceu no ano de 1910 e faleceu em 2002. Chico Xavier, como ficou conhecido em todo o mundo, escreveu como “co-autor” do espírito Emmanual mais de 400 obras psicografadas, sendo que toda a renda de seu trabalho foi revertida para as causas sociais.

Chico Xavier

Nos últimos anos, Chico Xavier foi o maior arrebatador de novos seguidores sendo que segundo ele, o espírito de Emmanuel foi, em um primeiro momento, o senador romano Publius, depois um escravo cristão por foi totalmente dilacerado por leões e, por fim, pelo padre Manuel da Nóbrega. A morte de Chico Xavier deixou milhares de seguidores e leitores em todo o mundo, porém o crescimento da doutrina persiste, principalmente, no Brasil mesmo sem a existência de um grande líder.

Curiosidades sobre a religião Espírita

Entre algumas das principais curiosidades sobre a doutrina espírita, podemos citar que, para a crença, os homens (homem e mulher) vivem cercados de espíritos ao seu redor, sendo que alguns são bons e outros maus; a morte de uma pessoa não é considerada o fim e sim apenas o encerramento de uma etapa para o início de outra em um outro plano, uma evolução do espírito que quando reencanar estará mais evoluído; e existe vida em outros planetas.

Além disso, a doutrina não possui nenhum símbolo considerado sagrado.

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 26/11/2013

Compartilhar