Home » Documentos

Emissão 2 via CPF

Confira como retirar a segunda via do CPF, um dos documentos mais importante para o cidadão, que garante direitos e deveres.

CPF

Obter alguns documentos necessários para a realização e efetivação de diferentes processos é essencial para que um indivíduo possa obter vários benefícios e possa concretizar até mesmo a compra de alguns bens ou cadastramento em outros sistemas variados, devendo apresentar o número de inscrição.

O Cadastro de Pessoa Física, também chamado de CPF, é um documento que se tornou essencial para a efetivação de vários processos, assim como aquisição de bens maiores, cadastramento em sistemas e realização da comprovação do imposto de renda, possuindo várias finalidades e objetivos. Com a perda ou roubo do CPF, é necessário que uma pessoa realize a missão da segunda via do documento.

Documentos necessários para emissão da 2ª via CPF

Para retirar a segunda via do CPF, os solicitantes deverão comparecer aos locais de emissão, carregando consigo, alguns documentos que variam de acordo com a idade da pessoa que está requisitando o serviço. Os indivíduos que possuem menos de 16 anos deverão comparecer ao local, carregando documentos como: documento de identificação do titular da inscrição, documento de identificação do representante legal do titular da inscrição no CPF, documento legal que comprove o direito de representar o titular da inscrição no CPF e documento que comprove a inscrição no CPF.

cpf na mão

Já para os maiores de idade, as solicitações de documentos que deverão ser carregados para a emissão da segunda via do CPF são em número reduzido, as pessoas que se enquadram nesta categoria somente deverão carregar consigo, para o ato de solicitação, o documento de identificação e o documento que comprove a inscrição no CPF, podendo prontamente obter a segunda via do CPF mediante a apresentação dos dois itens comprobatórios citados acima.

2ª via do CPF preço

Para a retirada da segunda via do CPF, é necessário que o solicitante pague uma pequena taxa para obter este documento em mãos, o preço que deverá ser pago é de R$5,50, comparecendo às unidades do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios.

Cadastro de pessoa física

Caso o indivíduo queira seu comprovante de inscrição do CPF para atuar como segunda via do documento, assim como será especificado logo abaixo, o mesmo poderá obtê-lo sem a necessidade de pagar qualquer valor, usufruindo do serviço online que é distribuído pela Receita Federal.

Emissão 2ª via do CPF online

Hoje em dia não é mais dado ao indivíduo em questão um cartão azul com aspectos parecidos com um cartão de crédito que, anteriormente, era emitido pelo Banco do Brasil, ele foi substituído pelo processo online de comprovante de inscrição, assim a segunda vida poderá ser requisitada até mesmo pela internet, promovendo o conforto e comodidade de um solicitante.

3 cpf

A pessoa que deseja realizar a emissão da segunda via do CPF online deverá acessar a página da Receita Federal e optar pela vertente de pessoa que declarou, ou não, o imposto de renda nos últimos dois exercícios.

De acordo com a escolha realizada, determinados dados serão pedidos para que o indivíduo possa acessar seu comprovante de inscrição do CPF, podendo emiti-lo para atuar como segunda via do documento sem mais grandes procedimentos burocráticos.

Assista ao vídeo do Portal Zun CPF consultar Receita Federal e veja mais informações sobre o documento:

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 10/03/2018

Compartilhar