Home » Documentos

Dupla cidadania italiana

Para conseguir a dupla cidadania italiana é preciso reunir alguns documentos que comprovem a origem da sua família. Veja mais detalhes.

Hoje iremos falar um pouco sobre a dupla cidadania Italiana, mas em primeiro lugar você sabe o que realmente seria a dupla cidadania ou dupla nacionalidade?

Então vamos lá, não importa qual das duas frases você irá usar, o significado em que ela quer passar é o mesmo, ter duas nacionalidades, por tanto qualquer um dos termos usados estão corretos.

Brasil-e-Italia

Quando a criança nasce ela é registrada, e naquele momento de registro ela irá ter a sua nacionalidade na nação a qual se encontra, por exemplo: quem é registrado no Brasil é brasileiro, toda pessoa tem a cidadania dita como “jus soli” cidadania ao país em que nasceu e temos a outra cidadania chamada de “jus sanguini” que quer dizer cidadania de sangue, com a junção das duas, temos a dupla cidadania.

Hoje vamos responder a três perguntas básicas sobre o assunto.

Quem tem direito a dupla cidadania Italiana?

Para obter também a cidadania Italiana, existem algumas regras básicas para isso, e neste artigo iremos explicar para vocês quais são.

Todos que tiverem descendência Italiana têm direito a ela, tetranetos, trinetos, bisnetos, netos e filhos de Italianos têm direito tanto a cidadania italiana quanto a dupla cidadania italiana, vejamos as regras:

checkin-Italia

  • Bisavô italiano (homem), avó (mulher), filho(a) que nasceu antes de 01/01/1948, não tem este direito.
  • Bisavô italiano (homem), avó (mulher), filho(a) que nasceu depois de 01/01/1948, tem direito.
  • Bisavô italiano (homem), avô (homem), filho(a), não importando a data de nascimento, tem direito.
  • Avó italiana (mulher), filho(a), que nasceu antes de 01/01/948, não tem direito.
  • Avó italiana (mulher), filho(a), que nasceu depois de 01/01/1948, tem direito.
  • Avô italiano (homem), filho(a), não importando a data de nascimento, tem direito.

Como conseguir a dupla cidadania italiana?

Se você olhou a lista acima e viu que você tem direito a dupla cidadania, ótimo você esta no passo certo agora. Agende seu horário no consulado italiano munido de todos os documentos:

documento-italiano

Para filhos de italianos é preciso a certidão de nascimento, certidão de casamento ou ainda certidão de óbito (em casos de o antecessor ter falecido) e carteira de identidade do pai ou da mãe do requerente.

Em caso de netos, bisnetos, trinetos e tetranetos de italianos os mesmos documentos para filhos, porém de todos os ascendentes da família.

Como conseguir a dupla cidadania italiana por meio do casamento?

Em casos de cidadania herdada por casamento também é simples, se o casamento aconteceu antes de janeiro de 1983 a transição será automática, para casamentos que ocorreram depois de janeiro de 1983, é preciso esperar três anos para dar entrada no título.

cidadania-italiana-casamento

Lembrando que os documentos necessários para herança matrimonial são: certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de identidade do conjugue.

Tags: , ,
Publicado por Lucimari
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar