Home » Educação

Diversidades culturais do Brasil

Rico na variedade de culturas influentes em nosso território, o Brasil possui um pouco do mundo em cada pedaço do território.

bandeira do Brasil pintada no olho

Nosso país é rico em cultura devido a mistura de raças que só encontramos no Brasil, conheça agora a diversidade cultural de cada região da Pátria amada, Terra adorada.

Diversidades culturais do norte do Brasil

A região Norte é repleta de eventos culturais, as festas que se destacam: o Círio de Nazaré em Belém no Pará, e o festival de Parintins no Amazonas, conhecido também como a festa do Boi Bumbá. E quem já não dançou ou pelo menos se mexeu ao ouvir o carimbó?

boi bumbá

Um ritmo também típico da região, também o congo, Folia de Reis e a Festa do Divino. O Norte do Brasil tem forte influência indígena e os pratos mais locais são: a carne de sol, o tucupi e o tacacá.

Diversidades culturais do nordeste do Brasil

A região Nordeste é sinônimo de animação, o carnaval de Salvador e Olinda são festas alegres que atraem pessoas de todos os lugares, outras festas e danças da região são: o bumba meu boi, maracatu, terno de zabumba, frevo, marujada, capoeira, entre outros.

frevo

A literatura de cordel e as ilustrações de xilogravura também marcam a cultura nordestina, sem falar no artesanato. Os pratos típicos são: peixes, frutos do mar, vatapá, carne de sol, buchada de bode, sarapatel, acarajé, feijão-verde, canjica, arroz doce, bolo de fubá, bolo de massa de mandioca, tapioca, cocada, broa de milho, entre tantos outros.

Diversidades culturais do centro-oeste do Brasil

A diversidade cultural da região Centro-oeste é bem misturada, pois recebeu a influência de outras regiões. Suas manifestações típicas são a cavalhada e o fogaréu em Goiás, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul o cururu.

cavalhada

A culinária baseia-se em arroz carreteiro, sopa paraguaia, arroz com pequi, arroz boliviano, empadão goiano, angu, pamonha, cural e peixes do pantanal, como pacu, dourado, pintado e outros.

Diversidades culturais do sudeste do Brasil

Agora vamos para Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a região sudeste. São várias as comemorações locais, festa do peão de boiadeiro, festa do divino, festa da páscoa, carnaval que merece destaque pelas escolas de samba que atraem turistas internacionais, dança de velhos, e outras festas.

feijoada

A culinária recebeu influência indígena, dos escravos e dos imigrantes europeus e asiáticos, você adoraria provar o bolinho de bacalhau, moqueca capixaba, feijoada, aipim frito, picadinho, virado à paulistana, cuscuz paulista, pão de queijo e doce de leite mineiro, pizza e muitas outras coisas gostosas.

Diversidades culturais do sul do Brasil

Agora vamos para a região mais linda do Brasil, a Europa brasileira. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Lugares lindos sim, que apresentam aspectos culturais mais fortes herdados de italianos e alemães, por isso quem vai para lá se sente na Europa, mas isso no Estado do RS.

gaúchos comendo churrasco e bebendo chimarrão

As festas típicas são a festa da uva, instaurada pelos italianos e a Oktober Fest, pelos alemães. Já, no Paraná, essa figura europeia começa a desaparecer, nas regiões mais próximas do Estado ainda permanecem, mas a região Norte e Noroeste do Estado puxaram o jeitinho da região sudeste, mas ainda assim é Sul. Visitando a região, você não pode deixar de provar um bom vinho, churrasco, chimarrão e o barreado.

Veja mais sobre a diversidade cultural do Brasil neste vídeo do Youtube:

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 17/01/2014

Compartilhar