Home » Educação

Diferença entre poema, poesia e soneto

Os poemas, poesias e sonetos são antigos, porém até hoje as pessoas gostam de lê-los. Conheça a diferença entre essas modalidades.

Cecília MeirellesPor séculos e séculos as poesias, poemas e sonetos vêm atravessando a história, contando histórias e tornando-se o texto de bolso e objeto de estudo de muita gente.

Esses gêneros literários foram e são até hoje registrados por milhares de escritores, autores e poetas espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Muitos deles escreviam estes poemas como forma de protesto por conta da repressão artística e a censura, outras formas de protesto também são temas de vários poemas como, a violência contra mulheres, o amor não correspondido, a censura, o preconceito e machismo sobre as mulheres, assim como o amor platônico, a paixão entre casais, a revolta de trabalhadores entre tantos outros temas.

Até hoje estes temas são abordados nas poesias de escritores contemporâneos, embora as obras de autores mais antigos são as mais famosas que se eternizaram. Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Olavo Bilac, Manuel Bandeira, Cora Coralina e mais outros nomes que marcaram o poema, a poesia e o soneto no Brasil. Mas existe uma diferença entre esses tipos, saiba aqui o que é exatamente cada uma dessas modalidades e suas diferenças.

O que é poema

Manuel Bandeira 2O poema é um gênero literário escrito em versos, que são as linhas, seguindo sempre um ritmo silábico, que é o ritmo das sílabas, a entonação com as quais elas devem der lidas.

A diferença do poema para a poesia é mínima, um poema não tem a intenção de expressar o belo, a arte e o sentimentalismo.

O poema pode ser considerado uma obra de poesia, e usa como elemento principal a palavra.

Na prática muita gente confunde o poema com a poesia, até mesmo estudiosos da área relatam que os dois são uma coisa só, isso se dá por causa da diferença entre os dois que é bem pequena, fácil de confundir.

O que é poesia

Carlos Drummond de Andrade

A poesia, assim como o poema é constituída de versos, segue um determinado ritmo silábico e pode ser encontrada em outras formas além da escrita, a música pode ter poesia, um quadro, paisagens e objetos.

A diferença da poesia e o poema é que a poesia tem a intenção da beleza, de mostrar o belo através do texto, a poesia pode estar presente no poema, aliás, ela sempre é um poema, mas um poema nem sempre é uma poesia.

Por exemplo, a poesia Amar de Carlos Drummond de Andrade, ao escrevê-la o autor queria que as pessoas achassem bonito, esta aí a intenção do belo.

O que é soneto

Soneto da separaçãoPor sua vez, o soneto também é um poema ou poesia, mas este deve seguir uma regra básica.

O soneto precisa ter apenas quatro estrofes, as quais a primeira e a segunda sejam quartetos, ou seja, tenham quatro versos, e a terceira e quarta estrofes sejam tercetos, sendo escrita com três versos cada uma.

Nos poemas e poesias não necessariamente tem que rimar, a maioria rima, mas isso vai de cada autor, no caso do soneto a rima clássica é ABBA, ABBA, CDC,DCD, um dos sonetos mais famosos é o Soneto da Separação de Vinícius de Moraes.

 

Poema, poesia e sonetoNas escolas e principalmente em vestibulares, o poema, a poesia e o soneto são gêneros expressivos e textuais que mais necessitam de atenção para não serem confundidos. Ambos os poemas e sonetos fazem parte de uma poesia ou mais conhecido como gênero lírico.

Esse gênero surgiu de um modelo poético que durante os tempos medievais se expressava por meio do canto com auxilio de instrumentos, a lira era a mais comum, por isso a origem do nome “lírico”, no qual se deriva do latim “lyricu”.

Tal gênero geralmente é expresso através da arte, paisagens, escritas e outras, porém, não é toda obra que se encaixa dentro dessa categoria, tudo dependerá dos componentes descritos nela. Vejamos um pouco sobre cada um dos gêneros.

O que é poema

Poema XicaraPoema é uma derivação da poesia que utiliza palavras como base, ou seja, é um gênero literário, expressada geralmente em versos, com ou sem rimas, raramente em prosa e com entonação que deve ser pronunciada corretamente.

Suas classificações são feitas de acordo com suas composições e metrificações, por exemplo: quadrinha com 6 estrofes sendo 5 delas de 4 versos e a última que varia entre 3 e 5 versos; o haicai de 3 versos, sendo a primeira e a última com 5 sílabas e o segundo verso com 7 sílabas, o soneto mais comum com as 2 primeiras estrofes de 4 versos e as 2 últimas de 3 versos, mais conhecido como soneto à Petrarca; a epopeia é um gênero lírico que descreve ações e histórias que honram grandes feitos de um país ou pessoas da realeza, e outros.

O que é poesia

Poesia de Carlos Drummond de AndradePoesia origina-se do grego “poiesis” que pode se manifestar em forma de elaboração estética, de criação ou produção. Assim, a poesia não é representada apenas na forma de palavras, mas também em imagens e objetos.

Ao contrário do poema que é expresso apenas pela escrita, a poesia é algo que usa o sentimento como fundamento, mais conhecido como “eu-lírico”. Enfim, trata-se de uma descrição ampla, que abrange várias outras formas de expressão, além da escrita e oral, como por exemplo, uma pintura, uma moldura, um arranjo, uma paisagem.

Em poucas palavras, podemos dizer que a poesia é o sentimento que uma obra desperta em uma pessoa.

O que é soneto

Soneto de separaçaoO soneto é um gênero derivado do poema que possui forma fixa. A forma mais conhecida e utilizada possui quatro estrofes, sendo que as duas primeiras constitui de quatro versos cada uma, conhecido como “quartetos”, e as duas últimas de três versos, “tercetos”.

Um soneto decassílabo contém versos com dez sílabas que podem ser desde monossilábico de 1 sílaba até alexandrino com doze sílabas em cada verso, é um assunto muito mais amplo do que aparenta.

Os sonetos normalmente possuem estruturas parecidas entre si. O texto começa com uma introdução na qual exibe o tema, em seguida o desenvolvimento das ideias e conceitos, e finaliza com uma conclusão que aparece na última estrofe. No geral essa é a estrofe que define sua interpretação.

O gênero lírico em si, envolve sentimentos, pensamentos e emoções do autor, a união de palavras e rimas como forma de manter o ritmo musical e lexical, essa é a origem da grandeza dentro de uma obra.

Quer saber como diferenciar poesia de prosa? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Publicado por Juliane
Revisado em 23/10/2013

Compartilhar

Vídeos relacionados

Conteúdo relacionado

Diferenças entre poesia, poema e soneto - Português

Diferenças entre poesia, poema e soneto. Você sabe quais são as diferenças entre poesia, poema e soneto? Clique e conheça mais sobre esses elementos do gênero ...

Qual a diferença entre poema, poesia e soneto? - Nova Escola

No sentido etimológico, poesia vem do grego poiesis, que pode ser traduzido como a atividade de produção artística ou a de criar ou fazer. Com base nisso, a ...

Poesia, poema e soneto. Diferenças entre poesia, poema e ...

Você sabe qual é a diferença entre poesia, poema e soneto? Clique e saiba mais sobre o gênero lírico!

Diferenças entre a poesia, o poema e o soneto - Escola Kids

Você sabe quais são as diferenças entre a poesia, o poema e o soneto? Clique e saiba mais!

Gostaria de saber a diferença entre poema;poesia ;crônica ...

Melhor resposta: Vou tentar mostrar a diferença entre prosa, poema, soneto e poesia. Comecemos pela Prosa: É o texto corrido, que se dá ...

Oba Bem Tri: Qual a diferença entre poema, poesia e soneto?

Por fim, o soneto é um poema de forma fixa. Tem quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas ...

Diferença entre poema e poesia, prosa e verso | Educação

Veja as diferenças entre poema lírico, narrativo e dramático. O que é poesia, verso e prosa. Veja as definições e comparação entre eles na língua portuguesa.

Gêneros literários: Lírico e narrativo, Dramático e não ...

Perguntas e respostas sobre o que são gêneros literários, qual a diferença entre poesia, poema e soneto? Exemplos, subgêneros e outros. O que são os textos ...

DIFERENÇA ENTRE POEMA,POESIA E SONETO

Qual a diferença entre poema, poesia e soneto? No sentido etimológico, poesia vem do grego poiesis, que pode ser traduzido como a atividade de produção artís…

Você sabe a diferença entre prosa, conto, poema, poesia e ...

Por fim, o soneto é um poema de forma fixa. Tem quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos cada, os quartetos, e as duas ...

Poema e poesia - Qual a diferença? - Estudo Prático

Saiba qual a diferença e quais as ... Apesar de muita gente entender a poesia e o poema como a ... a aliteração, entre outros, e o uso da linguagem ...

Sobre poema, poesia e sonetos...? | Yahoo Respostas

Olá amigos/irmãos(ães) do YR.... É necessário rimar para ficar uma poesia linda ?/ Qual a diferença entre:POEMA ? POESIA ? SONETO ?

Diferença entre poema, poesia e soneto.

Já o poema também é uma obra de poesia, mas que usa palavras como matéria-prima. Na prática, porém, convencionou-se dizer que tanto o poema quanto a poesia são ...

Verso – estrofe – rima. Verso, estrofe e rima de um poema ...

Poesia, poema e soneto Você sabe qual é a diferença entre poesia, poema e soneto? Clique e saiba mais sobre o gênero lírico! Recursos estilísticos da ...

Diferença entre poesia e poema - Livros e Afins

Diferença entre poesia e poema: entenda o que cada uma dessas palavras significa, qual a diferença entre elas e o que elas têm em comum

Poesia, poema e soneto - YouTube

Qual a diferença entre Poesia, poema e soneto ? ... This feature is not available right now. Please try again later.

Blog do Professor L.C. : Qual a diferença entre poema ...

Por fim, o soneto é um poema de forma fixa. Tem quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas ...

Qual a diferença entre poemas, poesia e verso?

Qual a diferença entre poema, poesia e verso? O que é verso? O que é poesia? O que é poema? Qual a diferença entre poema e poesia? Questões muito perguntadas na ...

Poesia, Poema e Prosa. Conhecendo o poema, a poesia e a ...

Há diferenças entre a poesia, o poema e a prosa? Que tal se certificar desses detalhes clicando aqui, neste espaço? Cadastre-se. ... Soneto de separação.

Poemas, Poesias e Sonetos - Fofices e Curiosidades

Qual a diferença entre poema, poesia e soneto? No sentido etimológico, poesia vem do grego poiesis ... O soneto é um poema de forma fixa. Tem quatro estrofes, ...

Receba novidades

Comentar