Home » Meio ambiente

Diferença entre meio ambiente e natureza

Confira algumas diferenças entre meio ambiente e natureza e veja o quanto essas duas palavras tem em comum e importância para a vida.

mãos segurando o planetaMesmo que seja bastante parecida a definição de natureza e meio ambiente existem algumas diferenças. Apesar de serem poucas as diferenças a definição de natureza consiste em tudo que é natural ou que se cria e se transforma sozinha, está incluso na natureza tudo que é vida, nada que constrói o homem é considerado natureza, porém esse pode ajudar ou piorar as condições naturais do ecossistema. A natureza em si é o universo físico e genuíno, apesar do homem fazer parte desse natural ele se transforma e infelizmente pode.
Já o meio ambiente envolve tudo que é vivo e o que não tem vida existente na terra. Pode ser identificado como um conjunto de ecologia e ecossistema com intervenção do homem. O homem que preserva esse meio ambiente contribui para um futuro melhor para seus filhos e netos, desenvolvendo métodos ecológicos e bem sustentáveis está construindo uma sociedade mais justa, além de pensar no bem que contribuirá para o planeta.

O que é o meio ambiente?

bandeira do Brasil desenhada na naturezaO meio ambiente é definido como  tudo que vem da natureza e o que pode ser modificado para habitar-se ao natural vindo dos homens. Define-se também através das diferenças de coisas vivas e não vivas na terra, o meio ambiente está cada vez mais propenso a ser degradado incluindo tudo o que foi feito e não pelas mãos dos homens.
Todos os seres vivos e objetos pertencentes ao planeta terra são definidos como meio ambiente como, por exemplo, a vegetação, os animais, solos, rochas, fenômenos naturais e também os micro-organismos. O meio ambiente pode ser construído pelas mãos dos homens e melhorado também através dele, com pequenas atitudes o ser humano é capaz de inovar e melhorar ainda mais o planeta, a economia, a preservação, e principalmente a conscientização faz do meio ambiente um lugar melhor e mais saudável para se viver.

O que é a natureza?

cavalos na naturezaA palavra natureza vem do termo em latim “Natura” que se define como um mundo natural e seus fenômenos. A natureza é tudo que se pode se ver no planeta terra que não é feito pelas mãos dos homens. Pode ser entendido também como tudo que é crescido e desenvolvido sem interferências, tendo somente a ajuda de fenômenos naturais. Cachoeiras, rios, montanhas, vegetação, flores, animais e tudo que contem beleza genuína podem ser considerados natureza.
A ecologia é a ciência que estuda essa natureza pura e ajuda a conservar que toda essa beleza tão frágil não seja degradada e destruída por ações humanas. Humanos esses, que tão são fruto da natureza que muitas vezes não entendem tal importância que tem a natureza para seu próprio desenvolvimento.
A natureza e o meio ambiente se confundem, entretanto no que diz respeito ao natural e belo construído ou não pelo homem deve ser preservado. A conscientização de que tanto a natureza como o meio ambiente faz parte do ecossistema local onde habitamos é importante, pois sem os devidos cuidados a natureza juntamente com o meio ambiente sofrem grandes riscos de desaparecerem.
Confira também no canal do portal Zun: A importância da água para os seres vivos:

Tags: , , ,
Publicado por Roberto
Revisado em 15/10/2013

Compartilhar