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Diferença entre alimentos diet e light

Na busca pela perda de peso o consumo de alimentos diet ou light cresce dia-a-dia. Mas será que as pessoas sabem a diferença de cada um?

Diferença entre alimentos diet e light

Na busca pela perda de peso o consumo de alimentos diet ou light cresce dia-a-dia. Mas será que as pessoas sabem a diferença de cada um ou a maneira correta de consumi-los?

O que são alimentos diet?

São alimentos que não contém açúcar, gordura, sal e outros nutrientes. A identificação está no rótulo do produto. É indicado para as pessoas diabéticas que não podem consumir açúcar ou pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares que devem evitar alimentos salgados e gordurosos.

O que são alimentos light?

São alimentos que contém pouco açúcar, gordura e sal e outros nutrientes. Não são recomendados no tratamento de diabetes ou doenças cardiovasculares e sim para dietas de emagrecimento.

São rotulados como light quando tiverem uma redução de 25% de qualquer substância ou caloria. Para alimentos sólidos deve ser pelo menos 40 calorias para cada 100g e para alimentos líquidos deve ser 20 calorias para cada 100g.

Alimentos diet ou light são seguros?

Tanto um quanto o outro não são totalmente seguros. Por isso o ideal é fazer uma avaliação com um nutricionista indicado para prescrever o regime ou com o médico responsável pelo tratamento da diabetes ou da doença cardiovascular.

Consumir ou não consumir alimentos diet ou light?

Ambos não são garantia de saúde. Antes de comprá-lo comece ler o rótulo para saber a quantidade de agentes químicos. Faça uma consulta com um nutricionista ou profissional da área para ele lhe indicar a quantidade exata de consumo seja para emagrecer, manter o peso ou tratar uma doença.

Adoçante ajuda emagrecer e manter o peso?

Os adoçantes podem conter várias substâncias artificiais (sacarina, aspartame, ciclamato, steviosídeo e sucralose) que são mais adocicadas que o próprio açúcar. Por isso o seu consumo deve ser moderado e se a pessoa não for diabética seria melhor substituí-lo por pouca quantidade de açúcar.

Suco e refrigerante diet ou light

Assim como o adoçante, também devem ser consumidos sem exageros em especial os em pó que são mais químicos que os líquidos. Assim, prefira um suco natural sem açúcar ou faça um suco desintoxicante.

Gelatina, geléia e chocolate

Também contém substâncias artificiais que são mais doces do que o açúcar e por isso seu consumo deve ser restringido.

O chocolate diet, por exemplo, substitui o açúcar pelo adoçante. Isso modifica a sua textura o que exige mais gordura em sua composição. Assim o total de calorias chega a ficar igual ao chocolate normal. A pessoa acha que não vai engordar e acaba pagando mais caro pelo chocolate diet por falta de informação.

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Publicado por Blogcamp
Revisado em 15/03/2018

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