Home » Vestibular

Dicas para uma boa redação para vestibular

Dicas para uma boa redação para vestibular

A redação é uma das melhores formas de avaliação, sendo indispensável para concursos, Enem e até mesmo vestibular, que por sinal conta muitos pontos. Hoje vamos dar algumas dicas para você garantir um bom desempenho.

Bom, a primeira dica é ler bastante, pois com a leitura é possível receber muitos benefícios, como por exemplo, aumentar o vocabulário, o conhecimento, é uma forma de poder falar abertamente sobre todos os assuntos, assistir jornais, ler revistas, acessar a internet também são formas de melhorar a escrita.

Uma boa redação é composta de argumentos concretos, evite fazer mudanças de idéias durante o texto, mantenha sempre uma opinião para não se atrapalhar, destaque os fatos mais importantes. Não faça afirmações incertas ou suposições que possam denegrir a imagem dos outros.

Procure utilizar uma imagem formal, jamais utilize gírias, evite expressões populares. Releia os textos quantas vezes forem necessárias, verifique principalmente a pontuação. Evite parágrafos muito longos ou muito curtos, pois podem cansar o leitor.

No caso da utilização de siglas de preferência coloque o significado entre parênteses, evite escrever palavras repetidamente. Seja simples e objetivo, querer incrementar de mais pode acabar atrapalhando.

Normalmente a redação mais pedida é a dissertativa, que requer três quesitos básicos como “introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução deve consistir de fatos importantes, procure destacar o que será escrito durante o texto. Outra dica muito importante é não fugir do tema, escolha um título adequado e dê o melhor de si.

Já o desenvolvimento é a maior parte. É importante manter o mesmo padrão, procure colocar a sua opinião de forma sensata. A conclusão é a parte final, que deve ter muita atenção, não é indicado fazer um resumo, ou até mesmo finalizar com palavras semelhantes á “resumindo, finalizando, terminando”. Seguindo essas dicas você provavelmente vai realizar um bom texto.

Tags: , ,
Publicado por Nathalia
Revisado em 30/07/2010

Compartilhar