Home » Fotos

Dicas para tirar boas fotos

Mais do que simples imagens, fotos são registros eternos de momentos, uma verdadeira “captura do tempo”. Veja dicas para melhorar as suas.

Menina com câmera

Se há algumas décadas fotos eram artigos de luxo, tiradas com toda a família reunida diante de um profissional apenas em épocas especiais e reveladas em preto e branco, a evolução da câmera analógica e sua posterior substituição pelos modelos digitais popularizaram a fotografia.

Junto a isso, o aprimoramento das câmeras e aplicativos de celulares fez com que qualquer pessoa pudesse registrar momentos marcantes e detalhes do dia a dia, montando álbuns em redes sociais sem precisar de conhecimento técnico.

No entanto, não é porque fotos são fáceis de serem tiradas que você precisa fazer inúmeras tentativas para conseguir uma boa. Às vezes, no meio da festa, por exemplo, pode ser incômodo pedir que o pessoal permaneça posando para a câmera por um longo tempo só porque a foto anterior ficou ruim ou, pior ainda, tirar várias e depois perceber que nenhuma ficou legal. Confira algumas dicas que fazem diferença na hora do click.

Procure a iluminação ideal

Toda boa foto precisa de uma boa iluminação. Se possível, prefira sempre a luz natural, evitando o uso do perigoso flash (os horários ideais são os próximos ao nascer e ao pôr do sol, considerados “a hora mágica”). Posicione a câmera sempre na mesma direção dos raios solares, e nunca contra o sol. Se a luz for artificial, lembre-se: lâmpadas incandescentes deixam a imagem mais clara, enquanto as incandescentes causam um efeito âmbar. Este pode ser um recurso utilizado a seu favor, ajudando a compor a cena.

Enquadramento

Preste atenção ao cenário

Imagine que você tirou uma foto linda, em que todos saíram bem. Seria perfeita, se não fosse por um pequeno detalhe... o fundo. Sim! Ainda que nós não prestemos muita atenção a isso na hora, depois quando vamos ver as imagens muitas vezes percebemos que o cenário as "estragou". Por outro lado, quando se escolhe um lugar adequado para fotografar, a composição do ambiente só valoriza a foto (e olha que nem estamos falando de imagens de paisagens). Não precisa de um painel branco: uma parede lisa ou bem decorada serve muito bem.

Escolha o melhor ângulo

Muitas vezes definido ao acaso, o ângulo da foto é importantíssimo na composição e pode transformar uma foto comum em uma foto incrível. Em geral, ao fazer retratos, a dica dos profissionais é posicionar a câmera na altura dos olhos da(s) pessoa(s), mas você sempre pode explorar novas perspectivas de acordo com o que deseja transmitir. Cada pessoa, por sua vez, possui também um ângulo em que fica mais fotogênica. Para descobrir o seu, experimente vários e estude-se.

Enquadre!

Procurou um lugar com boa incidência de luz e cenário legal e decidiu o ângulo? Agora, enquadre. Existe na fotografia um conceito conhecido como “Regra dos terços”. Basicamente, ao ajustar seu equipamento, trace mentalmente duas linhas verticais e duas horizontais perpendiculares na área da foto, dividindo-a em nove partes iguais, como na imagem acima. Seu centro (também pode ser a pessoa ou objeto de destaque) deve estar no quadrado em que todas as linhas se cruzam, e os diversos elementos dispostos de forma equilibrada entre as outras partes. Ah, sim, se houver linha do horizonte, não se esqueça de deixá-la reta.

Por fim, focalize, use sua criatividade e clique. Quando tiver um tempinho, conheça sua câmera, testando todos os seus recursos e arriscando-se a utilizar o modo manual. Com a prática, suas fotos, sem dúvida, ficarão muito mais bonitas.

Tags: , ,
Publicado por Luane
Revisado em 10/01/2014

Compartilhar