Home » Dicas

Dicas para prevenir a hérnia de disco

A hérnia de disco causa dor na coluna, câimbras, formigamento, parestesia, dor de cabeça e no tórax, fraqueza muscular, insônia e depressão

Dez hábitos para prevenir a hérnia de disco

A hérnia de disco ocorre quando parte do disco escorrega da cavidade da coluna vertebral o que acaba comprimindo a raiz e o nervo espinhal. As causas principais são: postura errada exercício ou esforço físico excessivo, sedentarismo, obesidade, disfunção osteopática, herança genética, estresse e fumantes crônicos.

Acarreta muita dor que vai desde a coluna até pernas e braços. Outros sintomas são câimbras, formigamento, parestesia, dor de cabeça, dor no tórax (hérnia torácica – é mais rara), fraqueza muscular, insônia e depressão.

Vários tratamentos existem para a hérnia de disco: medicação (analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares), cirurgia (quando o tratamento médico não surtir efeito) e procedimento fisioterapêutico (osteopatia, quiropraxia, acupuntura, fisioterapia traumato-ortopédica, RPG, mobilização neural e estabilização segmentar).

Assim, para prevenir a hérnia de disco você precisa seguir algumas dicas, mas caso venha a experimentar alguns dos sintomas acima citados faça uma consulta com um médico traumata-ortopedista.

Dicas para prevenir a hérnia de disco:

- Manter o peso e evitar sobrecargas

Pessoas que estão acima do peso ou que carregam objetos pesados nas mãos ou na coluna são as principais vítimas da hérnia de disco. A partir do momento que conseguem ter um peso ideal e param de carregar pesos os sintomas vão acabando aos poucos.

- Faça exercícios físicos com orientação

Exercícios direcionados a coluna devem ser feitos com orientação do fisioterapeuta. Praticá-los de forma excessiva ou errada ocasiona lesões e fraturas na coluna.

Dicas para prevenir a hérnia de disco 1- Postura correta

É ideal que o corpo fique alinhado quando se está sentado ou em pé.

Quando se está com a postura errada os discos intervertebrais passam a sofrer pressão o que causa a hérnia de disco.

Uma dica na hora de sentar é colocar uma almofada no encosto da cadeira para proteger a região lombar. E levantar a cada meia hora e praticar alongamento diário pode ajudar a corrigir a postura.

- Evite usar salto alto

Mesmo que não haja comprovação médica que o salto alto causa hérnia de disco, calcá-lo pode aumentar a curvatura da coluna lombar (hiperlordose) e assim a mulher terá mais probabilidade de contraí-la.

- Pare de fumar

O cigarro contém substâncias altamente tóxicas que diminuem os vasos que são responsáveis pela proteção do disco intervertebral e assim ficam suscetíveis a lesões.

Tags: , , ,
Publicado por Blogcamp
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar