Home » Educação

Dicas para o vestibular da UNICAMP

Um dos vestibulares mais concorridos do país, a Unicamp oferece mais de 60 cursos e 3460 vagas disputados pelas provas anuais.

unicampA Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é uma Universidade pública e seus vestibulares são comumente muito concorridos, é uma instituição renomada e de grande referência no meio profissional, além da variedade de cursos, por isso é tão procurada por estudantes do Estado de São Paulo e outros vizinhos. A Unicamp é um dos grandes polos que movimentam a cidade paulista Campinas desde 1996 quando foi fundada, o campus sede fica em um distrito de Campinas chamado Barão Geraldo, que fica aproximadamente a 100km da capital, conta ainda com outros campi, um em Limeira-SP e outro em Piracicaba-SP e ainda um centro de pesquisas em Paulínia e um hospital em Sumaré (cidades vizinhas a Campinas).

O vestibular da Universidade Estadual de Campinas é aplicado em mais de 15 cidades do Brasil, isso para diminuir o fluxo nos campi e facilitar a locomoção dos vestibulandos que fazem o exame em cidades mais próximas das suas. No vestibular para 2014 a Universidade disponibiliza 3.460 vagas em seus 69 cursos, a prova é dividida em duas fases, a primeira consiste na redação e questões de conhecimentos gerais, somente os alunos aprovados na primeira fase vão para a segunda que é constituída de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas, Matemática, Ciências Humanas e Artes, Língua Inglesa e Ciências da Natureza.

Existe ainda a prova de habilidades específicas que servem apenas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, confira mais informações sobre o vestibular da Unicamp.

Como se inscrever no vestibular da UNICAMP

comvestA Unicamp possui um site paralelo que é o COMVEST, Comissão Permanente para os Vestibulares, neste site você encontra a ficha de inscrição, o candidato deve preenchê-la, imprimir e guardar, em seguida deve pagar a taxa de inscrição através de boleto bancário que será impresso junto à ficha de inscrição, para confirmar o pagamento o candidato deverá acessar sua situação pelo site da Universidade com login e senha que serão fornecidos quando este efetuar a inscrição. O candidato pode também pedir isenção da taxa de inscrição seguindo as orientações da Universidade, este pode ser contemplado ou não.

O que levar no vestibular da UNICAMP

candidatos-fazendo-vestibularPara a primeira fase do vestibular da Unicamp, os vestibulandos deverão levar o RG (original), caneta esferográfica de material transparente nas cores azul ou preta, lápis preto e borracha. É permitido o uso de régua transparente e compasso, poderá usar também relógio de pulso somente analógico, outro tipo é vedado.

Na entrada da sala da prova os candidatos recebem um plástico com fita auto colante para colocar celular que deverá estar desligado e sem bateria, carteira e outros pertences, pode levar chocolates e barras de cereal para acalmar os nervos e matar a fome.

O que estudar para o vestibular da UNICAMP

No site da Comissão de Vestibular da Unicamp os candidatos encontram o conteúdo das matérias a serem estudadas, além da relação de livros para ler, entre eles obras da literatura brasileira e portuguesa, ficar de olho e antenado nos acontecimentos do mundo e do país é muito importante.

Publicado por Programador
Revisado em 20/11/2015

Compartilhar

Receba novidades

Comentar