Home » Meio ambiente

Dicas para ajudar o Meio Ambiente

Para ajudar o meio ambiente você precisa seguir algumas dicas e conscientizar-se. A coleta seletiva e a economia da água são algumas.

Dicas para ajudar o meio ambiente

Uma das coisas que causa extrema preocupação em muitas pessoas hoje é a situação em que o nosso planeta se encontra. O meio ambiente está altamente danificado, e a tendência é piorar se providencias não forem tomadas com urgência. O que se pode fazer então? Como se sabe, se cada um fizer a sua parte a tendência é melhorar, por isso, confira algumas dicas do que você pode fazer para contribuir com o meio ambiente:
Coleta seletiva. Com certeza você já deve ter ouvido falar da coleta seletiva. Sabe aquelas latas de lixo com os nomes: papel, plástico, vidro? Então, essa é a coleta seletiva. Separar os itens que vai por no lixo é de grande ajuda na hora de executar a reciclagem, que contribui em muito para a saúde do meio ambiente. Por exemplo, só para se ter uma idéia da importância de fazer isso, a cada tonelada de papel reciclado pode-se evitar o corte de aproximadamente trinta árvores.
Uma tonelada de alumínio reciclado significa uma economia de duzentos metros cúbicos de aterros sanitários.
O vidro sendo totalmente reciclado pode se transformar em um novo vidro, contribuindo para que o solo não seja prejudicado pelo tempo em que esse elemento demora para se decompor.
Quanto ao plástico, ele é um material totalmente poluente, e se a reciclagem de uma tonelada de plástico for feita a extração de uma tonelada de petróleo é poupada, junto com isso o planeta.
A água é outra razão para a preocupação. Em sua casa há algum vazamento ou torneira pingando? Concerte o mais rápido possível, uma torneira pingando pode gastar quarenta e cinco litros de água por dia, um grande desperdício.
Outra boa opção é coletar água da chuva para regar suas plantas e lavar as calçadas, por exemplo. Assim você economiza água da sua casa, limpa e rega as plantas. Só não se esqueça de armazenar a água em um recipiente com tampa, assim evita a dengue.
Junte as roupas para lavar e passar, além de ser uma economia para a sua conta no final do mês, o planeta agradece.
Essas são algumas coisas dentre muitas outras que podem ser feitas para que o meio ambiente seja poupado. Sendo assim, vale a pena seguir as dicas, além de garantir economia e saúde para você, ainda estará contribuindo para que o meio ambiente seja beneficiado com sua atitude.

Tags: , , ,
Publicado por Talita
Revisado em 18/03/2010

Compartilhar