Home » Animais

Dicas para adestramento de cães

Adestrar cães não parece uma tarefa muito fácil, mas com as dicas a seguir você vai conseguir ótimos resultados com seu companheiro.

Quem tem um cachorro em casa sabe que ele pode ter um comportamento de desobediência e certos ensinamentos podem evitar que ele destrua seu jardim, coma seu sapato, pule nas pessoas, faça sujeira e etc.

Cão dando pata a dono

Um cão que obedece ao seu dono ele não se torna infeliz assim como muitas pessoas pensam, é o contrário, entendendo as regras da casa, vai ser um animal tranquilo e menos estressado e com isso mais feliz.

O adestramento não é apenas fazê-lo dar a patinha ou sentar, vai muito além disso, porque visa principalmente a educação do seu cão, mas os ensinamentos devem ser feitos com cautela, amor e muita paciência.

Desde o início o dono deve impor respeito e mostrar quem manda e o começo das lições deve se dá com estímulos positivo quando ele fizer o que o dono pedir e com estimulo negativo caso as atitudes sejam erradas.

Como ensinar seu cão a obedecer

cão e seu dono

No início tudo vai parecer complicado e difícil, mas não desista, imponha seus limites não o deixando entrar no seu quarto e deitar na sua cama, subir no sofá e fazer xixi onde não pode e se ele insistir, insista você também, fale forte, com um tom de voz que mostre segurança.

Uma dica muito boa é no momento em que seu cachorro querer brincar, aguarde uns minutos e então comece a brincar com ele, com isso entenderá que é você quem decide a hora certa. Tenha sempre uma rotina de passeios, corridas e outras atividades com ele e continue com os comandos e use sempre as mesmas palavras para ele associar a sua ordem com o que ele for fazer.

Como ensinar seu cão a fazer suas necessidades

Cão faz xixi no chão

Esse ensinamento é o que mais exige paciência, mas tudo depende do método pelo qual você utilizou. Pode ser que um dia você chegue em casa e lá esteja a sujeira no lugar que tanto falou que não poderia. Isso acontece, mas não se desespere, pois tudo isso faz parte do aprendizado e logo ele estará 100% e acertará todas as vezes que precisar fazer as necessidades.

Forre o local correto com jornal ou tapete isso mostrará a ele que ali é o certo e caso ele rasgue borrife um pouco de água para ficar úmido e assim não fazer o barulho e ele achar que é um brinquedo, já que cães adoram barulho.

Sempre que você ver que ele fez xixi ou cocô no lugar certo, parabenize-o, dê carinho e diga palavras bonitas e troque o jornal, assim ele irá acostumar e aprenderá onde se deve fazer e então comece aos poucos retirar os jornais e continue a parabenizá-lo.

Como ensinar seu cão a fazer truques

Cão obedecendo dono

O certo é que além dos instrumentos o dono tenha também em mãos petiscos para recompensá-lo quando ele acertar. Lembre-se o aprendizado dos cães é facilitado quando o animal é ainda filhote, já que ele se diverte nos comandos, já os animais idosos ele pode ver o treinamento como uma coisa chata e acabar não obedecendo.

Para começar segure em sua mão o petisco e deixe ela atrás do seu corpo e inicie o comando verbal, explique a ele o que quer que faça e olhe nos olhos dele. E quando quiser que ele sente, diga Senta e pressione bem levemente a traseira indicando o que ele deve fazer. Se ele executar o comando, faça carinho, diga parabéns e recompense-o com o petisco e repita isso ao menos 5 vezes e com isso vá substituindo os petiscos com carinhos e afagos.

Antes de começar seu adestramento procure um veterinário para garantir a saúde do seu cãozinho ele lhe dará dicas valiosas para ajudar no aprendizado e lembre-se durante qualquer tipo de treinamento jamais utilize a violência física, pois além de ser um crime pode trazer riscos ao seu animal.

Confira no vídeo a seguir dicas sensacionais para ajudar no adestramento de cães:

Adestrar seu próprio cãozinho em casa, sem auxílio de profissionais e do modo que você melhor entender é o sonho de muitos. Porém, o adestramento não é algo tão simples e exige diversas técnicas que nem sempre são conhecidas por nós, leigos no assunto.

Adestrar cão

Em verdade, o que nós achamos ser o certo e a melhor forma de adestrar nosso animal de estimação muitas vezes é a pior maneira possível. Brigar, xingar, gritar ou maltratar o animal, que é uma técnica arcaica, violenta, mas infelizmente ainda muito usada, é uma dessas maneiras erradas mas que muitas pessoas ainda acham estar certas!

Melhor amigo

Pensando nessa preocupação de nossos leitores em adestrar o cãozinho para obedecer e ser, na medida do possível mais educado, mas sem maltratá-lo, nós, do BlogMail, vamos lhe dar dicas de como realizar essa árdua tarefa!

Como ensinar seu cão a obedecer

Antes de qualquer coisa é necessário conhecer seu cão. Você precisa saber se ele é um líder ou um submisso natural, principalmente em relação a outros animaizinhos que vivem em sua casa, mas também em relação às pessoas que com ele compartilham o ambiente, especialmente o dono.

Adestrando cão

Esse instinto de liderança (ou não) muitas vezes é decorrente da raça, da origem do animal. Com esses cães que tendem a dominar o espaço, o dono que pretende adestrá-lo deve mostrar-lhe sempre pulso firme.

Mas lembre-se, pulso firme não quer dizer brutalidade nem maus tratos. Quando um cão obedece as regras, ele não se sente menos feliz, desde que isso não ocorra pela brutalidade! A melhor dica é: seja o líder, seja o cão-alfa e ele te obedecerá.

Adestramento

Para iniciar, coloque limites no seu cão. Não deixe ele entrar no seu quarto, por exemplo. Não o deixe subir no sofá sem se chamado. Se ele insistir, não dê atenção a ele até que ele desista. Quando ele vier no maior fogo querendo brincar, aguarde uns minutos. Mostre que quem decide a hora de brincar é você, e não ele (mesmo que na verdade não seja assim).

Como ensinar seu cão a fazer suas necessidades

Para essa tarefa existem vários suplementos que podem ser encontrados em petshops e agropecuárias. Normalmente são compostos de ureia, e você deve jogá-lo no local onde quer que seu animalzinho faça as necessidades. O cheiro da ureia o atrairá até o local, e com o tempo ele se adaptará a fazer somente ali.

Levar fazer xixi

Se for possível a área onde deseja que seu cachorro faça as necessidades não for muito pequena, deixe-o por um tempo, preferencialmente no início da sua vida, fechado nesse local. Ele será obrigado a fazer as necessidades ali, e quando soltá-lo já estará adaptado a isso. Forre essa área com jornal, e quando soltá-lo para percorrer todo o território, mantenha apenas o jornal, sem qualquer área cercada.

fazer xixi no lugar certo

Você notará que ele continuará a fazer as necessidades nessa área, mais especificamente em cima do jornal. Com o tempo você poderá diminuir a área, retirando jornais gradativamente.

Quer saber mais sobre adestrar cães? Então, assista ao vídeo a seguir.

Ter um cãozinho adestrado é o desejo de muitas pessoas, mas nem sempre é tão fácil conseguir adestrar seu cão sem ajuda de um profissional. Afinal, ninguém quer ficar brigando com seu melhor amigo todos os dias por fazer suas necessidades fora do lugar desejado, ou por comer algo indevido, não é mesmo?

cachorro

E quando se fala em adestramento de cão por um profissional, o que nos assusta são os preços elevados para essa tarefa. Tudo bem, o valor cobrado é justo dada a dificuldade em realizar o adestramento e as facilidades que ele nos proporciona, mas mesmo assim é um valor bastante alto.

Como ensinar seu cão a obedecer

O passo principal para ensinar seu cãozinho a obedecer é mostrar quem é o líder da casa. Você precisa deixar claro quem é que manda e quem deve obedecer, mas para isso não precisa usar a agressão física nem gritar. Demonstre à ele sua superioridade falando com firmeza, e tente não se deixar levar pela carinha de dó ou pelo rabinho abanando.

hjlkyhjlkl

Quando ele quiser brincar, não brinque. Mesmo que você queira brincar com ele nessa hora, evite. Espere uns minutos e chame-o para brincar, assim você mostrará que a hora de brincar é a hora que você quiser, e não a hora que ele quiser. Parece bobo, mas isso faz toda a diferença.

rbtthyuihtjgkhkljh

Quando ele fizer algo errado, fale firme e deixe-o sozinho um pouco para que ele entenda isso. Quando fizer algo certo, principalmente nas primeiras vezes, agrade-o e se possível presenteie-o com algum petisco. Isso fará ele querer acertar mais vezes.

Como ensinar seu cão a fazer suas necessidades

Essa é uma tarefa que parece ser complicada, mas é mais simples do que você imagina. O primeiro passo é escolher onde seu cãozinho fará as necessidades, e então deixe-o ficar apenas naquela redondeza. Deixe um espaço grande, mas não o deixe sair muito daquele lugar. No local exato onde deseja que ele faça as necessidades, coloque jornais.

khkjkjkjkljlkjljl

Com o tempo, vá diminuindo o espaço, ou seja, cercando mais onde ele fica e deixando-o mais próximo do jornal, até que ele faça todas as necessidades em cima dos jornais. Tire o cercado e mantenha os jornais, e notará que ele fará somente naquele lugar.

Isso porque os cães são atraídos pelo cheiro de ureia, sendo essa forma muito complicada, procure em pet shops essências de ureia e despeje no local onde quer que ele faça as necessidades, o cheiro irá atraí-lo e consequentemente irá fazer suas necessidades ali.

Como ensinar seu cão a fazer truques

Ensinar seu cãozinho a fazer truque também é bastante simples. Comece com a famosa bolinha!

lgkjghohjoj

Jogue a bolinha e peça pra ele buscar (o que não vai acontecer). Então vá você e pegue a bolinha, e depois dê à ele.

nkhjghkyjhk

Quando ele pegá-la, tire da boca dele e dê um petisco. Faça isso até ele entender que tem que buscar a bolinha e te dar para ganhar petiscos.

Faça o mesmo com todos os outros truques, você verá como funciona. Veja mais sobre adestramento de cães no vídeo a seguir:

Publicado por Bianca
Revisado em 15/02/2016

Compartilhar

Receba novidades

Comentar