Home » Cultura

Dicas de passeios culturais

Os passeios culturais são excelentes meios para aliviar a tensão do dia a dia e ainda descobrir algo que até então desconhecia.

Dicas de passeios culturais

Nada como um bom passeio para aliviar a cabeça do estresse do dia a dia. Mas que tal transformar esse passei em algo mais do que diversão, sem deixar de ser divertido? Poucas pessoas pensam, mas toda vez que você entra em contato com um lugar novo, pessoas novas ou simplesmente perspectivas diferentes você já está assimilando novos elementos e aprendendo coisas diferentes.

Nesse sentido, é possível maximizar seu conhecimento e explorar novos lugares, com um direcionamento adequado para a cultura.

Conheça algumas dicas de passeio que vão te divertir e tornar ainda mais culto:

Dicas de passeios culturais no Brasil

Museu da lingua portuguesaDizem que a única coisa capaz de rivalizar com as belezas naturais do Brasil é a sua cultura. Vasta e diversificada, o Brasil computa 500 anos de cultura e história, e que ainda estão vivos em alguns lugares. Que tal combinar história com praia? É o caso de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, lugar onde o passado e o presente vivem no mesmo espaço.

Com uma cidade para lá de velha, a ilha de São Francisco do Sul tem quase a idade de nosso país. Conserva um centro histórico extremamente preservado, onde você ainda pode viajar pelo museu naval. Mas, nem só de museus viverá o homem, e a ilha oferece algumas das praias mais lindas do sul do país, com praias que vão desde o surfe, até águas calmas e rasas.

Mas se você procura uma dica mais urbana e com mais apelo cultural, que tal um passeio por nossa língua? Isso porque o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo apresenta um dos passeio mais marcantes pelo universo de nossa linguagem.

Desde um percurso dedicado aos grandes autores da língua, o museu conta com inovações tecnológicas e visuais que vão deixar você apaixonado pelo português.

Dicas de passeios culturais no exterior

CarcassonneAgora, se você está procurando algo mais “universal”, para não dizer internacional, que tal conhecer um dos centros históricos mais mágicos do mundo? Carcassonne, na França, é um pedaço vivo do passado. Sendo uma cidade medieval, ela preserva todas as construções do tempo em que os cavalheiros ainda marchavam pela terra.

Que tal uma viagem ao tempo de heróis e princesas em uma das encenações ao ar livre que correm por toda cidade. Além disso, a beleza da arquitetura medieval irá deixar qualquer pessoa sem folego, e com a sensação de adentrar um mundo de contos de fada.

Mas se você procura algo diversificado, com um pouco mais de agito e ritmo, então o que você procura é o Festival Internacional de Jazz de Montreal. Organizado anualmente, o festival reúne mais de 2,5 milhões de pessoas, e trás o melhor do estilo musical de todos os tempos.

Além da música e da vibração do público, o festival ainda conta com o fato de ser sediado em Montreal, uma das cidades mais belas do mundo, cujo turismo é obrigatório para qualquer um que se julgue um cosmopolita nato.

Assim, música, cultura e muita energia se combinam em um grandioso espetáculo.

Para saber mais dicas de passeios culturais, assista ao vídeo que segue abaixo.

Casal de turistas

Diferente do que muitos pensam viajar não é apenas uma maneira de fugir do dia a dia e escapar do marasmo da rotina para repor as forças. É também um exercício de aprendizado. Quando viajamos estamos em contato direto com uma nova cultura (mesmo dentro de um mesmo país), uma nova realidade social e mesmo outra tradição histórica. Deste modo, viajar é por si mesmo uma atividade cultural, pois nos coloca diretamente em contato com essa nova dimensão implícita de conhecimentos.

E sendo nosso Brasil um amplo espaço, com os mais diversos cenários e as mais diferentes histórias somadas para criar uma única cultura, viajar pelo nosso Brasil é sempre uma experiência cultura interessante.

Dicas de passeios culturais no Brasil

Com um território tão amplo quanto o nosso o que não falta são opções de lugares interessantes para você, ou sua turma escolar, excursão, etc., conhecerem. Um bom exemplo de passeio cultural que se mostra muito instrutivo é fazer um tour por Brasília. Nossa capital é bastante significativa sobre vários aspectos, mas o que vale ressaltar é que Brasília é de longe um museu de arte ao céu aberto. Sua arquitetura e planejamento foram feitos seguindo ideais modernistas do século passado, ao ponto de nossa capital já ser considerada uma das cidades mais modernas do mundo em termos arquitetônicos. Assim, existe muita coisa para se ver, tanto à céu aberto, como dentro de um dos muitos museus da cidade.

Cultura

Outro belo passeio brasileiro tem tudo a ver com a personalidade do Brasil. Você já ouviu falar em museu do futebol? Exatamente, nossa paixão nacional tem um espaço próprio para contar sua história. Considerado um dos museus mais interativos do país, ele fica localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e nele estão expostos milhares de fotos, vídeos e ícones, como a camiseta da seleção brasileira ao longo das décadas. Com certeza vale a pena dar uma conferida.

Dicas de passeios culturais no exterior

Mas, se você é do tipo que procura uma instrução mais cosmopolita, ou seja, mais universal, você também não precisa ir muito longe. A Ilha de Páscoa, localizada na costa oeste do Chile. Sua história é milenar, e começa lá na pré-história, seguindo até nossos dias. Na ilha podemos encontrar estátuas e construções arqueológicas de um povo antigo, cuja vida ainda foi em muito um mistério para os estudiosos, afinal, a Ilha em si fica relativamente longe de tudo. Sua geografia vulcânica também dá ao clima e ao solo uma característica bastante peculiar.

Ilha de Páscoa

Outro passeio cultural bastante requisitado fica além mar, no velho mundo. Praga, na República Checa, fica bem no coração Europeu, e é uma das cidades mais antigas do mundo. Por suas ruas, podemos ver testemunhar o que foi o esplendor dos artistas do passado, seja por sua maravilhosa arquitetura, seja por seus incontáveis monumentos que crescem por toda cidade. Além disso, a cidade já foi o lar de grandes escritores da humanidade, como Franz Kafka.

Dicas de passeios culturais
Viajar não é sinônimo só de férias, mas também de conhecimento e aprendizado, pois quando se viaja seja no Brasil ou no exterior, todos os locais visitados como parques, museus, igrejas, restaurantes, praças, enfim, uma imensidão de atrações que fazem parte daquele lugar e que chamam a atenção dos turistas, de algum modo faz parte da cultura seja do país ou da população local.
Por isso, diferente do que muitos pensam, viajar não é só fugir do dia a dia cheio de reuniões e responsabilidades, mas também é uma forma de conhecer mais sobre a cultura, seja no nosso país ou do exterior.
Pensando nisso, o Portal ZUN separou algumas dicas de passeios culturais no Brasil e no exterior, confira:

Dicas de passeios culturais no Brasil

Em um território tão extenso que é o Brasil, encontrar opções de lugares para se fazer passeios culturais é o que não falta e, entre as dicas está o Memorial do Imigrante, localizado em São Paulo, o lugar compõe o Museu da Imigração, Núcleo Histórico de Transportes, Núcleo de Estudos e Tradições e pelo Centro de Pesquisa e Documentação, lá você encontra um pouco da história e da miscigenação racial do país.
Museu do imigrante
Outra dica para uma passeio cultural é o Museu Ferroviário de Bauru, instalado junto a Estação Ferroviária da cidade, o museu possui exposições fotográficas, maquetes e recriações de ambientes da década de 30 que nos permite fazer uma viagem no tempo.
Museu de Bauru
Ainda no Sudeste, mas agora no Rio de Janeiro, entre as dicas de passeios culturais está o Bondinho de Santa Teresa que é um símbolo do bairro fundado em 1872. Outra opção cultural é o Forte de Copacabana, construído no final do século XIX, o lugar nos remonta as épocas das grandes navegações, construído para impedir a aproximação de navios inimigos no porto. Lá você encontra um pouco da história e da cultura brasileira, além de uma vista incrível para a orla de Copacabana.
Forte de Copacabana
No Nordeste, entre as dicas de passeios culturais está o Palácio Potengi que foi construído em 1873 para servir como sede do governo de Natal, mas que hoje serve como patrimônio cultural e é um espaço para a Pinacoteca Potiguar, guardando obras de diversos artistas locais.
Pinacoteca Potiguar
Para finalizar, no Sul o passeio cultural é no Centro Histórico de Antônio Prado que possui 48 prédios tombados que é considerado o maior acervo arquitetônico urbano da imigração italiana no Brasil.
Centro Histórico de Antônio Prado

Dicas de passeios culturais no exterior

Se você está em busca de passeios culturais no exterior, a Ilha da Páscoa, localizada no Chile possui uma história milenar com construções arqueológicas e muitas estátuas que remontam o povo antigo da pré-história, porém, o local é longe e muitas vezes precisa de guia de turismo.
Ilha de páscoa
Outra opção é o Centro Histórico Carcassonne, localizado na França, o lugar é um pedaço do passado, trazendo a tona uma cidade medieval que preserva todas as construções antigas da época em que os cavalheiros era quem protegia a cidade. Além disso, você encontra teatros que trazem a história de heróis, cavalheiros, reis e princesas.
Centro Histórico Carcassonne
Na Europa, o Vale dos Templos, localizado na Itália, situado na cidade de Agrigento é um sítio arqueológico que nos permite viajar no tempo e conhecer de perto a arquitetura grega. O local possui nove templos, santuários, catacumbas e algumas construções romanas que foram construídas posteriormente.
Vale dos Templos
Tanto no Brasil como também no exterior há dezenas de lugares incríveis para se fazer passeios culturais, por isso, pesquise o que há de melhor e desfrute da história e da cultura de cada país!
Quer saber mais sobre passeio cultural? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Publicado por Andre
Revisado em 21/10/2013

Compartilhar

Vídeos relacionados




Conteúdo relacionado

Dicas de Passeios Culturais em SP - mundodastribos.com

Dicas de Passeios Culturais em SP: Para todos vocês turistas interessados em realizar uma viagem cultural em São Paulo, fiquem sabendo que existem muitos lugares ...

Cidade de São Paulo

A região engloba complexos culturais ... Andando pelas ruas da região podemos desfrutar de muitas opções de passeios, ... Digite seu e-mail para receber dicas de ...

Paraty. O que fazer à noite. Dicas de passeios culturais e ...

O que fazer à noite em Paraty? Paraty oferece também uma série de opções de passeios culturais e gastronômicos. Do Centro Histórico aos alambiques, confira ...

Onde ficar em São Paulo! Dicas de passeios culturais ...

Onde ficar em São Paulo! Dicas de lugares para visitar e passeios culturais econômicos. Existem muitos lugares onde ficar em São Paulo. Tudo o que você deve levar ...

Passeios Culturais em Atenas - Uma Brasileira na Grécia

Os Passeios Culturais em Atenas são percorridos em formas de leves caminhadas em todos os principais pontos turísticos da cidade.

9 sugestões de passeios culturais em São Paulo - Casa e ...

9 sugestões de passeios culturais em São Paulo Museus e instituições menos ou mais conhecidos espalham-se pela Pauliceia. Neles, pode-se, por exemplo ...

Rio de Janeiro: Dicas de passeios culturais para curtir a ...

Vai viajar para o Rio? Confira três dicas culturais para aproveitar a cidade antes, durante e depois do Carnaval

Passeios Culturais

Este Blog é dedicado à dicas interessantes sobre passeios culturais. Pesquisando sobre o assunto, encontrei algumas que c ompartilho com vocês!

Home - Passeios Baratos em São Paulo

28/04 Teatro Municipal e as diversas facetas culturais do Centro Novo. ... Todo conteúdo do blog Passeios Baratos em São Paulo está protegido pela Lei do Direito ...

Campinas.com.br

Portal de cultura e turismo de Campinas e região, com dicas de lazer, teatro, shows, passeios, gastronomia, eventos e diversão.

Buenos Aires: o que fazer? Dicas de roteiros e passeios ...

Buenos Aires é uma cidade vibrante, com ampla oferta de atividades culturais, atrações turísticas e passeios divertidos. Selecionamos 27 sugestões de coisas para ...

10 coisas (quase de graça) para se fazer no Rio de Janeiro

Num total de 9 museus e centros culturais. ... adorei essas dicas de passeios no rio! estou de férias e pretendo aproveitar todas as dicas de vocês ...

Dicas de Passeios Culturais em Algumas Cidades do Brasil ...

Procurando um passeio diferente para o fim de semana? Se a proposta é ganhar o máximo de conhecimento possível ao sair de casa, existem boas dicas ao longo do

Confira cinco dicas de passeios culturais pelo Estado ...

O Cultura é Currículo levou mais de 1 milhão de alunos para teatros, museus e institutos de artes durante esse ano. Conheça alguns dos “Lugares de ...

Dicas de 6 passeios culturais no Rio de Janeiro - Pages24

O Rio de Janeiro não é só praia e belezas naturais. A cidade, que foi capital da Colônia Portuguesa, do Império Brasileiro e da República até os anos 60 do ...

#omncpelomundo: 7 dicas de passeios culturais e ...

O Bairro Marais é mágico. Como eu comentei no post anterior, eu poderia viver ali pra sempre, desfrutando de todas as coisas lindas que ele tem para oferecer.

Por que fazer passeios culturais com crianças? | Blog da ...

Por que fazer passeios culturais com crianças?. Confira aqui conteúdos sobre para fazer da sua trip algo inesquecível. Acesse já o Blog MaxMilhas!

30 lugares e passeios para amar (ainda mais) Porto Alegre ...

Passeios culturais na Usina do Gasômetro ... Na Capital, nossas dicas são a Le Grand Burger, com toque francês, e a Bife, com opções para quem não come carne.

Dicas SP | Dicas de São Paulo

Dicas de restaurantes, bares, compras, passeios, experiências, compras, cultura... Tudo para aproveitar São Paulo.

50 dicas para a sua primeira viagem a Nova York

Temos em nosso Guia de Destinos, um guia completíssimo sobre a cidade; com dicas sobre onde ficar em Nova York, o que fazer, onde comer, como entender o ...

Receba novidades

Comentar