Home » Dinheiro

Dicas de como economizar dinheiro

Pequenas dicas podem ser boas opções para quem deseja economizar sem prejudicar o orçamento mensal, veja e faça o teste.

Guardar dinheiro é um passo importante para conquistar alguns sonhos, ou mesmo fugir de velhas dividas, entretanto não é fácil, é necessária muita paciência, persistência e principalmente disciplina.

Ideias-para-Conseguir-Dinheiro-para-Formatura1

Tenha objetivos e prioridades definidos

O primeiro passo para conseguir juntar dinheiro é definir objetivos, esse passo não é uma regra, mas em geral esse método ajuda no processo e o torna menos doloroso, pois quando necessário que indivíduo tenha que abrir mão de algo, ele se lembrara que é em prol de um objeto mais importante.

fazendo-conta-na-calculadora

Seguindo o primeiro passo, é interessante dividir sonhos e metas para curto, médio e longo prazo, sendo por exemplo: pagamento de dívidas de cartões de crédito, cheque especial e outras que possuem juros altos metas de curto prazo; para médio prazo é interessante metas como viagens para exterior, adquirir algum objetivo de maior valor monetário e até mesmo um curso ou pós graduação; Por fim no longo prazo os objetivos mais interessantes são a aquisição de veículos, imóveis ou abrir um negócio próprio.

Como fazer um orçamento pessoal

Após os objetivos estarem traçados é interessante concretizar um orçamento pessoal, é sabido que muitas pessoas começam o mesmo, mas com o tempo acabam desistindo de o manter atualizado.
Porque o orçamento pessoal é tão importante? Tendo registrados todos os gatos mensais é possível estabelecer onde estão sendo dispostos as maiores partes do orçamento e principalmente onde é possível cortar despesas. Com os dados em mãos é possível mudar alguns hábitos como se alimentar fora regularmente, consumo de combustível e outros.

cofrinho

Para fazer um orçamento pessoal você pode começar da maneira tradicional, os bons e velhos lápis e papel. Ao final do dia anote o que foi consumido no dia, separe algumas folhas para aqueles gastos fixos já previstos com antecedência, separe os gatos por categorias, mês e ano. E é importante que não perca o material.

Outra opção é usar planilhas do excel, ou outros softwares de planilhas eletrônicas disponíveis na internet. Nas planilhas você anotará os dados assim como no papel, mas com a facilidade para manusear os dados, edita-los e até mesmo fazer com que o computador atualize as somas dos gastos.

É interessante colocar em seu orçamento pessoal separadamente todas as entradas e saídas, assim além de controlar os gastos, você saberá quando está chegando no vermelho.
Outra ferramenta interessante para manter o orçamento pessoal é o celular, hoje em dia com o alto desempenho dos smartphones é possível ter centenas de aplicativos no celular que auxiliam com o orçamento, alguns inclusive foram construídos juntamente com os sistemas bancários para classificar até mesmo os gatos feitos através dos cartões de crédito e débito, isso claro que realizado com toda segurança possível e autenticada pelas respectivas instituições financeiras que o app tem convenio. O aplicativo citado é o Guia Bolso, que além de ser brasileiro é gratuito.

Como guardar dinheiro

Por fim, não menos importante é necessário começar a ser um poupador e como essa é uma das tarefas mais difíceis, comece guardando uma pequena quantia semanal ou mensal.

moedas-nas-mãos

Não importa o quanto, o importante é adquirir o hábito. Com o tempo passe a adequar a quantia poupada aos seus objetivos definidos anteriormente. Outra dica interessante para metas de médio e longo prazo é aplicar a poupança em investimentos seguros, comece com poupança, depois procure por CDI, CDB, Tesouro direto e outras aplicações asseguradas com rendimentos maiores que a inflação.

Guardar dinheiro muitas vezes é uma das maiores dificuldades que os brasileiros têm nos dias atuais devido a facilidade de crédito, porém em alguns casos acabamos pagando o dobro do valor inicial do bem desejado, o que muitas vezes não cabe no nosso orçamento.

fazendo conta na calculadora

Mas o principal deles (que é o que mais afeta o bolso) é a falta de planejamento. Então pra você que tem dificuldades em guardar dinheiro, mas quer atingir seus objetivos, aqui seguem algumas dicas para - finalmente - conseguir guardar dinheiro para realizar os seus sonhos.

Tenha objetivos e prioridades definidos

Existe um provérbio popular que diz que “quem não tem objetivos nunca chega a lugar nenhum”, então sem sombra de dúvidas o primeiro passo para guardar dinheiro é ter objetivos e prioridades.

cofrinho

Defina um objetivo, seja qual for ele: uma casa, carro, móveis para casa ou até mesmo um smartphone de última geração. Após definir seus objetivos, mantenha-se firme no propósito mesmo, pois muitas vezes é necessário abrir mão de algumas regalias do dia a dia ou do final de semana para atingir o objetivo principal.

Como fazer um orçamento pessoal

Saber de onde vem e para onde está indo o seu dinheiro é de extrema importância para que seu objetivo se cumpra o mais breve possível. De uma maneira geral a única fonte de renda é o salário, porém caso haja uma segunda fonte de renda é necessário colocá-la no planejamento mensal.

O ideal é saber quais são os gastos básicos, como por exemplo:

moedas nas mãos

Contas Fixas:

  • Aluguel
  • Água
  • Luz
  • Telecomunicações (telefones, internet, TV a cabo, etc)
  • Prestações em andamento

Contas Variáveis:

  • Mercado (sim, varia bastante com a inflação)
  • E saídas noturnas e pequenos passeios (o que também é importante já deixar definido assim que se recebe o salário)
  • Gastos diversos (sempre discriminados um a um)

Assim, sabendo pra onde está indo o seu dinheiro fica mais fácil saber qual gasto podemos cortar ou investir mais.

Como guardar dinheiro

Após fazer o seu orçamento pessoal devemos definir um tanto a ser poupado, uma porcentagem legal que não afeta muito o padrão de vida gira em torno de 20% da receita bruta, e assim definido o valor, vamos pensar qual é a melhor opção para o seu bolso.

O investimento mais conhecido é a popular poupança que não tem segredo, porém é um dos menores retornos, pois é o que paga juros mais baixos. Um dos investimentos que rendem um pouco mais são os fundos de renda fixa, que é bem parecido com a poupança, mas a diferença é que fica definido o tanto que vai render ao assinar o contrato com o banco, nele pode definir um valor a ser depositado por mês e um prazo para resgate, ou um que funciona mais ou menos da mesma maneira que a poupança que pode ser sacado a qualquer momento.

economia

Outra forma de investimento é a bolsa de valores, porém essa exige um pouco mais de conhecimento de mercado, para saber quais ações comprar e vender em um espaço de tempo de médio a longo prazo. Lembrando que é muito importante saber se o fundo de investimento escolhido tem a garantia do FGC (fundo garantidor de crédito) que em caso de quebra da instituição garante o reembolso em até 250 mil reais por CPF.

Essas são algumas dicas para ajudar você a economizar dinheiro e assim escapar dos juros altos dos financiamentos e fugir do tão temido endividamento devido aos juros cobrados pelas instituições financeiras.

Para mais dicas de economia, veja o vídeo:

Colocando moeda no porquinho

O país está economicamente encrencado, junto a ele a maioria dos brasileiros. Portanto se eu fosse você leria este artigo até o final. Realmente não está fácil para ninguém o dólar chegando a R$ 4,00, o preço das coisas básicas para sobreviver chegando às alturas e você aí, trabalhador lutando para sobreviver.

Por estes fatos, torna-se ainda mais urgente a necessidade de um planejamento financeiro pessoal. Neste texto você vai conferir algumas dicas de como passar por essa crise sem crise e ainda vai ver dicas de como poupar o seu tão suado dinheirinho. Fique de olho nos tópicos a seguir.

Tenha objetivos e prioridades definidos

Planeje se

Prioridades e objetivos traçados, esta é a primeira regra da economia. Claro que cada tem suas próprias prioridades, mas antes destas vem as necessidades básicas para a sobrevivência do ser humano, aquelas continhas mensais e simpáticas como água, luz, supermercado e internet. Sim, este último já se tornou uma necessidade básica, senão você nem estaria lendo este texto agora.

Anote todos os seus gastos, trace metas de coisas que gostaria de comprar, uma de cada vez e mantenha o foco, se estiver endividado, tenha como prioridade quitar sua dívida.

Como fazer um orçamento pessoal

Contas e calculadora

Para começar um orçamento pessoal, você deve anotar tudo o que gasta, até se comprar uma bala, anote, afinal é o seu dinheiro que está indo, se não gosta muito de fica anotando, uma opção é guardar as notinhas do cartão ou baixar algum aplicativo relacionado a finanças.

Faça uma média mensal de seus gastos pessoais essenciais, moradia, transporte, educação, alimentação e etc. E some também gastos com estilo de vida, aquele dinheiro que vai para o salão de beleza, para academia, lazer, shopping, roupas, entre outros. Some tudo o que você gasta com estas coisas.

Como guardar dinheiro

Mudinhas de dinheiro

Guardar dinheiro, você deve estar pensando que esta é a parte mais difícil de tudo não é mesmo? Talvez seja mesmo, mas não é impossível, tudo é uma questão de adaptação. Se estiver sobrando um tempinho (sim, isso é quase impossível, mas na necessidade a gente arruma), procure um trabalho extra, uma renda a mais para poder poupar.

Evite olhar e-mails de ofertas, por mais tentadores que eles sejam, evite usar cartões de crédito, procure comprar a vista, final dói mais e você vai pensar duas vezes antes de gastar. Dê um tempo da academia e faça caminhadas em alguma praça, saia menos para comer fora, chame seus amigos em casa e faça algo por ali mesmo, entre outras atitudes que farão você mudar seu estilo de vida. Você vai ver que no final das contas vai sobrar algum pra você guardar na poupança.

Publicado por Bianca
Revisado em 20/01/2016

Compartilhar

Receba novidades

Comentar