Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Saúde

Diabetes alimentação correta

A diabetes pode ser uma doença perigosa se não controlada, por isso a alimentação balanceada é fundamental para ter qualidade de vida.

Frutas e medidor de glicemia

Diabetes acontece pela falta de insulina no organismo fazendo com que aumente a glicose no sangue. É uma síndrome metabólica de origem múltipla, acontece no pâncreas, pelas conhecidas células beta. A função da insulina é fazer com que haja a entrada de glicose para as células do nosso organismo de forma que possa aproveitar as várias atividades celulares e ser aproveitada como fonte de energia. É uma doença que afeta milhares de pessoas no mundo e existem diferentes situações:

Diabete tipo I

Diabetes tipo 1

Esse tipo de diabetes é autoimune, ou seja, o sistema que seria o principal responsável por defender e agir contra as infecções no nosso corpo atua de forma contrária e ataca as células do pâncreas responsáveis por produzir insulina.

Esse tipo ocorre mais na infância e na adolescência e por isso exige que a insulina tenha que ser aplicada diariamente e afeta certa de 5 a 10% das pessoas com diabetes.

Diabete tipo II

Diabetes tipo 2

Diferente da I, nesse caso as células são resistente à ação da insulina e normalmente afeta pessoas que estão acima dos 40 anos e cerca de 80 % dos pacientes que tem esse tipo de diabete estão acima do peso ideal.

No tipo II quase sempre o pâncreas produz uma quantidade necessária de insulina, mas por razões desconhecidas e ainda estudadas, o corpo não sabe utilizar a substância de forma efetiva e então cria a resistência e com isso no passar dos anos a produção de insulina acaba diminuindo.

Pode causar sérias complicações e ao contrário que acontece no tipo 1 os sintomas não aparece repentinamente e sim de forma gradual, devido a isso é importante conhecer os sintomas para caso acontecer de ser diabete, poder tratar desde o princípio.

Alguns exemplos de sintomas por ter quantidade excessiva de açúcar no organismo são: náuseas, sede fora no normal, visão embaçada e cansaços extremos e os sintomas mais graves é a dificuldade de cicatrização de cortes e machucados e coceira na pele, normalmente na área vaginal ou, então na virilha.

Diabete Gestacional

Grávida medindo glicemia

É o aumento do açúcar no sangue, e a resistência à ação da insulina e é diagnosticado pela primeira vez na gestação e muitas vezes acontece pelo aumento de peso da mãe durante esse período e ela pode, ou não, persistir até a hora do parto.

Melhores alimentos para diabéticos

Pela doença também estar ligada a falta de uma alimentação equilibrada e saudável é importante saber quais alimentos ajudam a prevenir e a controlar a diabetes.

Melhores alimentos para diabéticos

Exemplo disso é o abacate, que por conter gorduras monoinsaturadas e possuir poli-insaturadas que são gorduras boas auxiliam na resistência de insulina, além de prevenir doenças cardiovasculares. A maçã é uma grande fonte de vitaminas e contem pectina, isso controla a glicemia e reduz o mau colesterol.

O limão também é excelente por ser rico em ácido ascórbico e ácido cítrico, ele evita hemorragias que é uma das grandes preocupações do diabético, além de ter uma alta concentração de ácido nicotínico que protege as artérias ajudando a evitar problemas cardiovasculares que é uma tendência para as pessoas que possuem a doença.

Existem diversos outros alimentos que ajudam a prevenir à diabetes, por isso fique atento, evite alimentos com muita gordura e caso algum dos sintomas apareça e você tiver dúvida se é ou não diabete, procure um especialista rapidamente, pois quando diagnostica no começo é mais fácil de tratá-la.

Diabetes

Uma das doenças mais temidas por todos, é o diabetes. Isso porque com ele surgem diversos outros problemas, como glaucomas e dificuldades na cicatrização. Mas muitas pessoas não o temem por essas complicações, e sim pela restrição e equilíbrio que terá que seguir na alimentação para evitar complicações. Cortar açúcar, por exemplo, é uma dificuldade enorme. E se torna ainda mais difícil quando grande parte dos alimentos industrializados são recheados de açúcares e conservantes.

Mas fique tranquilo, o diabetes pode ser controlada e as pessoas que por ele são atingidos podem conviver tranquilamente, mas devem seguir algumas restrições. Vamos dar algumas dicas de alimentos saudáveis que podem ser consumidos por diabéticos e, se você seguir essa dieta não terá qualquer problema. Mas é importante sempre procurar um médico para uma melhor avaliação do seu caso!

O que é diabetes?

Diabetes Mellitus, ou apenas Diabetes, é uma alteração da glicose no sangue, também chamada de hiperglicemia. Essa doença pode ocorrer devido a "problemas" na secreção ou até mesmo na ação do hormônio da insulina. Esse hormônio é produzido pelas células chamadas células beta, localizadas no pâncreas.

A insulina tem por papel principal em nosso organismo controlar a quantidade de glicose, de forma que possa ser aproveitada para as atividades celulares.

Diabetes o que é

Quando ocorre a queda da insulina ou falha na ação, acontece o acúmulo de glicose em nosso sistema sanguíneo, e é isso que chamamos de hiperglicemia. Há várias classificações para a diabetes, mas grande parte da população está dividida entre "tipo 1" e "tipo 2".

Melhores alimentos para diabéticos

Abacate é um alimento excelente para quem faz controle do diabetes. Isso porque ele possui gorduras boas para a saúde, que são as Monoinsaturadas e Poli-insaturadas, também encontradas no azeite e nozes. Essas gorduras previnem doenças cardiovasculares e dão resistência à insulina, exatamente o inverso do que ocorre com as gorduras saturadas.

Portanto, alimentos como o abacate, que possuem gorduras monoinsaturadas são excelentes aliados de quem realiza dieta pra controle da diabetes. Salmão e outros peixes como a sardinha e o atum também são benéficos para a saúde e recomendados para o controle da diabetes, uma vez que possuem uma carga muito boa de ômega 3.

Alimentação para diabetes

Ao consumir ômega 3, nosso organismo se protege de riscos cardiovasculares e da incidência de diabetes tipo 2, pois diminui a concentração de glicose, diferentemente do que ocorre com a carne vermelha.

Medidor de glicose e alimentos

A diabetes é um distúrbio metabólico que acaba por transformar o açúcar dos alimentos (glicose) em grandes doses no nosso sangue. Existem diversos tipos de diabetes e várias causas para o mesmo.

Um dos motivos de aumento nos índices de casos de diabetes está principalmente a má alimentação e a obesidade. Existem três tipos de diabetes, veremos a seguir:

Diabetes tipo 1

Pessoa diabética aplicando insulina

Essa funciona com um sistema reverso, chamado autoimune, ou seja, o sistema imunológico que deveria defender o corpo de infecções faz tudo ao contrário e acaba contra uma parte do próprio organismo.

As células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, acabam sendo atacadas e mortas, por este motivo o órgão acaba produzindo pouca ou nenhuma insulina. Por isso quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insulina todos os dias.

Diabetes tipo 2

A mais famosa das diabetes, a tipo 2 é a mais encontrada entre as pessoas que apresentam a doença, quase 95% das pessoas que tem diabetes tem a tipo 2. Muito associada a velhice e a obesidade, além de histórico familiar, diabetes gestacional e sedentarismo.

Medindo glicemia

Das pessoas que contraem a diabete tipo 2, 80% delas está acima do peso. Um dos maiores problemas deste tipo atacar bastante as pessoas, é o fato de crianças e adolescentes que não têm uma dieta assim tão saudável contraem já na infância ou adolescência.

O pâncreas fornece a quantidade suficiente de insulina mais por algum outro motivo o corpo não consegue absorver essa substância de forma correta. Depois de algum tempo de resistência, a produção de insulina começa a cair, o resultado acaba sendo o mesmo da tipo 1.

É sempre recomenda a atenção sobre os sintomas dessa doença, porque ela pode trazer muitas complicações, ao contrário do tipo 1, não aparecem assim tão rápido, porém podem ser muito parecidos. Podemos identificar esse aumento da quantidade de açúcar no sangue de tais formas: Cansaço extremo, náusea, aumento da quantidade de urina, sede além do normal, perda de peso, visão embaçada e infecções frequentes.

Há também outros sintomas menos comuns, porém muito mais graves: Dificuldade de curar os cortes e machucados, coceira na pele(geralmente na virilha), perda de visão e impotência. Casos raros, no entanto não apresentam sintomas.

Diabetes gestacional

medindo glicemia em gestante

Durante a primeira gravidez ela pode aparecer, mostrando assim um aumento de açúcar no sangue. Este caso acontece em cerca de 4% das mulheres que ficam grávidas, ela pode desaparecer depois do parto ou transforma-se em diabetes de tipo 2. Por isso é importantíssimo o acompanhamento médico e levar uma vida saudável.

Melhores Alimentos para diabéticos

Entre os alimentos recomendados para pessoas com diabetes começaremos com as frutas.

frutas diabetes

Maçã – Boa em diversos tipos de vitaminas e principalmente para o diabético ela é uma fibra pectina. Grande eficiência não só no controle da glicemia como também na redução do colesterol.

Abacate – Uma fruta bastante indicada para quem tem diabete é o abacate, ele quase não contem açúcar e é rico em gordura que aumenta o bom colesterol.

Limão – Uma de suas principais funções no corpo, o limão evita hemorragias que pra quem tem diabetes sabe muito bem o quão importante é essa qualidade do limão. Além de proteger a s artérias que previne os problemas cardiovasculares, uma tendência para quem tem a doença.

Amora – A amora é rica em compostos que aumentam e aceleram a liberação de insulina, melhorando assim o índice de glicose. Além de normalizar a pressão arterial e atua como anti-inflamatório. Porem tem um índice glicêmico alto.

Coco – A gordura do coco favorece a saciedade e reduz assim as inflamações, além claro de ser um alimento que reduz a carga glicêmica.

Agora iremos ao restante dos alimentos.

Alimentos para diabéticos

Arroz, pães e massas integrais – Além de liberar a glicose em pequenas doses no organismo, os integrais são ricos em fibras, o que melhora a ação da insulina.

Cortes magros de carne vermelhas – A carne vermelha são só pode como deve ser consumida, só evite partes com gorduras saturadas. Os melhores cortes de carne vermelhas para diabéticos são: lagarto, patinho e alcatra.

Peixes – Entre as carnes brancas essa é a mais indicada, ricos em gordura boa como trutas, salmão e sardinha. Apesar disso deve ser sempre equilibrado o consumo dos mesmos, e nunca faça fritas ou empanadas.

Legumes e verduras – Essa dupla dinâmica é indicada para todo mundo, ainda mais para os diabéticos, comam a vontade a variedade desses dois alimentos.

Leite desnatado – Com o leite desnatado você ingere menos gordura.

Aposte nesses alimentos saudáveis e não exagere em alimentos que não possa comer, cuide da sua saúde e mantenha os cuidados, porque com diabetes não se brinca!

Tags: , ,
Publicado por Bianca
Revisado em 30/11/2015

Compartilhar