Home » Brasil

Desperdício de alimentos no Brasil

O Brasil é um dos países líderes na produção de alimentos no mundo, como também é um dos campeões em desperdício de comida.

1/3 de tudo

É difícil imaginar, mas num país que produz mais alimentos que o necessário para toda sua população, ainda tenha gente passando fome.

Além de políticas que estimulam o escoamento da produção para o mercado externo, há muito desperdício de alimentos em todas as etapas da produção, desde o plantio até o consumo.

Em um misto de conduta governamental equivocada e hábitos que, infelizmente, geram este grande desperdício de alimentos, os mais necessitados são obrigados a vasculhar os “fins de feira” atrás de restos para satisfazer a mais básica das necessidades humanas.

pegando restos da feira

O desperdício de qualquer coisa pode parecer absurdo, mas quando se trata de alimentos, desperdiçar é inadmissível. Veja como isso acontece no Brasil e no mundo.

Os dados do desperdício de alimentos no Brasil

O Brasil é um dos campeões mundiais em desperdício de alimentos. As perdas sobre o que é cultivado chegam a 64% e acontecem por toda a cadeia produtiva, sendo, segundo o Instituto Akatu:

20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares.

Conforme mostram os dados, temos uma realidade bastante paradoxal em nosso país: não falta para comida para alimentar a todos e, no entanto, milhões passam fome.

desperdício de comida

Estudos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) comprovam que são desperdiçados no Brasil o equivalente a 39 mil toneladas de alimentos por dia, o que serviria para três refeições diárias a 19 milhões de pessoas.

Quais as causas de desperdício de alimentos no Brasil

Pelo levantamento citado acima, vemos que a perda de alimentos tem sua maior parcela na colheita, processamento e consumo. Considerando que minimizar os dois primeiros itens é de interesse comercial dos envolvidos, pode-se projetar uma diminuição gradual nestes percentuais.

Já o último fator e, poderíamos dizer, o grande vilão do desperdício, o consumo, depende de uma profunda conscientização e radical mudança de hábitos das pessoas.

desperdicio

Em média, uma família brasileira joga fora 20% dos alimentos que compra, gerando uma perda de US$ 1 bilhão ao ano, que seria suficiente para alimentar outras 500 mil famílias. Ou seja, se estes valores fossem economizados, poderia haver mais dinheiro na poupança ou investido em outras necessidades destas famílias, mas o pior mesmo é saber que vai para o lixo o que tantos outros não têm.

Várias são as iniciativas possíveis para mudar este quadro. Em termos gerais, as pessoas precisam comprar e/ou preparar aquilo que realmente irão consumir.

Quantos restaurantes Self-service têm que cobrar multas daqueles que, como é dito popularmente, têm “os olhos maiores que a barriga” e enchem absurdamente seus pratos só porque vão pagar o mesmo valor do que se pegassem apenas o suficiente?

desperdiçando

Nas residências, quantas refeições são fartas até demais e, mesmo que bastem para mais de um almoço ou jantar, ainda acabam por gerar sobras e desperdícios? Além deste aspecto, existem inúmeras receitas cujos ingredientes são partes dos alimentos que normalmente são jogados no lixo, como talos, folhas e até cascas.

Basta bom senso e criatividade para diminuir sensivelmente estes índices e fazer diferença na vida de muitas pessoas.

O desperdício de alimentos no mundo

No mundo afora, o desperdício de alimentos causa prejuízos de mais de US$ 750 bilhões ao ano, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas). Isto significa o equivalente a 1,3 bilhões de toneladas de comida estragada anualmente.

Ainda segundo estes estudos, 54% destas perdas ocorrem nas etapas iniciais da produção, entre colheita e armazenagem, e os demais 46% nos processos de preparo, distribuição e consumo dos alimentos.

jogando comida

Os desperdícios têm outras consequências, além de preciosa comida indo para o lixo: uma séria contribuição para a degradação do meio ambiente.

A comida que é desperdiçada no mundo corresponde por mais emissões de gases que causam o efeito estufa do que qualquer país, com exceção da China e dos Estados Unidos, segundo a ONU.

Some-se a isso o fato de que todos os recursos utilizados na produção de alimentos que viraram resíduos também foram desperdiçados, e veremos que necessitamos de cerca de 30% a mais de água, defensivos, energia e terreno do que se a perda não ocorresse.

desperdício de frutas

Tudo isto já seria grave o bastante, se pudéssemos esquecer o fato de que o crescimento populacional no mundo galopa a níveis alarmantes e demanda recursos naturais que se mostrarão insuficientes em poucas décadas, tornando ainda mais urgentes mudanças comportamentais a nível global para frear o desperdício. Por isso, ter consciência e evitar o desperdício é a melhor solução.

Assista ao vídeo abaixo e veja mais sobre o desperdício de comida no Brasil e no mundo.

Alimentos que mais são desperdiçadosMesmo com muita fome, estudos revelam que pelo menos um terço dos alimentos produzidos no mundo inteiro é desperdiçado, ou seja, um terço da produção mundial é jogado no lixo ou se perde pelo caminho; e o pior de tudo é que essa quantidade de alimentos desperdiçados poderia erradicar completamente a fome do planeta - drama que atinge cerca de 900 milhões de pessoas.
O desperdício de alimentos ocorre de diversas formas que se diferenciam nos países ricos e pobres. Nos países desenvolvidos, o desperdício dos alimentos ocorre porque parte da comida vai para o lixo antes do vencimento. Nos países emergentes, o desperdício ocorre na produção, colheita e processamento.

Na América Latina que é onde o Brasil está localizado, a maior causa de desperdício dos alimentos ocorre no cultivo de frutas e vegetais, pois cerca de 40% desses alimentos são desperdiçados durante o processo de produção, colheita e embalagem.
Cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente e essa quantidade é igual à metade de toda a colheita de grãos no mundo inteiro. Os países desenvolvidos desperdiçam cerca de 670 milhões de toneladas de alimentos por ano, valor correspondente à quantidade da produção dos países que estão em desenvolvimento.

Destinos e números

Em países ricos, os alimentos vão para o lixo antes mesmo de vencer a data e validade (alimentos que poderiam ser reaproveitados pelos outros). Na Europa e na América do Norte, cada pessoa desperdiça de 95 a 115 quilos de alimento por ano. Já no Brasil, cada pessoa de classe média, desperdiça 182,5 quilos de alimentos. Os alimentos mais desperdiçados são as hortaliças, frutas, tubérculos e raízes, causando um impacto negativo na economia do país e do mundo. Em países emergentes, o problema maior está na falta de estrutura para produzir alimentos.

Já nos países ricos e em desenvolvidos, o problema é o comportamento dos consumidores, pois a quantidade de alimento desperdiçado nos países industrializados chega ao volume dos alimentos produzidos pelos países pobres, como por exemplo a África. No Brasil, estima-se que cerca de 30% dos alimentos produzidos vai para o lixo e sem nenhum tipo de reaproveitamento. No Brasil, as principais causas de desperdício são: falta de treinamento da mão de obra, problemas no manuseio das frutas, verduras e legumes quando é feita a colheita e o transporte.
A quantidade de alimentos desperdiçados no Brasil poderia servir cerca de 62 milhões de pessoas no mundo. Mais de 60% do que é plantado no Brasil é perdida entre a colheita, processamento, transporte e hábitos alimentares. A cada ano esse número aumenta ainda mais e o valor total do desperdício é dividido: 10% na colheita, 50% no manuseio e transporte, 30% no abastecimento e 10% nos supermercados e na casa dos consumidores.

Publicado por Rodrigo
Revisado em 25/09/2013

Compartilhar

Veja Mais

Vídeos relacionados




Conteúdo relacionado

Brasil desperdiça 41 mil toneladas de alimento por ano ...

No Brasil, anualmente, são desperdiçados 41 mil toneladas de alimentos, segundo Viviane Romeiro, coordenadora de Mudanças Climáticas do World Resources ...

Perdas e desperdício de alimentos - Portal Embrapa

o Brasil precisará investir em gestão cada vez ... O Prosa Rural, programa de rádio da Embrapa, também está engajado no combate ao desperdício de alimentos ...

Pesquisas da Embrapa buscam formas de evitar o desperdício ...

De acordo com o artigo 'Desperdício de alimentos no Brasil: um desafio político e social a ser vencido', ...

Desperdício de Alimentos: fome no Brasil e os decorrentes ...

Textos motivadores padrão ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio

Brasil desperdiça 40 mil toneladas de alimentos todos os ...

São Paulo – O desperdício de alimentos no Brasil chega a 40 mil toneladas por dia, segundo pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ...

PETIT GASTRÔ | Desperdício de comida, fome mundial e a ...

O desperdício de alimentos no mundo cresce a cada dia em ritmo acelerado, e ao mesmo tempo são milhões as pessoas que ainda sofrem com a fome.

Desperdício de alimentos – Wikipédia, a enciclopédia livre

Desperdício de alimentos é um conceito de definição imprecisa. De modo geral, considera-se desperdício um dos tipos de perda que ocorrem na cadeia produtiva dos ...

Desperdício de Alimentos no Brasil – um desafio po lítico ...

Desperdício de Alimentos no Brasil – um desafio po lítico e social a ser vencido ¹Antonio Gomes Soares A diminuição da disponibilidade de alimentos é um ...

Desperdícios de Alimentos no Brasil - Produtos Orgânicos ...

Ana Elisa Feliconio, especialmente para o Sítio do Moinho. Informações gerais sobre o desperdício no Brasil. Atualmente, o Brasil desperdiça cerca de 26,3 ...

Desperdício de Alimentos – Banco de Alimentos

Desperdício de Alimentos ... DOS ALIMENTOS PRODUZIDOS NO MUNDO. É desperdiçado a cada ano – 1,3 bilhão de toneladas. 750. BILHÕES DE DÓLARES.

Brasil desperdiça 30% de sua produção, mas tem 13 milhões ...

... o pesquisador da UERJ José Abrantes demonstra que desperdício no Brasil ... fome no Brasil, ... de alimentos seja inibida. O desperdício em ...

Brasil desperdiça 40 mil toneladas de alimento por dia

Segundo Porpino, ainda não é possível avaliar no País o tamanho do impacto econômico que é produzido com o desperdício de alimentos dentro de casa ...

Fome e Desperdício de Alimentos - Ser Melhor

Milhares de pessoas no mundo todo passam fome, entretanto, o desperdício de alimentos acontece desde sua produção até na nossa cozinha, demonstrando a necessidade ...

Desperdício de alimentos chega a 40% no Brasil - Saúde ...

O desperdício de comida é um dos agravantes da fome no mundo, que mata uma pessoa a cada 3,5 segundos

Brasileiro deve mudar para reduzir desperdício de ...

... de lado para ajudar na redução do desperdício e da perda de alimentos no ... e desperdício com alimentos no Brasil somem 40 mil ...

Pesquisa identifica fatores de desperdício de alimentos em ...

Especialistas discutem soluções para as perdas de alimentos no Brasil

Desperdício de alimentos no Brasil chega a 40 toneladas ...

Aprenda a mudar os hábitos para não desperdiçar alimentos e cuidar do planeta.

Enquanto milhões passam fome, 1,3 bi de toneladas de ...

... e os de maior renda sofrem na distribuição e no consumo Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, sobre o desperdício de alimentos no mundo ...

1 em cada 3 alimentos é desperdiçado no mundo; prejuízo ...

Graziano afirmou que há situações que provocam o desperdício de alimentos ... Facebook rural de argentino vira bate-papo e rede de negócios no Brasil;

O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS TEM CONSEQUÊNCIAS NO CLIMA, NA ...

O desperdício de alimentos se refere ao descarte intencional de ... Incertezas sobre a safrinha dão suporte aos preços e limitam volume de negócios no Brasil;