Home » Festa

Decoração para ceia de Natal

Muitas famílias se reúnem junto com alguns amigos para a tradicional ceia de Natal. Então veja nossas dicas e capriche na decoração!

Decoração de Natal- Vela vermelhaVocê aí, já decidiu o que vai oferecer na ceia de Natal? Como vai decorar a mesa, a casa e tudo mais?

Seus convidados certamente merecem ser recebidos com toda elegância na decoração natalina. A ceia pode ficar simples e digna de elogios decorando com frutas, velas e com artesanato.

As frutas são fáceis de encontrar nos supermercados, as velas podem ser compradas em qualquer loja e o artesanato, este pode ser encontrado em feirinhas, principalmente se você mora na região nordeste, um lugar rico em cultura artesanal, sua decoração para a ceia vai ficar ótima.

Muitas pessoas não decoram o local por medo de gastar muito ou porque acham bobagem, mas isso não é motivo para preocupação, é possível decorar com itens básicos que podem mudar totalmente o visual da sua mesa, seus convidados vão amar e vão sair fazendo bons comentários no dia seguinte.

Veja algumas de nossas dicas.

Decoração para ceia de Natal com frutas

Decoração de Natal- árvore de natal de frutasÉ inacreditável a possibilidade de se fazer várias obras de arte com as frutas, verdadeiras esculturas e tudo isso se faz brincando, cortando aqui, cortando ali, e dando forma aos elementos de decoração.

Corte uma melancia ao meio e as bordas em forma estrelada, com pontas, retire a polpa e encha com cachos de uva pendurados, verdes, roxas, coloque também maças inteiras, depois do lado de foram, em volta coloque laranjas e nelas espete um morango, parecendo caju.

Outra dica é cortar kiwi em rodelas finas, várias e colocar em um pote de vidro, ou encher uma taça, em outra, coloque frutinhas vermelhas, amoras, morangos e deixe sobre a mesa as frutas com as cores do natal.

Mais uma dica é recortar frutas amarelas, como a manga, em formato de estrela e coloque também refratários.

Decoração para ceia de Natal com velas

Decoração de Natal- três velas vermelhas e pinhasAs velas simbolizam a luz no Natal, elas também podem ser um item na decoração da ceia de natal, mas a beleza das velas vai depender basicamente do modelo, da cor e da posição que elas ficam sobre a mesa.

Velas vermelhas chama a atenção, apenas três delas distribuída no centro ao longo da mesa e com alguma arranho em baixo, já dão outra cara para a mesa.

Velas douradas em castiçais altos e outros mais baixos dão um jogo legal no visual da mesa.

As tradicionais velas brancas trançadas também estão presentes na decoração da mesa da ceia de natal.

Decoração para ceia de Natal com artesanato

Decoração de Natal- porta copos de papai noelA decoração de ceia de natal com artesanato começa desde o jogo americano, porta-copo e porta-guardanapo com materiais como cipó, sisal, todos estes itens podem ser feitos manualmente.

Você mesmo pode fazer sua decoração artesanal, árvores de natal com papel ou cartolina, ou comprar árvores prontas em feiras, muitos artesãos confeccionam itens decorativos de natal em madeira, cordas, sementes naturais, pinhas, tecidos e usam a criatividade para fazer jogos de jantar, guirlandas, entre outros objetos que vão deixar sua ceia de Natal completa.

Agora que você já sabe como decorar é só colocar nossas dicas em prática e deixar tudo ainda mais lindo.

 

Durante o mês de dezembro, passando até mesmo pelo dia de Natal, podemos ver diversos símbolos espalhados.

Ceia de Natal

Os grandes chefes da culinária afirmam que uma mesa bem decorada e organizada de forma atraente torna o apetite ainda maior e o paladar mais flexível, sendo assim, investir na organização da sua mesa, buscando dicas na internet, observando imagens em revistas e itens decorativos que sejam esteticamente atraentes aos olhos, fazem toda a diferença.

Utilizar uma toalha decorada, rendada ou ainda com estampa discreta pode ser um complemento da decoração, incluindo os guardanapos coloridos que acompanhem a tonalidade da toalha de mesa, os anéis dos guardanapos podem ser dourados ou prateados. O ideal é que escolha a cor seja feita previamente, para tornar as demais escolhas mais fáceis.

Decoração para ceia de Natal com frutas

As frutas são servidas em abundância na ceia de Natal e as mesmas podem adquirir um perfil decorativo divertido na mesa, podendo ser escolhido por frutas tropicais ou ainda as frutas características do Natal tradicional.

Ceia decorada com frutas

Montar árvores natalinas feitas somente com frutas ou ainda dispô-las em um copo distribuindo as cores como uma salada de frutas decorativa, ou ainda preparar personagens com as frutas, utilizando laços e recipientes de vidro ou prata.

Decoração para ceia de Natal com velas

As velas dão uma sofisticação ímpar nas ceias de Natal, desde que utilizados candelabros elegantes ou criativos, permitindo uma iluminação aconchegante e requintada, podendo optar pelas velas coloridas para dar um charme especial, principalmente quando estão na tonalidade da toalha da mesa, equilibrando as cores e combinando.

Decoração de ceia de Natal

A posição das velas nas mesas pode ser ao lado dos pratos ou ainda, posicionadas ao centro em tamanhos diferentes, com itens natalinos ao seu redor ou laços decorativos que permitam uma temática ainda mais natalina.

Decoração para ceia de Natal com artesanato

O artesanato permite diversas criações para a decoração de Natal, podendo ser utilizado diversos materiais que já possui em casa e tornando a temática ainda mais criativa e descontraída. Podem ser produzidas guirlandas para colocar velas, pequenas árvores de Natal como marcadores de lugar, anéis de guardanapos feitos de papel com cortes semelhantes à renda ou a flocos de neve, decorar as velas com papéis laminados ou ainda pequenos presentinhos de isopor para decorar a mesa.

Decoração da mesa natalina

O artesanato depende unicamente da criatividade do artesão e caso todas as responsabilidades da festa venham a interferir, podendo ainda adaptar vários itens de acordo com a personalidade e com a preferência de quem está oferecendo a ceia de Natal.

Ao optar por decorar artesanalmente a própria ceia, verifique todos os itens necessários para o preparo da decoração organizando em uma lista, além disso, considere as cores que serão combinadas com os demais itens das mesas. Planeje com antecedência quais serão os itens que serão produzidos, para não correr o risco de poluir a mesa com muitas peças decorativas, podendo então distribuir de forma elegante, permitindo uma decoração descontraída e bem aproveitada, principalmente com relação aos anéis de guardanapos e as velas decoradas, que devem estar de acordo com as tonalidades decorativas que se dispõem em detalhes na mesa.

Para a decoração da sua ceia de Natal ficar impecável planeje todos os detalhes e acontecimentos dessa data, a qual é considerada muito importante por unir familiares amigos.

Para mais dicas de decoração para a ceia de natal assista ao vídeo abaixo:

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 16/12/2013

Compartilhar