Home » Meio ambiente

Decomposição do lixo no meio ambiente

Evitar que os materiais que não são orgânicos cheguem até a natureza é um grande passo para a humanidade evitar problemas ao meio ambiente.

Material jogado em local erradoO lixo é um problema grave e comum  na sociedade brasileira contemporânea. A consequência de ações desrespeitosas, sobretudo, ao meio ambiente, é facilmente vista em enchentes que comumente ocupam páginas de jornal, ou até mesmo no terreno baldio do nosso quarteirão. Somados, o lixo erroneamente dispensado pelos milhões de brasileiros, forma  grandes montanhas de material que, em grande parte, tem decomposição tardia e poderia ser reciclado, em uma ação racional de proteção ao meio ambiente. A questão do lixo também junta-se a questões importantes como a garantia de meios saudáveis para moradia, com controle sanitário.
Garrafa pet reciclada

Garrafa Pet

Existem milhares de modos para ela ser reciclada e não ficar jogada em qualquer lugar, o seu tempo de decomposição não é calculável ficando milhares de anos enterrada ou sobre a terra, causando problemas para o meio ambiente. Sempre que puder destine as garrafas para a reciclagem a partir da coleta seletiva .
Madeiras jogadas

Madeira pintada

Apesar da madeira vir de árvores isso não significa que ela vá se decompor em pouco tempo e fazer bem para a natureza. Quando ela passa por alguns processos como o do verniz e de pintura ela pode demorar 13 anos para se decompor e deixar todo o material sob a terra causando males para as plantações que estão à sua volte e contribuindo para alagamentos.
Ebalagem longa vida na mão se pessoa

Embalagens longa vida

Assim como a madeira elas podem soltar alguns resíduos que causarão problemas ao meio ambiente, o pior disso tudo é que demoram praticamente 100 anos para deixar de existir.
Existem outras dezenas de materiais que causam problemas a natureza, veja na página de Jorge Roriz quais são eles. Faça seu papel de separar os lixos para que cada um deles possa ir para os locais designados a eles.

Tags: , , ,
Publicado por Andre
Revisado em 07/10/2011

Compartilhar