Home » Cultura

Danças populares brasileiras

As danças populares típicas de cada região, seja norte, sudeste, sul, nordeste ou centro-oeste, são ricas e possui peculiaridades.

Mulheres dançando.

O Brasil sem dúvidas é um país com mistura de muitas raças e etnias, nossa cultura é muito diversificada e conhecida em todo o mundo. Um dos pontos mais fortes do Brasil são as danças típicas populares que é sinônimo de alegria, agito e muita animação e que a cada ano atrai mais pessoas do mundo inteiro. As danças populares brasileiras são bem diferentes de região para região, que faz com que nossa cultura seja mais rica ainda.

Conheça um pouco sobre as principais danças populares brasileiras de cada região do Brasil.

Danças populares brasileiras região norte

A região norte contém uma das mais ricas culturas brasileiras, pois tem alguns dos festivais mais conhecidos que é o festival folclórico do Boi-Bumbá de Parintins, Círio de Nazaré que acontece em Belém e o Çairé que acontece em Santarém. Os três festivais têm suas comidas típicas, danças e comemorações populares brasileiras característicos da região norte. As principais danças populares brasileiras da região norte são: Cameleão, Carimbo, Ciranda, Maçarico, Sol, Desfeiteira, Gambá e Serafina que normalmente dançadas no Pará e Amazonas.

Danças da região norte

Danças populares brasileiras região sudeste

A região sudeste possui várias danças populares brasileiras, uma delas é o Batuque que é realizada em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. A Dança Cana-Verde é concretizada em todas as regiões, mas com diferenças na coreografia e enredo musical, é conhecida também como Caninha-Verde. Ciranda é bem comum no Rio de Janeiro; o Fandango, e a Quadrilha é uma das mais conhecidas, populares e realizadas em toda região sudeste.

Danças da região sudeste

Danças populares brasileiras região sul

Na região sul são realizadas as populares e típicas danças gaúchas brasileiras que são uma das mais animadas danças populares do nosso país. Na região sul tem a dança Balainha que é realizada no Paraná e Santa Catarina, o Fandango, Pau-de-Fita já é realizada em todas as regiões do sul e temos também a dança Vilão que é mais comum em Santa Catarina.

Danças da região sul

Danças populares brasileiras região nordeste

Na região nordeste costuma-se dançar o Cavalo Piancó, a Ciranda, Maracatu, dança de São Gonçalo, Maculelê, Pagode de Amarantes, Samba de Roda, Bailão, Torém e a dança mais divulgada e conhecida pelo resto do Brasil o Frevo. O Frevo é dançado em Pernambuco, mas é conhecido e realizado nas demais cidades Brasileiras, e que possui uma coreografia bem característica.

Dança da região nordeste

Danças populares brasileiras região centro-oeste

Na região centro-oeste encontramos as danças Caninha-Verde em toda região, Catira em Goiás, Siriri em Mato Grosso, Tambor e Vilão em Goiás que são tipicamente danças populares brasileiras. A procissão do fogaréu que é bem típico da região centro-oeste tem a melhor produção em Goiás e é caracterizada por manifestação religiosa, que mostra o momento da prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos com máscaras.

Dança da região centro-oeste

Podemos citar várias danças típicas e populares Brasileiras das regiões do país, e uma das mais conhecidas é a quadrilha, realizada durante as festas juninas, comemoração que acontece em todo país em festas espalhadas pelos estados, cada uma com suas características.

Para saber mais sobre danças populares brasileiras, confira o vídeo Danças de festa junina no canal do Portal ZUN do Youtube:

Tags: , ,
Publicado por Talita
Revisado em 21/07/2010

Compartilhar