Home » Cultura

Danças folclóricas brasileiras

Há várias danças folclóricas típicas de cada região do nosso país, cada uma com suas características e com seu gingado todo especial.

Dançando frevoNosso país é rico em sua diversidade cultural, seja em qual quesito for ele sempre traz uma variedade enorme de produtos, na culinária, por exemplo, há uma característica especifica para cada região. E como o Brasil é um país que adora festividades, a cada época do ano acontece uma festa diferente e varia também de acordo com a região do país.
Lá por fevereiro ou março acontece o carnaval, tipicamente brasileira, é uma festa que causa rumores enormes e sua preparação acontece durante todo o ano anterior e se concretiza nos desfiles das escolas de samba. No meio do ano entre os meses de junho e julho as festas em comemoração aos santos também acontecem em todo país, com comidas típicas e trajes apropriados.

Maracatu

Grupo de maracatuAlgumas danças folclóricas do Brasil não saem de moda e não tem hora pra acontecer, é uma boa dica para você utilizar de tema em sua festa de aniversario ou mesmo promover uma confraternização entre amigos. Com tradição em realizar festas, o país traz um enorme leque de opções, por exemplo, nos estados do norte e nordeste temos o maracatu que é típico de Pernambuco, faz uma enorme mistura de culturas indígenas e com descendência africana, onde os dançarinos representam personagens como duques, reis e rainha, embaixadores e etc. Os instrumentos utilizados são geralmente tambores, caixas, ganzá e tarol.

Frevo

Outra dança típica de Pernambuco é o frevo, principalmente no carnaval onde as marchinhas fazem o maior sucesso mesmo sem as letras, só a musica é suficiente para a dança. As roupas bem coloridas e um pequeno guarda-chuva é a principal característica do traje usado nessa dança, além dos passos que são verdadeiros desafios para quem pensa em começar a aprender.

Baião

Dançarinos de BaiãoTambém é uma das danças do folclore brasileiro, típica da região nordeste, é tocado com triângulo, viola, acordeom e flauta doce. Os passos são idênticos ao forró dançado em par com o corpo unto ao do parceiro (a), um grande ícone do baião no Brasil foi o músico Luiz Gonzaga que ficou conhecido como “Rei do baião” e suas canções são lembradas até hoje.

Samba

É um estilo de musica que surgiu na Bahia, onde os dançarinos são acompanhados por palmas e normalmente estão em roda, os instrumentos mais utilizados são: pandeiro, berimbau, viola, chocalho entre outros. Outra dança bem característica das festas caipiras é a quadrilha, que ao som da musica e do animador vão fazendo os passos que ele manda. É dançado por casais com trajes típicos utilizando muito o xadrez, chapéu calça rasgada ou remendada, ao lado de uma grande fogueira a festa está mais que garantida.

Tags: , ,
Publicado por Lucimari
Revisado em 19/07/2011

Compartilhar