A dança contemporânea foi uma mudança radical da dança moderna, permitindo assim que os dançarinos expressassem suas emoções.
A dança contemporânea surgiu no início da década de 70, após a dança moderna, a qual deu o pontapé inicial na quebra da hegemonia do balé clássico. De modo geral a dança contemporânea é vista como uma coleção de sistemas e métodos que foram desenvolvimentos após a dança moderna.
Diferentemente da dança clássica, a contemporânea não possui teatro, histórias ou trilha sonora completa que devem ser seguidas pelo dançarino. A dança contemporânea permite com que o bailarino faça movimentos que estabeleçam a sua própria musicalidade, história e dramaturgia. Conheça um pouco mais sobre a dança contemporânea:
O que é
A dança contemporânea propõe aos seus dançarinos fazer uma investigação sobre o seu próprio corpo que permite com que você descubra movimentos e expresse seus sentimentos, emoções e pensamentos no momento em que está dançando. De modo geral, a dança contemporânea é vista como uma forma de autoconhecimento. Entre os principais preceitos da dança contemporânea estão:
A lei da gravidade
A dança contemporânea se preocupa com a anatomia e com as leis da física, ou seja, com a gravidade e com a força peso de nosso corpo, pensando sempre nos movimentos. Porém, regras passam longe da dança, pois as coreografias são feitas com o objetivo de mostrar de maneira mais ampla a relação do corpo com o ambiente ou espaço.
Autoconhecimento
Todos os humanos são criados dentro de certos padrões, independente de cultura ou raça e o problema maior é que ficamos acomodados. Mas, a dança contemporânea surge a partir de processos internos, ou seja, de como os nossos músculos se movimentam e como os ossos se encaixam. Por isso, o objetivo principal da dança é buscar o que existe dentro de cada um, respeitando os seus limites.
Novos pontos de vista
Quando se começa a praticar a dança contemporânea se começa criar novos pontos de vista sobre a vida e o mundo, deixando de lado velhos padrões sobre a forma de pensar e agir. Desta maneira, para muitos bailarinos da dança contemporânea, o talento tem muito pouco a ver com a dança e sim com a forma de experimentar livremente, pois é neste momento que a capacidade física e mental se aflora, levando sempre em consideração a individualidade de cada um.
Se você deseja começar a praticar a dança contemporânea o ideal é procurar pelas academias de dança de sua cidade e procure saber sobre a trajetória e formação do professor. As turmas são sempre misturadas e há indivíduos com experiência em dança e outros com nenhuma experiência. O ideal é que você sinta o clima e se solte.
Publicado por
Tainah
Revisado em 24/04/2012
Vídeos relacionados
Conteúdo relacionado
Dança contemporânea – Wikipédia, a enciclopédia livre
Dança Contemporânea | Escola de Dança Petite Danse
Dança contemporânea: significado, história e características
Dança Contemporânea - Disciplina - Arte
História da dança - Disciplina - Arte
Dança contemporânea, o que é? - JPN - JornalismoPortoNet
Dança Contemporânea - sesc-sc.com.br
O que é a dança contemporânea - pt.slideshare.net
2. O que é a dança contemporânea?
É um estilo de dança moderna voltada ...
Home | Escola de Dança Petite Danse
Dança – Wikipédia, a enciclopédia livre
Dança contemporânea | Dos passos da bailarina
Conceito de Dança Contemporânea, definição e o que é
Arte Contemporânea - Toda Matéria
Dança Contemporânea para iniciantes na Funarte SP ...
Dança Contemporânea!!? | Yahoo Respostas
No Mundo da Arte: Dança contemporânea
Para entender a dança contemporânea | Nova Escola Clube
Dança Contemporânea Lyceu Escola de Dança
Porto Alegre Cia de Dança – É a necessidade de DANÇAR
Dança Contemporânea - Casa da Dança