Home » Informação

Curiosidades sobre o sistema solar

Planetas, estrelas, o sol, asteroides entre outros, fazem parte do sistema solar. Conheça algumas curiosidades sobre esse universo.

Sistema solar

O universo é incrível e infinito, vários cientistas já se foram, muitos estão na ativa e outros ainda hão de vir e sempre com o objetivo de desvendar os mistérios de um mundo totalmente diferente. As descobertas surgem a frequentemente, certezas ou especulações não sabemos.

O sistema solar também ainda tem muito a revelar para o homem, mas enquanto isso não acontece, confira aqui alguns fatos, o que é exatamente o sistema solar, quais os planetas que o compõem.

O que é o sistema solar

Sistema solar 2

Voltemos às aulas de ciências, afinal você deve ter esquecido muita coisa sobre o sistema solar que nada mais é do que um conjunto de corpos celestes que estão dominados pela gravidade e são constituídos pelo sol.

Fazem parte deste sistema, os planetas, as estrelas, o sol, os asteroides, os cometas e os meteoritos. Várias teorias tentam provar como se formou o sistema solar, mas a mais aceita é o fato de que a formação se deu através de uma grande nuvem de gases e poeira cósmica que se contraíram e acumulou matéria e energia dando origem ao sol.

Os planetas realizam a órbita em torno do sol de forma elíptica cada um com seu tamanho, massa, gravidade e densidade, os planetas mais próximos do são sólidos, quanto que os planetas mais distantes são de gás.

Planetas que compõe o sistema solar

Planeta terra

Mercúrio, o mais próximo do sol, seu período de rotação é equivalente a 58 dias terrestres. Vênus, o segundo planeta do sistema, o astro mais luminoso do céu depois do sol e da lua e o que pode mais se aproximar da terra e sua órbita acontece em 225 dias.

Terra, conhece esse? O terceiro planeta a partir do sol, um planeta com condições únicas, possui muita água, placas tectônicas e um forte campo magnético, é considerado o único planeta que possui vida. Marte, conhecido pela coloração vermelha, encontra-se a 228 milhões de quilômetros de distancia do sol, leva 686 dias para dar uma volta completa em torno do sol. Júpiter, é o centro do sistema, possui um anel em volta e o que impressiona neste planeta são suas gigantes dimensões.

Saturno, depois de seu companheiro Júpiter ele é maior planeta do sistema solar, possui massa e volume 95 e 844 vezes superiores aos da terra. Urano, foi o primeiro planeta descoberto na época moderna, leva 84 anos para dar uma voltinha em torno do sol. Netuno, é o planeta mais distante do sol, cerca de 4.497 quilômetros de distância, para completar uma volta em torno do astro leva 165 anos, é tempo não?!

Últimas descobertas sobre o sistema solar

Planeta Marte e Terra

Em 2011 a Agência Espacial Americana divulgou evidências de que pode existir água corrente em Marte, imagens mostraram um líquido escorrendo pelas rochas do planeta, cientistas acreditaram ser água.

Em 2007 foi descoberto que as estrelas podem ter caudas, o telescópio espacial GALEX escaneou uma estrela gigante que estava em mira, de repente perceberam que a estrela possuía uma cauda como a de um cometa e até então pensavam que as estrelas não podiam ter cauda.

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 10/02/2014

Compartilhar