Home » Curiosidades

Curiosidades sobre o corpo humano

Através da Anatomia o ser humano passou conhecer mais o seu corpo que antes era desconhecido e a se surpreender com sua capacidade.

Curiosidades sobre o corpo humano

O corpo humano possui tanto órgãos internos quanto externos. Cada um tem sua função para garantir que possamos andar, correr (como correr mais rápido), pensar, comer e digerir os alimentos, sentir felicidade ou tristeza (como acabar com a tristeza e depressão), ou seja tudo que podemos fazer ou sentir.

E foi através da Anatomia que o ser humano passou conhecer mais o seu corpo que antes era desconhecido. Passou ser possível fazer um diagnóstico exato sobre qualquer doença para preveni-la, tratá-la ou curá-la e ainda nos surpreender com muitas curiosidades.

Curiosidades gerais:

- Composição do corpo: 70% de água que corresponde à metade do peso (importância da água para nosso organismo).

Curiosidades sobre o corpo humano 1- Cérebro: é formado por 10 milhões de células nervosas. Seu peso é 1,5 Kg. É o órgão mais importante que temos, pois ele é quem comanda qualquer ação, movimento, sensação, visão ou pensamento que tivermos mediante o envio de estímulos sensoriais. Ao crescer ele começa a ficar enrugado. Se não enrugasse poderia chegar ao tamanho de um travesseiro por exemplo.

- Cabelo: um pessoa pode ter mais de 1 milhão de fios. Os vasos capilares são mais finos que os fios numa proporção de 50%.

- Coração: 70 batidas por minuto equivale a 37 milhões de batidas por ano.

- Perda da memória: ocorre quando determinado hormônio (corticosterona) passa ser liberado pelo organismo quando sofremos de ansiedade e isso faz com que passamos a nos esquecer das coisas mais comuns do nosso dia-a-dia.

- Ossos e musculatura: a maioria está nas mãos e nos pés. A mão tem 27 ossos e os pés tem 35 músculos.

- Unhas: se não cortamos as unhas elas podem ter 4 metros de comprimento quando ficarmos com 80 anos de idade.

- Sono: se dormimos por 8 horas por dia quando chegarmos aos 40 anos de idade é como se tivermos dormido por 13 anos. E se sonharmos na quantidade normal podemos ter mais de 1460 sonhos por ano!

- Visão: qualquer imagem que vemos é processada pelos olhos e não pelo cérebro. Caso seja transmitida de maneira anormal podemos ter problemas de visão. E o mais interessante é que o olho humano é capaz de diferenciar mais de 10 milhões de cores!

- Soluço: no livre dos recordes existe uma pessoa que teve um soluço que durou mais de 50 anos.

Corpo humano por dentroO corpo humano possui diversos órgãos e membros, e cada detalhe dele é responsável por alguma coisa na nossa vida e para a nossa sobrevivência. Mas existem algumas coisas que não até mesmo curiosas, que nosso organismo possui ou faz e muitas pessoas nem sequer sabem.

Conheça algumas dessas curiosidades:

Sistema circulatório

O sistema circulatório é responsável por levar o sangue por todo o nosso organismo, passando no nosso coração e espalhando para os demais locais que precisam. A quantidade que temos dentro do corpo gira em torno de cinco litros para uma pessoa normal, o que representa 7% do seu peso.

Cada vez que o nosso coração bate, certa de noventa mililitros de sangue é bombeado e para circular o corpo todo, ele demora apenas um minuto. Além de que o nosso sangue exerce uma pressão tão grande dentro do nosso corpo, que se fosse um jato, poderia chegar até dez metros.

A temperatura do sangue dentro do organismo fica entre 38 e 40 graus. E é responsável pelo sistema imunológico do nosso corpo, contendo entre 250 e 500 mil plaquetas.

São quatro os tipos sanguíneos, sendo A, B, O e AB. O tipo sanguíneo O, é o que chamamos de doador universal, podendo doar para qualquer outro tipo sanguíneo, porém só recebe sangue O. E o tipo AB é o receptor universal, podendo receber qualquer um dos tipos sanguíneos.

O corpo humano

O corpo humano nunca para, está em constante movimentação. Prova disso são os nossos olhos. Você sabia que um ser humano adulto pisca em média vinte e cinco mil vezes por dia? Esse fato ocorre, pois os nossos olhos precisam estar sempre úmidos, assim a piscada é uma forma de mantê-los lubrificados além de proteger contra fumaça, poeira, ciscos entre outros.

Outra curiosidade que acontece com nossos olhos, é que toda vez que espirramos, nós os fechamos. É incontrolável. Além de que os olhos nunca crescem. Sempre manterá o mesmo tamanho, fato que não ocorre com nossas orelhas e nariz, que sempre estão crescendo.

O músculo mais forte do corpo humano é a língua. E pessoas consideradas mais inteligentes possuem mais zinco e cobre nos cabelos, que, aliás, para uma pessoa saudável, a média de fios de cabelos que possui é de 150 mil.

Cada beijo movimenta 29 músculos e os ossos do pé contém cerca de um quarto de todos os ossos do corpo. Por ano, um adulto normal pode sonhar mais de 1460 vezes!

Essas foram apenas algumas curiosidades que o nosso corpo possui. Porém, a ciência está cada vez mais desvendando outras coisas incríveis que não sabíamos que o nosso organismo possui ou faz.

Corpo humano em exposiçãoDevido à sua grande complexidade, o corpo humano sempre é abordado com muita curiosidade. Os vários campos de conhecimento humano sempre apresentaram suas definições quanto objeto de estudo.
Mas há algumas curiosidades que você talvez você não saiba, vejamos então o quanto sabemos sobre o nosso próprio corpo?

Sistema Circulatório

• A aorta é a maior artéria do corpo humano. Ela começa no coração e termina na região genital, com seus 50 cm de comprimento.
• A maior veia é a safena com 70 cm de comprimento.
• 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos têm um corpo humano.
• Mais de 100 km por hora é a velocidade do sangue no corpo.

Sistema Respiratório

Visualizações do corpo humano• 5 litros de ar é a capacidade de armazenamento do pulmão.
• Com uma respiração de 15 vezes por minutos uma pessoa com 70 anos já respirou aproximadamente 270 milhões de litros de ar.
• A cada respiração renova-se meio litro de ar.

Sistema Digestivo

• A produção de saliva por dia fica entre 1 e 2 litros por dia. Isto quer dizer que em 50 anos a produção ficará aproximada de 27 mil litros.
• O gogó do homem é maior do que o da mulher por causa da maior quantidade do hormônio testosterona.
• O estômago com reservatório de apenas 50 ml de alimento, pode aumentar em até 80 vezes a sua capacidade devido à sua elasticidade, o que representa 3 ou 4 litros de comida.
• Juntos, intestinos delgado e grosso são os maiores órgãos em extensão com 7,5 metros de comprimento. Somente o delgado, tem 6 metros.
• O fígado é o órgão mais pesado do corpo humano com 1,3 a 1,5Kg.
• 150g é o peso das fezes produzidas por dia numa pessoa normal.

Sistema Muscular

Corpo humano com bola em exposição• São mais de 600 músculos existentes no corpo humano.
• O peso dos músculos representa aproximadamente 40% do corpo.
• Os músculos dos olhos são os mais ativos. 100 mil vezes por dia.

Sistema ósseo

• Em um adulto existem 206 ossos.
Há mais informações e Curiosidades sobre o corpo humano no canal do Portal ZUN no Youtube:
E a divisão do peso no corpo humano é de 40% de músculos, 16% de pele, 15% de órgãos, 14% de ossos, 7% de sangue e 8% de outras estruturas.

Tags: , ,
Publicado por Blogcamp
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar