Home » Programas

Curiosidades Sobre a Rede Globo

Curiosidades Sobre a Rede Globo
Com mais de 140 milhões de pessoas assistindo diariamente, seja em solos brasileiros ou em solos estrangeiros, a rede televisiva mais famosa do país tem uma história repleta de autos e baixos. A Rede Globo foi inicialmente fundada no dia 26 de abril do ano de 1965 no estado do Rio de Janeiro pelo famoso jornalista Roberto Marinho, nascido no dia 3 de dezembro de 1904 e veio a falecer no dia 23 de agosto de 2003. A sede central e administrativa da Rede Globo hoje, se encontra na Zona Sul do Rio de Janeiro, mais precisamente no Jardim Botânico. O famosíssimo e tradicional set de gravações e eventos conhecido pelo apelido de “Projac” se encontra na Zona Oeste da cidade, em Jacarepaguá. Somando ao todo a Rede Globo tem 122 emissoras, entre elas 117 filiadas e 5 próprias, sem contar a transmissão internacional “TV Globo Internacional” e dos serviços médios por assinatura como navegadores, sites e e-mails. Hoje após quase cinquenta anos de “idade” a Globo é considerada a maior canal de toda a América Latina e considerada a terceira maior emissora comercial e informal do mundo, ficando atrás somente dos canais americanos ABC que pertence à The Walt Disney Company e para a CBS pertencente a “Corporação CBS” (CBS Corporation) no ranking mundial.
A Globo se tornou popular em boa parte do continente não só por transmitir nítidas informações ou entretenimento, as tradicionais “Novelas das 8” contribuíram imensamente para isso. A primeira novela a ser transmitida nas telinhas era chamada de “O Ébrio” em 1965 com autoria de José Castellar, entretanto mesmo com as duas novelas, “A Sombra de Rebecca” e “O Rei dos Ciganos”, sendo transmitidas nos anos de 1966 e 1967 no mesmo horário, o auge e reconhecimento definitivos das telenovelas chegou somente quando foi ao ar a novela “Anastácia, Mulher Sem Destino” de Emiliano Queiroz com roteiros de Janete Clair, a partir daí o Brasil apelidou-as de “Novela das 8”. Entre atualizações nos meios de comunicação, algumas novelas de grande sucesso, hoje em dia são reconstruídas pela emissora e retransmitidas com atualizações tanto nos roteiros como em figurinos e cronologia, um exemplo atual é a novela “Ti Ti Ti” que foi exibida pela primeira vez na televisão no ano de 1985 e reexibida atualmente em julho 2010 até 2011. Já no horário das 18:00hs, a primeira novela a ser exibida foi “Meu Pedacinho de Chão” de autoria de Benedito Ruy Barbosa em 1971. E de lá para cá, foram somadas 74 telenovelas exibidas no horário das 20:00hs, contando com a mais recente “Insensato Coração” e 60 novelas exibidas no horário das 18:00hs incluindo a mais recentemente estreada “Araguaia”. Embora o IBOPE do estado de São Paulo diz que a audiência da rede perdeu 26,19% dos telespectadores entre 2006 e 2008, a Rede Globo ainda permanece líder.
Os programas de auditório semanais, os telejornais, as telenovelas, os filmes, os desenhos animados, os plantões, os reality shows, os eventos transmitidos, fazem parte do interesse que países estrangeiros têm pela emissora. A Globo Internacional evoluiu muito nos últimos anos e hoje tem disponibilidade em todos os continentes do mundo, seja por via satélite ou por assinatura, e é transmitida em mais de 30 países, sendo eles: Canadá, México e Estados Unidos pela América do Norte, Guatemala, Honduras, Haiti, Panamá, Antilhas Holandesas, El Salvador e Costa Rica pela América Central, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Equador, Argentina, Chile, Bolívia e Colômbia pela América do Sul, Angola, Congo, Costa do Marfim, Egito, Etiópia, África do Sul, Argélia, Botsuana, Marrocos, Malauí, Tanzânia, Líbia, Gabão, Suazilândia, Uganda, Zâmbia, Tunísia, Moçambique, Namíbia e Zimbábue pelo Continente Africano, já no Continente Europeu a Globo é transmitida na Alemanha, Bulgária, Albânia, Andorra, Bélgica, Bielorrússia, Croácia, Bósnia, Chipre, Áustria, Cazaquistão, Eslovênia, Dinamarca, Espanha, França, Estônia, Finlândia, Eslováquia, Geórgia, Grécia, Hungria, Itália, Letônia, Luxemburgo, Malta, Lituânia, Holanda, Macedônia, Moldávia, Liechtenstein, Montenegro, Romênia, Sérvia, Noruega, Portugal, Republica Tcheca, Suíça, Rússia, Ucrânia, Suécia e Reino Unido, na Ásia Central e no Oriente Médio na Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Armênia, Irã, Azerbaijão, Jordânia, Kuwait, Qatar, Israel, Iraque, Palestina, Omã, Quirguistão, Síria, Turcomenistão, Uzbequistão, Tadjiquistão, Turquia a Globo também é transmitida, na Oceania Nova Zelândia e Austrália, e no Continente Asiático somente o Japão.
Quanto ao logotipo do canal, ele foi criado logo no início da fundação do canal com uma aparência de estrela bem simples com quatro pontas e sem muitos efeitos, mas em 2008 recebeu uma certa editada e foi atualizada com um design mais moderno e é usado desde então, este apresenta um jogo de cores dentro a uma esfera que cobrem um retângulo com pontas arredondadas e extremidades irregulares, e dentro deste mesmo retângulo temos uma esfera menor. A imagem é explicada da seguinte forma: a esfera menor representa um globo mundial mesmo, o retângulo irregular representa a tela de um televisor e a esfera menor representa o planeta Terra, ou seja, a mensagem é que o mundo pode ser transmitido dentro do mundo. Essa criatividade chamou, e, ainda chama a atenção de milhares de telespectadores.
Curiosidades Sobre a Rede Globo
As eleições se tornou um assunto um tanto quanto polêmico para as emissoras e criticas em geral. O modo como o canal Globo trata a época de eleição desvia a atenção de críticos, uns dizem que a emissora tem conceitos negativos contra o PT (Partido Trabalhista) entre outros conceitos. Outro assunto em destaque são os esportes, olimpíadas, copa do mundo, campeonatos estaduais, campeonatos internacionais e campeonatos nacionais são foco com os programas “Globo Esporte” e “Globo Espetacular” ambos são sucesso em audiência.
Entretanto, a Rede Globo tem uma densidade forte com relação às curiosidades, histórias e mídias, é a emissora mais famosa do Brasil e a terceira mais bem conceituada do mundo. Por isso, a probabilidade de um crescimento ser imenso é muito grande, com recordes de audiência em aspectos diversos e assuntos de entretenimento, o povo brasileiro ainda adota o canal como favorito há varias gerações.

Tags: , ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 06/04/2011

Compartilhar