Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Brasil

Cultura da região Norte do Brasil

A Região Norte possui uma rica cultura, com traços marcantes em sua culinária, música e dança. Saiba mais sobre este espaço do Brasil.

Artesanato da região Norte

O Brasil apresenta uma mescla de culturas e aspectos que são adotados como costume por grande parte da população de um território, fazendo com que o mesmo se torne surpreendente tanto para os moradores, quanto para os visitantes, com vários pontos que podem ser explorados.

Culinária da cultura da região Norte do Brasil

A culinária do Norte do Brasil é muito marcada pela presença dos índios e imigrantes, a maioria das referências obtidas é gerada pela presença de povos distintos no território, gerando pratos deliciosos e que, até hoje, são muito consumidos não somente pelos moradores da região, assim como por todos aqueles que apreciam a cozinha do Norte. A feijoada paraense é um dos pratos típicos da região, como o próprio nome acusa, esta comida típica foi criada no Pará, sendo parecida com a feijoada comum que consumimos hoje em dia em vários lugares, a diferença é que o preparo é feito com folhas de mandioca.

Tucupi

O tucupi também é um dos pratos da culinária da região Norte do Brasil, assim como o pirarucu de casaca, a maniçoba e outros tipos de refeições que são preparadas. Outro dos pratos muito famosos é o tacacá, ele apresenta um caldo quente semelhante ao de uma sopa, porém com camarões secos, tucupi, jambu e goma, tornando-se um dos mais consumidos no local e presente em restaurantes da culinária do Norte do país, especialmente para aqueles que gostam de frutos do mar. Em questão dos doces, as principais sobremesas criadas no Norte do Brasil foram o açaí, bolo de mandioca, castanhas-do-Pará, biju, etc., os doces em relação aos salgados, são os que melhor difundiram-se pelas outras regiões do país, pois o Norte cultiva várias frutas que são utilizadas na preparação de pratos exóticos e diferenciados.

Músicas da cultura da região Norte do Brasil

O carimbó é um dos estilos musicais mais conhecidos no Norte do Brasil, originário desta região, sendo um ritmo dançante e apresenta uma coreografia própria, fazendo com que vários dos moradores do local engajem-se e escutem constantemente este gênero cativante, porém não muito conhecido em algumas outras partes do Brasil, sem que conseguisse difundir-se.

Carimbó

Danças da cultura da região Norte do Brasil

Quanto às danças, é possível destacar a dança relativa ao gênero musical citado anteriormente, ou seja, o carimbó, este deve ser dançado com a presença de um parceiro, formando duas fileiras de homens e de mulheres. Ao início da música, os homens caminham até suas parceiras e seguem batendo palmas, formando os pares e girando em torno de si mesmos. Este estilo de dança é muito comparado à quadrilha que cultivamos até os dias de hoje, porém com algumas diferenças que podem ser visivelmente percebidas.

A culinária, as músicas e as danças são os principais aspectos que permitem chamar a atenção dos curiosos, sendo que a região Norte, principalmente, é um local repleto de detalhes interessantes e que, aos poucos, disseminaram-se para o restante da nação, fazendo com que pratos, danças e canções criadas no local tornassem-se parte do patrimônio brasileiro, porém ainda podendo identificar sua origem.

Veja mais sobre a região Norte do Brasil no vídeo a seguir.

Tags: , , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 30/10/2013

Compartilhar