Home » Cultura

Cultura da região Nordeste do Brasil

Além de possuir belas praias, a região do Nordeste brasileiro é rica em uma cultura composta de traços bastante diversificados.

Nordestinas à caráter 3

Uma das regiões mais antigas do Brasil, o Nordeste também é um verdadeiro caldeirão cultural, pois através do tempo foi acumulando toda carga de cultura trazida de todos os pontos do planeta, desde escravos até os imigrantes portugueses. Hoje, ao se pensar nessa profusão cultural, não se pensa em cultura trazida ou mesmo apenas cultura nordestina, trata-se diretamente da cultura do Brasil, rica justamente por sua diversidade, e conhecer mais sobre o berço de nosso país é fundamental. Por isso, é tão fundamental conhecer essa região que é o berço de nossa nação. Saiba mais sobre ela:

Culinária da cultura da região Nordeste do Brasil

AcarajéA culinária nordestina é uma das mais apreciadas no Brasil e no "estrangeiro". Com seu tempero marcante e seu visual exótico, a comida nordestina já encanta antes de chegar à boca. Apesar que, ao se falar dos pratos do Nordeste, estamos também falando da culinária de nosso país, pois hoje seus pratos típicos fazem parte da mesa da maioria dos brasileiros.

Um prato nordestino que é apreciado no país todo e já quase um símbolo de nossa comida no exterior é a feijoada. Apesar de ter nascido como comida para escravos, hoje a feijoada ocupa o posto de um dos pratos mais saborosos de nossa cozinha. Sua combinação de feijão negro com carne de porco já é quase mítica. O acarajé, por sua vez, é um prato que tem o gosto e a cara do Nordeste. Muito apimentado e com um sabor inconfundível, quem já comeu o bolinho não nega ser uma experiência maravilhosa. E além do sabor, é um prato intimamente ligada à cultura e religião do Nordeste.

Músicas da cultura da região Nordeste do Brasil

RepentistasJá dizia-se que o povo nordestino é um povo naturalmente musical, e não se pode discutir isso. Muitos teóricos da música atribuem ao Nordeste o nascimento da música cem por cento brasileira. Um exemplo de música típica do Nordeste e que encanta o Brasil todo estando não raramente nas paradas de sucesso é o Axé. Com seus movimentos sensuais e passos rápidos, o dançarino do Axé Music como também é chamado, precisa de muito fôlego e energia.

Outra música cem por cento raiz em nosso Brasil, uma herança muito antiga do Nordeste, é o Repente. O Repente  é um estilo musical marcado pela improvisação e pelo humor, onde dois repentistas competem para ver quem é o melhor poeta. Ainda hoje, apesar do tempo de existência desse estilo musical, ainda é possível encontrar grandes nomes do Repente.

Danças da cultura da região Nordeste do Brasil

FrevoE se a musicalidade faz parte do DNA nordestino, a dança, naturalmente, também está incluída na mistura. Seus passos são rápidos, quentes, sensuais, cheios de alegria e contagiam o ambiente ao som da primeira batucada.

O Frevo, por exemplo, é um dos exemplos mais antigos de dança folclórica nordestina, com passos executados por dançarinos que no mínimo desafiam a gravidade. E, como não poderia faltar, aCapoeira, que também é um estilo marcial, é uma das danças mais típicas e queridas do Nordeste, principalmente dos jovens. Conheça mais sobre o Nordeste brasileiro no vídeo:

Tags: , , ,
Publicado por Andre
Revisado em 21/11/2013

Compartilhar